Um bonito jardim do Mónaco

- Advertisement -

Leonardo Jardim comandava o AS Mónaco FC desde a época 2014/2015, alcançando um percurso de sonho com a conquista de um campeonato francês, boas campanhas europeias e ainda o desenvolvimento de jogadores que valeram o encaixe de milhões de euros por parte do clube monegasco. O trajeto do técnico português terminou em outubro do ano transato, altura em que foi despedido e rendido pelo ainda inexperiente treinador, Thierry Henry.

Não havia sido um adeus, mas sim um “Até já!”

Numa temporada que até começou com um triunfo fora de portas diante do Nantes, o Mónaco de Jardim revelou-se bastante frágil e não conseguiu mais vencer. Num cenário atípico, os monegascos não triunfaram em mais nenhuma partida, apresentando um futebol amorfo que se revelou trágico nas ambições do clube em todas as competições. Prova desta estranha incompetência foi o desastre europeu com a conquista de apenas um ponto no Grupo A da Liga dos Campeões.

Desesperava-se por mudança e como já é sabido no mundo do futebol: Quando há necessidade de mudança, normalmente isso traduz-se no fim de linha para o treinador em vigor. Assim foi, Leonardo Jardim é despedido no dia 8 de outubro após o desaire caseiro frente ao Rennes e passa a sentar-se no banco de suplentes Thierry Henry. O jovem técnico não fez milagres, perdendo inclusivamente o primeiro jogo, mas ao fim de três jornadas conseguiu devolver o sabor da vitória ao AS Mónaco com um triunfo pela margem mínima no terreno do Caen.

Contudo, não conseguiu resolver os problemas nem sequer alcançar uma boa série de resultados e comparando Jardim e Henry concluímos que o francês conseguiu fazer ainda pior do que o experiente treinador português. Leonardo Jardim ao fim de nove jornadas deixou a equipa na 18ª posição e olhando outros nove jogos à frente, já com Henry no comando técnico, os monegascos estavam ainda uma posição abaixo, ocupando por isso um histórico penúltimo lugar da Ligue 1.

Era notória a instabilidade dentro e fora das quatro linhas e na reta final do mercado de inverno, a direção do clube volta atrás com a sua decisão: apenas três meses depois da sua chegada, termina contrato com Henry e faz voltar Leonardo Jardim.

O Mónaco estava afundado na zona de despromoção e soavam os alarmes. Era hora de mudança e após o treinador seguiu-se o plantel, que apresentava diversas fragilidades e em parte justificava o insucesso do clube. O conjunto do Principado foi por isso reforçar-se ao mercado e garantiu oito importantes “reforços de inverno”:

Fàbregas, Naldo, Vainqueur, Ballo-Touré e Carlos Vinícius (ex-Rio Ave). Garantiu ainda por empréstimo N’Koudou (Tottenham) e os internacionais portugueses Gelson Martins e Adrien Silva, emprestados pelo Atlético Madrid e Leicester, respetivamente.

Gelson Martins tem assumido especial destaque na equipa do Mónaco
Fonte: AS Monaco FC

Com melhores jogadores e Jardim também com outra motivação, o Mónaco transpira confiança e até ao momento segue invicto. Com um estilo de jogo mais personalizado e sobretudo ofensivo, os resultados estão a surgir e o último foi, considerando todo o contexto desta época, notável.  Vitória por 2-0 num jogo extremamente complicado com o Lyon em que além dos três pontos alcançados, o Mónaco conseguiu provar que é perfeitamente capaz de fazer muito mais do que aquilo tem feito.

Jardim regressou para salvar o Mónaco do caminho para o abismo e só restando o campeonato francês é tempo de começar a olhar a longo-prazo. Para esta época resta um único objetivo: a estranha missão de evitar a descida de divisão.

Foto de Capa: AS Mónaco FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Matos convence no Swansea e renova contrato até 2030

Vítor Matos prolongou a ligação ao Swansea. Técnico português renovou contrato com o clube do Championship até 2030.

Liga Portugal define horários de Benfica e Braga na 1.ª jornada da Primeira Liga

A Liga Portugal anunciou os horários dos jogos de Benfica e Braga na jornada inaugural da Primeira Liga. As duas equipas jogam no dia 9 de agosto.

Radomir Kokovic responde ao Bola na Rede: «Sabendo que eles têm 3v3 atrás, o único homem livre na fase de construção é o guarda-redes»

Radomir Kokovic analisou a derrota pesada do Zeleznicar Pancevo na visita ao Braga. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Mykhailo Mudryk não joga desde 2024 por testar positivo em controlo de doping e está livre para voltar aos relvados quase 2 anos depois

Mykhailo Mudryk vai poder regressar aos relvados e ao futebol. Decisão tomada quase dois anos depois do teste positivo em controlo antidoping.

PUB

Mais Artigos Populares

Negócio fechado: Lyon de Paulo Fonseca vai ao Estoril Praia buscar novo defesa e paga cerca de 4 milhões de euros

O negócio esteve num pequeno impasse, mas está desbloqueado. Felix Bacher vai mesmo trocar o Estoril Praia pelo Lyon de Paulo Fonseca.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Não mudámos muitas coisas, foi uma questão de assumir um papel na pressão que era exigente»

Carlos Vicens analisou o triunfo do Braga na receção ao Zeleznicar Pancevo. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

AFC e CONCACAF juntam-se à UEFA e até conselheiro sénior se demite: Gianni Infantino e os seus planos para privatizar o Mundial ficam mais...

Multiplicam-se as reações de desagrado para com Gianni Infantino. A AFC e a CONCACAF também já se insurgiram.