O Chelsea de Enzo Maresca

Após temporadas de tumulto, o Chelsea, uma das equipas mais faladas dos últimos meses, está a surpreender até os adeptos mais otimistas.

Os blues, na atual temporada, já levam dez jogos, em todas as competições, sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas. E claro, Enzo Maresca tem uma grande influência nestes resultados.

O italiano é um treinador diferenciado e isso é notório na forma como o Chelsea joga. Há dinâmicas bem definidas, táticas astutas e uma mentalidade vencedora.

Até ao momento, os londrinos demonstram uma grande capacidade de adaptabilidade, algo que detém trabalho coletivo. Dependendo da abordagem do adversário, a equipa dá garantias. Seja a construir desde trás contra blocos baixos com Enzo Fernandes e Caicedo a terem um papel fulcral nestes contextos e frente a equipas agressivas na pressão e que gostam de ter a posse, como o Brighton. Os blues são especialistas em ataques rápidos e contra-ataques, tendo jogadores objetivos para que esta sua vertente seja bem executada, à cabeça Madueke, Cole Palmer, Sancho e principalmente Nico Jackson.

Contudo, há uma base tática, o 4-2-3-1. Em construção, Maresca privilegia o 3-2-5. Um dos laterais encaixa no meio-campo, juntando a Caicedo, e o outro baixa para alinhar numa defesa a três, por norma é Cucurella a desempenhar este papel. Do miolo para a frente, nesta fase, os posicionamentos estão bem definidos, à exceção de Cole Palmer que tem liberdade para flutuar pelo último terço.

Defensivamente, o comportamento é competente. O médio ofensivo (Palmer) encosta no avançado (Nico Jackson) e o Chelsea pressiona em 4-4-2 com marcação à zona, apesar de no último duelo pela liga inglesa, com o Brighton, ter utilizado a marcação individual face às características dos seagulls. Esta forma de pressionar tem dado frutos com várias recuperações em zonas adiantadas do terreno e, posteriormente, lances de perigo ou de golo.

A juntar a estas dimensões, os talentos individuais surgem jogo após jogo, em destaque Cole Palmer. O inglês é especial. Desde a época transata que carrega a equipa “às costas”, e na atual, apesar do bom momento coletivo, o seu impacto é inegável. São seis jogos, seis golos e quatro assistências. É pena que não tenha dado certo no Manchester City.

Graças a Enzo Maresca, o Chelsea está bem e recomenda-se. Depois de um mercado conturbado, com várias críticas à gestão dos blues, o italiano soube gerir o grupo e a partir daí trabalhá-lo com as suas ideias.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diana Gomes reforça Benfica após passagem na La Liga Feminina

O Benfica oficializou esta quarta-feira a contratação de Diana Gomes. Defesa-central assina vínculo de três temporadas.

WWE Evolution: O regresso dos PPVs totalmente no Feminino

A WWE decidiu voltar com os PLEs só da divisão feminina, sendo que este primeiro da era Triple H foi, sem dúvida, um dos melhores PLEs desde que assumiu a direção criativa da WWE.

Liverpool avança por Rodrygo e Real Madrid aponta a preço milionário

O Liverpool quer contratar Rodrygo ao Real Madrid. Ingleses enviam emissário para Espanha para iniciar conversações.

Preocupação em Itália: Maurizio Sarri hospitalizado de urgência

Maurizio Sarri foi hospitalizado de urgência. Técnico italiano da Lazio sentiu-se mal após o treino desta manhã e piorou.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique leva nega em nova oferta por avançado: 50+5 milhões de euros

O Bayern Munique ofereceram 50+5 milhões de euros por Nick Woltemade. Estugarda volta a recusar proposta pelo avançado.

Vitória SC aplica goleada histórica e bate Ponferradina por 10-0 em jogo particular

O Vitória SC goleou o Ponferradina por 10-0, em mais um teste de pré-temporada. Ao intervalo, os vitorianos já venciam por 9-0.

Pré-época: Já há mais um adversário no calendário do FC Porto

O FC Porto vai enfrentar o Twente no dia 27 de julho pelas 18h00. Dragões têm marcado mais um jogo de preparação.