O Chelsea de Enzo Maresca

Após temporadas de tumulto, o Chelsea, uma das equipas mais faladas dos últimos meses, está a surpreender até os adeptos mais otimistas.

Os blues, na atual temporada, já levam dez jogos, em todas as competições, sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas. E claro, Enzo Maresca tem uma grande influência nestes resultados.

O italiano é um treinador diferenciado e isso é notório na forma como o Chelsea joga. Há dinâmicas bem definidas, táticas astutas e uma mentalidade vencedora.

Até ao momento, os londrinos demonstram uma grande capacidade de adaptabilidade, algo que detém trabalho coletivo. Dependendo da abordagem do adversário, a equipa dá garantias. Seja a construir desde trás contra blocos baixos com Enzo Fernandes e Caicedo a terem um papel fulcral nestes contextos e frente a equipas agressivas na pressão e que gostam de ter a posse, como o Brighton. Os blues são especialistas em ataques rápidos e contra-ataques, tendo jogadores objetivos para que esta sua vertente seja bem executada, à cabeça Madueke, Cole Palmer, Sancho e principalmente Nico Jackson.

Contudo, há uma base tática, o 4-2-3-1. Em construção, Maresca privilegia o 3-2-5. Um dos laterais encaixa no meio-campo, juntando a Caicedo, e o outro baixa para alinhar numa defesa a três, por norma é Cucurella a desempenhar este papel. Do miolo para a frente, nesta fase, os posicionamentos estão bem definidos, à exceção de Cole Palmer que tem liberdade para flutuar pelo último terço.

Defensivamente, o comportamento é competente. O médio ofensivo (Palmer) encosta no avançado (Nico Jackson) e o Chelsea pressiona em 4-4-2 com marcação à zona, apesar de no último duelo pela liga inglesa, com o Brighton, ter utilizado a marcação individual face às características dos seagulls. Esta forma de pressionar tem dado frutos com várias recuperações em zonas adiantadas do terreno e, posteriormente, lances de perigo ou de golo.

A juntar a estas dimensões, os talentos individuais surgem jogo após jogo, em destaque Cole Palmer. O inglês é especial. Desde a época transata que carrega a equipa “às costas”, e na atual, apesar do bom momento coletivo, o seu impacto é inegável. São seis jogos, seis golos e quatro assistências. É pena que não tenha dado certo no Manchester City.

Graças a Enzo Maresca, o Chelsea está bem e recomenda-se. Depois de um mercado conturbado, com várias críticas à gestão dos blues, o italiano soube gerir o grupo e a partir daí trabalhá-lo com as suas ideias.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto ao ataque contra a Liga Portugal e o Arouca: «Mais um triste episódio que envergonha o futebol português»

O FC Porto já reagiu ao adiamento do encontro contra o Arouca da sétima jornada da Primeira Liga. Dragões revoltados com a decisão da Liga Portugal.

Benfica vai ter opção para estender contrato de José Mourinho para lá de 2027: eis os novos detalhes

José Mourinho vai assinar um contrato válido até 2027 com o Benfica. Águias ficarão com opção para estender por mais uma temporada.

Swansea marca 2 golos no desconto e elimina Nottingham Forest 100% derrotado desde a saída de Nuno Espírito Santo da Taça da Liga Inglesa

O Swansea conseguiu uma reviravolta épica na Taça da Liga Inglesa. Nottingham Forest de Ange Postecoglou eliminado da competição nos descontos.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique vinga 2012, PSG goleia com golos portugueses e Liverpool continua a sorrir nos descontos: eis os resultados da noite da Champions League

Realizaram-se mais seis jogos da primeira jornada da Champions League esta noite. Maior destaque às vitórias do Bayern Munique, do PSG e do Liverpool.

Davis Cup Qualifiers 2025: Segunda ronda com surpresas e reviravolta épica

Entre os dias 12 e 14 de setembro, decorreu...

Jorge Jesus poupa meia equipa e Cristiano Ronaldo e Al Nassr de João Félix estreia-se na Champions League Asiática 2 com goleada

O Al Nassr já começou a participação na Champions League Asiática 2. Vitória por 5-0 diante do Istiqlol Dushanbe do Tajiquistão permitiu rodar titulares.