📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Brian Clough, o feiticeiro de Nottingham

- Advertisement -

A Europa do futebol rendia-se ao fabuloso Nottingham Forest de Brian Clough. O único clube europeu com mais títulos europeus que nacionais. O feito de Clough ganhava outra dimensão se tivermos em conta a dimensão reduzida de um clube que há pouco mais de 3 temporadas, antes da sua chegada, competia na segunda divisão inglesa.

Clough e a sua varinha de condão guiaram o Forest a um inédito recorde de 42 jogos sem averbar qualquer derrota no exigente e competitivo campeonato inglês, feito esse apenas superado nos dias de hoje pelo Arsenal de Wenger.

Dono de uma personalidade forte e vincada, muitos se recordam do célebre episódio num encontro contra o Millwall, no qual mandou parar o autocarro onde seguia junto da sua equipa, a pouco mais de 2 km do estádio dos locais, e fez todo esse percurso a pé, numa clara resposta ao clima intimidatório e violento cultivado pelos violentos adeptos da equipa da casa.

Clough treinou o Nottingham Forest durante quase 18 temporadas, sendo que em 1993 despediu-se do comando técnico do clube no decepcionante e último lugar da Premier League.

O modesto Nottingham Forest sagra-se campeão europeu Fonte: www.nottinghamforest.co.uk.
O modesto Nottingham Forest sagra-se campeão europeu
Fonte: www.nottinghamforest.co.uk.

As sucessivas tentativas de reconduzir o clube a uma glória cada vez mais longínqua conhecia assim o seu capítulo final.

Após os anos dourados em que tocou o Olimpo com as duas brilhantes conquistas europeias, a que se junta uma notável supertaça europeia (1979) onde derrotou a duas mãos o todo-poderoso Barcelona, apenas viria a conquistar 4 Taças da Liga (1977-78, 1978-79, 1988-89 e 1989-90).

Actualmente, o clube vive longe do esplendor dos anos 70 e luta pela sobrevivência no Sky Bet Championship (segundo escalão do futebol inglês).

Porém, o legado de Brian Clough permanece intemporal e é hoje uma referência de um passado cada vez mais longínquo. West Bridgford acorda hoje sem o encantador manto que a cobria nos gloriosos anos 70, mas sempre guardada pelo seu feiticeiro, que sob a forma de estátua viu os seus fiéis admiradores renderem-lhe a reconhecida homenagem.

Foto de capa: Premierleaguebrasil.com.br

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.