Vai ser preciso mais… | Chelsea 1-1 Arsenal

Cinco vitórias, três empates e duas derrotas: era este era o registo de Chelsea e Arsenal à entrada para a 11.ª jornada da Premier League, em que os gunners fizeram a curta deslocação até Stanford Bridge.

Depois de ser vice-campeão nas últimas duas épocas, o emblema do norte de Londres tem visto a exigência dos adeptos a subir, tendência que não se deverá inverter até o almejado título ser conquistado. Já os blues, começam finalmente a mostrar sinais de que os (incontáveis) milhões investidos não foram um total desperdício, com um futebol com qualidade superior à das últimas épocas e com Cole Palmer como principal figura.

O histórico de confrontos dava vantagem aos arsenalistas, que venceram 40% dos derbies londrinos. No entanto, se nos focássemos apenas nas últimas 20 temporadas, a tendência invertia-se (muito graças à “era Abramovich”), com o Chelsea a deter 22 vitórias contra 16 do Arsenal.

O regresso à titularidade de Martin Ødegaard era um dos principais pontos de interesse do jogo, uma vez que a organização ofensiva do Arsenal tinha acusado de forma notória a sua ausência.

O Chelsea começou o encontro com mais posse de bola e Palmer a importunar David Raya logo ao terceiro minuto de jogo, com um remate de longe que o guarda-redes espanhol afastou para canto. Aos 24 minutos, Malo Gusto não aproveitou um cruzamento teleguiado de Pedro Neto, que já tinha feito um trabalho notável a desorientar Ben White, no lado esquerdo do ataque dos blues.

A principal oportunidade do Arsenal foi protagonizada por Martinelli (em recarga a um remate de Saka) e negada por Robert Sánchez. Apenas cinco minutos mais tarde, a defesa do Chelsea foi apanhada a dormir na cobrança de um livre e Kai Havertz finalizou com tranquilidade, mas acabou por ver o VAR anular o lance por posição irregular.

Nos minutos finais da primeira parte, o jogo tornou-se algo quezilento e os lances de perigo escassearam. No geral, uma abordagem cautelosa por parte de ambos os conjuntos “fechou” o encontro e parecia necessária uma nova abordagem ou um rasgo de criatividade. Dois livres de Cole Palmer, a partir de posição perigosa, pareciam promissores, mas acabaram na barreira vermelha.

Os gunners mostraram-se algo apáticos no início do segundo tempo, dando a iniciativa ao adversário e criando muito pouco. À hora de jogo, e contra a corrente do jogo, a magia de Ødegaard finalmente surgiu. O norueguês colocou a bola por cima da linha defensiva do Chelsea e Gabriel Martinelli finalizou ao primeiro poste, com pouco ângulo e culpas para o guardião Robert Sánchez.

Aos 70 minutos, o empate surgiu com sotaque português. Pedro Neto tinha acabado de se mudar para o flanco direito, com a saída de Madueke, e desferiu um remate potente de pé esquerdo, à entrada da área, que não deu hipóteses a Raya.

Mesmo ao cair do pano, Trossard não chega por pouco ao cruzamento de Saliba e Arteta vai ao relvado em desespero, apesar da bandeirola estar levantada a assinalar posição irregular.

A igualdade a um golo manteve-se até ao fim e as duas equipas londrinas marcaram passo, numa altura em que aproveitar os deslizes do atual campeão era fundamental. O Liverpool teve assim mais uma jornada muito favorável, distanciando-se ainda mais no topo da tabela.

O regresso de Ødegaard (em bom nível, mesmo após a longa paragem) foi o principal ponto positivo que Mikel Arteta pôde retirar desta partida. Enzo Maresca, por sua vez, tem em Moisés Caicedo um verdadeiro motor no meio-campo e um vasto leque de jogadores com capacidade para desequilibrar qualquer encontro, estando Pedro Neto claramente incluído nesse lote.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Sarabia está livre e já tem um possível destino neste verão

O futuro de Pablo Sarabia pode passar pelo regresso à La Liga. O avançado espanhol está sem clube e é pretendido pelo Celta de Vigo.

Ivan Domingues faz história e alcança primeira vitória para Portugal em Fórmula 3

O português Ivan Domingues conseguiu alcançar a primeira vitória portuguesa em Fórmula 3. O piloto de 19 anos venceu a prova de sprint em Barcelona.

Lenda do Manchester United aconselha venda de Bruno Fernandes: «É preciso agarrar e aceitar»

A possível saída de Bruno Fernandes tem dado que falar em Inglaterra. Paul Scholes aconselhou o Manchester United a transferir o médio português.

Tottenham confirma 3 saídas do plantel e o regresso de Timo Werner ao RB Leizpig

O Tottenham confirmou que Fraser Forster, Sergio Reguilon e Alfie Whiteman vão sair do clube a custo zero. Já Timo Werner volta ao RB Leipzig, após o empréstimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Hilal estende tempo para Bruno Fernandes dar resposta ao convite milionário

Bruno Fernandes tem mais algum tempo para dar resposta ao Al Hilal. O clube da Arábia Saudita fez uma proposta de três temporadas.

Marco Baroni demite-se do comando técnico da Lazio

Marco Baroni não vai continuar no comando técnico da Lazio. Confirmação dada pelo diretor-desportivo do clube italiano.

José Mourinho prepara-se para perder membro português no Fenerbahçe contra a sua vontade

José Mourinho prepara-se para perder Mário Branco no Fenerbahçe. O diretor-desportivo português deve sair do clube turco neste verão.