Nuno Mendes: o comboio supersónico

No último fim de semana, Portugal conquistou o seu segundo troféu da Liga das Nações contra a favorita Espanha no desempate por grandes penalidades. A figura do encontro poderia ter sido Lamine Yamal, Cristiano Ronaldo, Pedri ou Vitinha, mas não foi. Foi um jogador discreto e já apelidado de comboio e eu acrescento supersónico chamado Nuno Mendes

Um lateral esquerdo oriundo das camadas jovens do Sporting, começou a dar nas vistas no plantel dos leões que se sagrou campeão nacional em 2020/2021, até no final dessa época ganhar asas e transferir-se para um colosso do futebol europeu, o PSG. 

Nuno Mendes
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Os franceses que tentavam há várias épocas sem sucesso a glória europeia, acabaram por conquistar esta temporada a Liga dos Campeões conseguida em Munique numa final histórica também pelo resultado diante do Inter de Milão. 

Mas voltando à final da Liga das Nações, Nuno Mendes fez um jogo monstruoso, “o melhor da sua carreira” até agora dito pelo próprio. A nível defensivo, calhou-lhe em sorte ter de enfrentar um dos favoritos à Bola de Ouro no seu flanco, Lamine Yamal. O que é certo é que o defesa luso “secou” por completo o jovem prodígio com a sua inteligência de jogo, sentido posicional, poder de antecipação e capacidade de prever os movimentos do extremo espanhol. 

Mas, para mim, atualmente o melhor lateral esquerdo do mundo não se limitou a tarefas defensivas. Ao contrário de muitos outros neste tipo de jogos, Nuno Mendes não se escondeu e apenas com os seus 22 anos foi para cima da Espanha. Sem medo marcou um golo fantástico que, na altura, deu o empate a Portugal e que resultou de uma boa jogada coletiva da seleção portuguesa.

Na segunda parte, Nuno Mendes continuou em bom plano e com Portugal novamente em desvantagem no marcador protagoniza uma arrancada espetacular pelo lado esquerdo do ataque deixando Lamine Yamal “pregado” ao chão com a sua mudança de velocidade entregando em bandeja de ouro o golo do empate ao capitão Cristiano Ronaldo. 

Nuno Mendes
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Como se não bastasse toda a enorme a exibição que fez, no desempate por penáltis, sentindo-se confiante, Nuno Mendes bateu uma das penalidades de pé esquerdo sem quaisquer hipóteses para Unai Simón o guardião espanhol que bem tentou parar os remates dos portugueses, mas não teve sucesso em nenhum deles. 

O lateral esquerdo português foi, de forma justa, considerado o Homem do Jogo para a UEFA e o melhor da Final Four, culminando uma época brilhante em termos individuais e coletivos. A nível interno conquistou o campeonato e a Taça, e em termos internacionais foi destaque na inédita conquista da Liga dos Campeões. 

Podemos considerar dada a sua tenra idade que Portugal vai ter lateral esquerdo titular por muitos anos e a dúvida para mim é esta, até onde chegará este menino nos próximos anos? Com a idade que tem, Nuno Mendes terá certamente um futuro brilhante que já começou a construir. Ele próprio disse que foi “a melhor época da carreira”, mas eu penso e desejo que o melhor ainda esteja para vir.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Díaz reage à morte de Diogo Jota: «Tínhamos uma rivalidade sã e era importante»

Luís Diaz reagiu ao falecimento de Diogo Jota. Os dois jogadores eram colegas de equipa no Liverpool e o colombiano admitiu que chorou depois de ser informado.

FC Porto B começa a pré-temporada com novidades

O FC Porto B apresentou-se ao trabalho durante esta segunda-feira. Os jogadores foram liderados pela equipa técnica de João Brandão.

Estrela da Amadora já recebeu abordagem por avançado angolano

O Zamalek está interessado em garantir a contratação de Chico Banza no mercado de verão. O jogador atua no Estrela da Amadora.

Sporting já conhece preço exigido pelo Almería para vender Luis Suárez

O Almería quer receber 25 milhões de euros por Luis Suárez. Avançado é a prioridade do Sporting para render Viktor Gyokeres.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United dá semana extra de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot após falecimento de Diogo Jota e André Silva

O Manchester United deu mais uma semana de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot. Internacionais portugueses eram próximos de Diogo Jota.

José Sá recorda Diogo Jota: «Choro por ti, pela falta que fazes e pelo vazio que vais deixar nas nossas vidas»

José Sá deixou uma mensagem para Diogo Jota nas redes sociais. Guarda-redes destaca saudade do internacional português.

A ausência sonante da apresentação de Francesco Farioli como novo treinador do FC Porto

Andoni Zubizarreta não esteve na apresentação de Francesco Farioli. Técnico italiano é o novo treinador do FC Porto.