📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Chelsea | Qual é o plano Clearlake?

- Advertisement -

Desde os falhanços de Graham Potter e Mauricio Pochettino no desenvolvimento dos respetivos plantéis, os adeptos do Chelsea e os fãs de futebol questionaram o duvidoso modelo da Clearlake, empresa de investimento privado que detém o clube desde 2022, após a saída de Roman Abramovich.

Hoje, campeões da terceira divisão da Liga Europa e com um terceiro título mundial de clubes, as perspetivas e interrogações óbvias sobre a gestão de Todd Boehly e Behdad Eghbali são outras.

Chelsea
Fonte: Chelsea

A aposta no mercado de transferências é ambiciosa: comprar, comprar, comprar, preferencialmente, os melhores talentos jovens. Na primeira janela de transferências, jogadores como Marc Cucurella, Chukwuemeka e Wesley Fofana continuam no clube, ao passo que jogadores de renome mundial, como Aubameyang e Sterling, foram rapidamente descartados pelo Chelsea.

Após uma temporada desastrosa, que viu os Blues ficarem em 12.º lugar na Premier League, a Clearlake reconstruiu a equipa e acelerou o processo de rejuvenescimento ao substituir várias peças-chave da equipa vencedora da Liga dos Campeões em 2021/22.

Por cada Havertz, Mason Mount e N’Golo Kanté, entraram um Palmer, um Nicolas Jackson e um Caicedo. No entanto, este processo de reconstrução teve outro aspeto muito mais preocupante. Normalmente, não se espera que um clube compre jovens promessas em cada janela de transferências. Angelo Gabriel, Deivid Washington e Diego Moreira chegaram a ser cotados como o futuro dos Blues.

Diego Moreira num jogo de Portugal
Diego Moreira num jogo de Portugal Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Agora, em 2025, com menos de 10 jogos na primeira divisão inglesa entre eles, apenas Washington (que regressou ao seu primeiro clube, o Santos) tem atualmente um contrato. Para muitos, trata-se de uma decisão normal e de um fracasso assumido no recrutamento destes jogadores.

Mas, na verdade, muitos destes atletas apenas têm um curto intervalo de tempo para se afirmarem (isto se tiverem mesmo alguma oportunidade para demonstrar a sua qualidade de todo).

O modelo, que aparenta ser cruel, mantém-se com Omari Kellyman e Caleb Wiley em 2024/25. Este último foi cedido ao clube afiliado da Clearlake, o RC Strasbourg, enquanto Omari Kellyman foi contratado em 2024 ao Aston Villa. Não só tem sido ums experiência à parte do Chelsea, que tem usado a Ligue 1 como laboratório para testar jogadores como Andrey Santos e Angelo Gabriel em jogos de alto nível, como também tem grandes implicações no futuro dos jogadores, que agora são utilizados como meros movimentos de mercado.

Uma transferência para o clube londrino já não garante uma devida formação nos escalões jovens ou mesmo minutos em competições menos importantes, como a Taça da Liga Inglesa, mas sim uma volta à Europa paga, onde um dos destinos será, quase inevitavelmente, Estrasburgo.

Portanto, até podemos reformular o lema da estratégia: “comprar, comprar, comprar e vender, vender, vender”. O que antes se via com os “clubes-satélite” como o Benfica ou o FC Porto, ou então mais recentemente com o Brighton, ao contratarem talentos sul-americanos e vendê-los um ou dois anos depois por um preço avultado, está a ser agora ultrapassado e redefinido pelo Chelsea. Apesar de serem americanos, muitos estereótipos sobre o desapego e a divisão cultural dos norte-americanos em relação ao futebol europeu são mencionados.

Todd Boehly novo dono do Chelsea
Fonte: Chelsea FC

No entanto, é importante salientar que Boehly e Eghbali foram dos primeiros proprietários de um clube europeu a contornar legalmente as regras do fair-play financeiro. A dúvida instalada em torno da necessidade de várias contratações e a perda de tempo de jogo, que estes jogadores deveriam ter para se desenvolverem, são aspectos a ter em conta.

A duração longa destes contratos, incluídos numa espécie de amortização que ultrapassa os cinco anos normalmente verificados, também merece atenção. A venda de hotéis e outros ativos, regularizados depois como ganhos financeiros, é um outro aspeto o qual a UEFA não estava à espera de enfrentar, e que Boehly e Eghbali, foram bem-sucedidos para financiar mais contratos com outras promessas, e adquirir os “verdadeiros” constituintes do plantel: como Enzo Fernandez ao Benfica em 2023, e agora os novos atacantes para o sistema de Enzo Maresca: o inglês Jamie Bynoe-Gittens e o brasileiro João Pedro.

Apesar de estarem a ser debatidos aspetos como a americanização do futebol, principalmente com o Mundial de Clubes a introduzir tendências estranhas ao desporto que todos conhecemos e amamos, as discussões sobre os assuntos financeiros e o backstage futebolístico, atualmente dominado pela crescente presença de proprietários norte-americanos, são igualmente necessárias para reconhecer os potenciais desfalques do desporto-rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.