Afinal ele está vivo

    Sem confiança; acabado; morto. Estes foram alguns dos nomes utilizados para descrever Alexis Sànchez esta época. Com apenas dois golos pelo Manchester United em 2018/2019, o chileno de 30 anos revelou-se uma das piores contratações de sempre dos red devils. Mas foi no Brasil que El Niño Maravilla conseguiu ir passar umas férias, que é como quem diz redescobrir a sua veia goleadora. Com uma boa Copa América, em que marcou tantos golos como numa campanha inteira da Premier League, ficamos com algumas questões na cabeça: porque é que as coisas não tem funcionado no Manchester United? E porque é que funcionam no Chile?

    Chegado a Old Trafford em janeiro de 2018, vindo do Arsenal FC, muito se esperava de Sanchéz. Com 80 golos e 45 assistências em 166 jogos pelo emblema londrino, Sanchez parecia a solução mais indicada para fazer parceria com Romelu Lukaku, numa altura em que o belga até disfrutava de uma boa primeira metade da época. Os três golos e cinco assistências do chileno entre janeiro e maio de 2018 não eram o melhor dos indicadores, mas era sempre dada a desculpa de que chegara a meio da época a uma equipa em reestruturação. Assim, com seis meses e uma pré-época para se ambientar aos ares de Manchester, os adeptos do histórico emblema inglês tinham razão para ter esperança na afirmação do chileno.

    Mas nada disso sucedeu: Sanchéz acabou a época com uns míseros dois golos em todas as competições, tornando esta na pior campanha da sua carreira. Apresentava-se sem confiança, sem caráter e sem a garra tipicamente latina que o caracterizava no Arsenal FC. Mourinho e Solskjaer fizeram o que puderam para pôr o chileno a jogar: puseram-no na ala, no meio, com parceiro no ataque, sozinho no ataque, mas nada funcionou. O próprio Lukaku também teve uma época que lhe valeu muitas críticas, embora ainda tenha apresentado números muito acima dos do seu colega sul americano (15 golos em 45 jogos). Naturalmente, toda esta situação é agravada, aos olhos dos adeptos, pelo salário que Sanchéz aufere: 400 mil libras por semana, o mais alto da Premier League.

    Longe dos relvados ingleses, a história foi outra. Na Copa America de 2019, o Chile procurava conquistar o troféu pela terceira vez consecutiva. A seleção que conta com Alexis Sanchéz e Arturo Vidal (FC Barcelona) como grandes figuras entrou da melhor maneira no torneio que decorre este ano no Brasil. A jogar pela ala esquerda, com Eduardo Vargas no centro, Sanchéz destacou-se desde o início na vitória por 4-0 contra o Japão. Registou um golo e uma assistência, sendo considerado o melhor em campo. Na partida seguinte, a mesma história: um golo e uma grande exibição. Nos jogos seguinte, Sanchéz não iria voltar a faturar, e o Chile foi então eliminado da Copa America na semifinal, após derrota por 3-0 contra o Perú. Um final inglório para um torneio que nos veio provar uma coisa: Sanchéz não está acabado.

    No Brasil, vimos um Sanchéz transfigurado
    Fonte: Seleção Chilena de Futebol

    Mas porque é que Alexis muda tanto a sua atitude quando enverga a camisola chilena? Pode prender-se com uma série de fatores, muitos deles psicológicos e, por isso, menos tangíveis. Afinal de contas, Sanchéz faz parte de uma geração de ouro da Seleção Chilena, que realizou feitos nunca antes vistos na história do futebol daquele país. Em Inglaterra, é um jogador com um salário que, para muitos, é exagerado, e de quem se exige o máximo todas as semanas, não apenas ao longo de três, quatro, cinco jogos. A própria motivação emocional do jogador pode ser diferente, sentindo-se muito mais ligado ao seu país natal, especialmente quando comparamos esta ligação com a fria ligação entre Sanchéz e os red devils.

    O cansaço físico também pode contribuir para uma quebra de rendimento. Entre Copa(s) America(s), Taça das Confederações e jogos de qualificação, Sanchéz praticamente não teve tempo de descanso ao longo dos últimos cinco anos. Para um jogador que assume sempre uma carga de trabalho (ofensiva e defensiva) tão grande, é natural que o corpo do chileno, que já passou a marca dos 30 anos, se ressinta.

    O mais provável é que Sanchéz não fique no Manchester United. Ole Gunnar Solskjaer já deixou patente o seu desejo de tirar o atacante do seu plantel, mas o salário chorudo continua a ser um grande entrave para a sua saída. Para já, apenas o Internazionale Milano expressou o interesse na sua compra, e talvez um regresso a Itália fosse uma boa opção para o jogador (Sanchéz esteve na Udinese Calcio entre 2006 e 2011, saindo de lá para o FC Barcelona). A nível pessoal, esta Copa America foi importante para Sanchéz provar a si mesmo que ainda tem muito para dar e que, quando gosta do sítio onde está e quer lutar pelas cores que representa, é capaz de fazer uso da sua veia latina e deixar tudo em campo. É um verdadeiro pitbull, mas neste momento ainda o vemos muito acorrentado.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Gonçalo Taborda
    Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
    O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Luís Castro rejeita suceder a português no Brasileirão

    Luís Castro rejeitou assumir o comando técnico do Santos. O clube está sem treinador desde a saída de Pedro Caixinha.

    Florentino Pérez falou com Carlo Ancelotti após eliminação na Champions League: «Podes estar orgulhoso do que conseguiste»

    Florentino Pérez falou com Carlo Ancelotti após o encontro entre o Real Madrid e o Arsenal, que colocou os espanhóis fora da Champions League.

    Chelsea de olho em 2 avançados e Viktor Gyokeres não faz parte da lista

    O Chelsea está interessado em reforçar a sua frente de ataque no final da temporada. Rodrigo Muniz e Hugo Ekitiké estão na lista dos blues.

    Tiago Djaló afastado do plantel do FC Porto e treina à parte

    Tiago Djaló não vai prosseguir a sua carreira no FC Porto. O defesa central foi afastado dos treinos do plantel principal.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Sporting pode garantir 4 milhões de euros com emprestado

    O Sporting pode ver Koba Koindredi sair do clube no final da temporada. O jogador encontra-se emprestado ao Lausanne.

    Manchester United de Ruben Amorim já chegou a acordo verbal com avançado

    O Manchester United de Ruben Amorim já tem acordo com Victor Osimhen, avançado que pertence ao Nápoles, mas está cedido ao Galatasaray.

    Benfica de olho em situação de craque do Vizela

    O Benfica está a acompanhar a evolução de Diogo Nascimento. A equipa da Luz conta com metade do passe do jogador.

    Sporting prepara-se para ter um novo segundo guarda-redes e nome já está escolhido

    O Sporting deverá apostar em Diego Callai como segundo guarda-redes na próxima temporada. Rui Silva vai manter-se como titular.

    Rio Ave x Sporting: eis os onzes prováveis

    O Rio Ave e o Sporting entram em campo a partir das 20h45 desta terça-feira, num encontro válido pelas meias finais da Taça de Portugal.

    Tiago Djaló e Otávio com processos disciplinares no FC Porto: quem são os restantes centrais dos dragões?

    Tiago Djaló e Otávio deverão ficar de fora das opções de Martín Anselmi nos próximos encontros do FC Porto.

    Benfica quer garantir Samuel Dahl no imediato

    O Benfica vai exercer a opção de compra por Samuel Dahl, lateral esquerdo que se encontra na Luz por empréstimo da AS Roma.

    Rúben Dias confessa: «Foi uma época difícil»

    Rúben Dias admitiu que 2024/25 foi uma temporada complicada. O Manchester City não conseguiu disputar o título da Premier League.

    Lazio perto de investir 5 milhões de euros em internacional português

    A Lazio está interessada em ficar com Nuno Tavares em definitivo. O jogador encontra-se na equipa italiana emprestado pelo Arsenal.

    Nuno Espírito Santo assume: «Temos de perceber que estamos numa luta que ninguém esperava»

    Nuno Espírito Santo falou da vitória do Nottingham Forest frente ao Tottenham e assumiu que a equipa está a lutar por objetivos que não esperava no início da época.