4 possíveis sucessores de Klopp no Liverpool

Um clube, uma cidade, uma cultura, perdem no final desta época uma figura que os representa. Jurgen Klopp vai abandonar o comando técnico do Liverpool depois de nove épocas ao volante dos Reds.

Tendo chegado a Anfield em 2015, o técnico alemão devolveu ao Liverpool a glória que lhe pertencia, mas que escapava há alguns anos, antes da sua chegada. Num projeto firme e duradouro, Klopp levou a cidade e o clube de Liverpool à conquista de uma Liga Inglesa, uma Liga dos Campeões, um Mundial de clubes, uma Supertaça Europeia, uma Taça de Inglaterra e uma Supertaça Inglesa.

Foi este o legado que Klopp deixou no clube, e que pode ainda aumentar até ao fim da época, tendo em conta o facto do Liverpool se encontrar bem posicionado nas várias frentes que disputa. Num final que ainda se pode escrever de forma perfeita, já se pensa no próximo capítulo da história do clube de Anfield.

Posto isso, olhemos para alguns nomes que podem substituir o treinador alemão no comando técnico dos Reds.

1.

Roberto De Zerbi – Aos 44 anos, o italiano tem conquistado o coração do Brighton e da Premier League. Com a ajuda de um projeto desportivo invejável, o técnico conduziu a equipa inglesa a lugares europeus na última época, praticando um futebol de primeira classe.

Um futebol puro, de posse, de caráter ofensivo, com uma personalidade muito forte e que tem mostrado resultados. De Zerbi, um autêntico mestre da tática, já provou o seu valor na Liga Inglesa e merece certamente uma oportunidade num clube com outras dimensões.

2.

Julian Nagelsmann – À semelhança de Klopp, o treinador alemão já construiu bases no futebol bávaro, e, aos 36 anos apenas, já conta com experiência ao leme do Hoffenheim, Leipzig e Bayern Munique.

Com uma clara identidade de um futebol rápido, fluido, de transição e de pressão ofensiva, Nagelsmann encaixaria de forma exímia na estrutura construída por Klopp ao longo destes últimos anos na equipa.

Apesar da tenra idade, a escolha do técnico alemão destaca-se principalmente pela parecença e compatibilidade com as características dos jogadores que constituem o projeto do clube.

3.

Rúben Amorim é um dos nomes associados ao Liverpool
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Rúben Amorim – O técnico de 39 anos já provou no futebol português a capacidade de impulsionar projetos e fazer das suas equipas potências a temer.

Projetando principalmente as características individuais de cada um dos seus homens, é capaz de os tornar num conjunto dinâmico que sincroniza os objetivos a alcançar dentro do campo e ao longo da época. Além disso, num clube como o Liverpool, a relação carismática entre o treinador e os adeptos tem um papel ainda mais crucial do que em outros clubes.

Além de fantástico no que diz respeito ao trabalho dentro das quatro linhas, Rúben Amorim tem um poder relacional e comunicacional notável, quer seja com os adeptos, quer seja com tudo o que diz respeito ao envolvimento do clube, o que se torna um ponto muito positivo na eleição de uma figura que representa tanto.

4.

Xabi Alonso – Com um passado ligado ao clube como jogador, Xabi Alonso tem-se revelado um treinador de alta classe e é agora um dos maiores sonhos dos adeptos para a sucessão de Jurgen Klopp.

Depois de ter sido treinado por Guardiola, Mourinho, Ancelotti ou Rafa Benitez, o técnico espanhol assumiu o comando do Bayer Leverkusen na temporada passada e tem feito jus a todo o potencial associado ao seu nome.

Na última época, chegou à equipa alemã quando se encontrava perto das zonas de despromoção e levou o conjunto a lugares europeus. Este ano, os seus comandados estão invictos na liga, isolados no topo da tabela, e nas competições europeias.

Com um futebol dinâmico, proativo, taticamente rigoroso e livre em simultâneo, Xabi Alonso tem potencial para tornar o Liverpool numa potência ainda maior e conquistar tudo o que os Reds ambicionam.

Num clube em que o treinador nunca caminhará sozinho, estes são apenas alguns nomes que podem suceder a Klopp no Liverpool e continuar a história escrita pelo alemão.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Capacidade dos jogadores interpretarem todos os momentos do jogo»

Bruno Lage analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O treinador encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Honestamente, estava contente de perder 1-0 ao intervalo»

José Mourinho analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O treinador dos turcos respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

António Silva responde ao Bola na Rede: «Quantos mais duelos ganhar mais confiança dá»

António Silva analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O defesa encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

António Silva: «As pessoas julgam um jogador pelo que veem em campo e há muita coisa fora de campo»

António Silva analisou a vitória do Benfica diante do Fenerbahçe. Águias confirmaram a presença na fase de liga da Champions League.

Como está o Ranking UEFA depois do apuramento do Benfica para a próxima fase da Champions League»

Portugal continua no sétimo lugar do ranking da UEFA. O Benfica vai continuar a dar pontos ao país na Champions League.

Bayern Munique derrota Wehen no tempo de descontos e avança para 16 avos da Taça da Alemanha

O Bayern Munique venceu o Wehen por 3-2, em jogo dos 32 avos de final da Taça da Alemanha. Harry Kane apontou o golo da vitória aos 90+4.