Força da Tática: Winter is coming! (get ready Paris)

- Advertisement -

Ontem, na fria noite de Londres, o Manchester United FC foi ao Emirates Stadium congelar o Arsenal FC, elevando o registo de Solskjaer para 8-0 ao leme do Red Devils. Depois de um começo com vitórias frente a equipas teoricamente mais fracas, com muitos golos marcados, Solskjaer demonstrou ter a capacidade de se adaptar para enfrentar desafios mais exigentes.

Uma adaptação que se baseava em uma estratégia e uma proposta de jogo, tão fria como letal. Fria, pela forma como essa proposta congela o adversário e destabiliza a sua estratégia e letal porque permite paralelamente potenciar a qualidade dos seus “soldados”.

Ontem, o 4-3-1-2 em que Solskajer dispôs os seus “soldados”, frente ao habitual 4-2-3-1 de Emery, permitiu a Lindelof emergir como Rei. A forma como o Sueco comandou a defesa, fechou espaços, dominou no jogo aéreo e ganhou todos os duelos individuais (e estatisticamente foram mesmo todos), fez tocar as trombetas em Paris: “Winter is coming!”

Arsenal | Uma equipa a crescer

Apesar da derrota, Unai Emery leva deste jogo vários aspetos positivos e que podem contribuir para a evolução da equipa no médio prazo, que é o objetivo do treinador espanhol: reabilitar para depois vencer. Adicionalmente a crise de lesões, agravada neste jogo por Sokratis e Koscielny, foi um fator limitativo.

Uma dinâmica interessante que o Arsenal explorou durante grande parte do jogo e que causou algum desconforto, envolvia Maitland-Niles (LD) e Aubameyang (PL). O Avançado gabonês, na fase inicial de construção da equipa, baixava da linha avançada até à linha do duplo-pivô (Xhaka e Torreira) procurando arrastar consigo Shaw (LE United), libertando espaço para os movimentos de ataque à profundidade de Niles. Como vemos em baixo:

Fonte: Sport TV

No lado esquerdo, a dinâmica era ligeiramente diferente, tendo em consideração que nem Iwobi baixava como fazia Auba , nem Kolasinac goza das mesmas armas que Niles. Iwobi gosta de encarar o adversário em drible, correndo na sua direção com bola, assim fixa-se constantemente à linha lateral para receber bola.  Kolasinac aproveita esta irreverência para realizar alguns movimentos de apoio – preferencialmente por dentro , mas também por fora -e meter bolas tensas no interior da área. Como vemos, aqui:


Fonte: Sport TV

(parece simples, mas é enorme o corte de Lindelof no lance em cima)

Não menos importante, nesse lado esquerdo, é o posicionamento de Xhaka e a ocupação de espaços de Ramsey:

Fonte: Sport TV

Como vemos, Xhaka oferece constantemente uma linha de passe mais recuada, para tirar a bola da zona de pressão e variar o ângulo do ataque com a sua capacidade de passe de média e longa distância, mas também para estar em posição de pressionar imediatamente a bola assim que a equipa a perder. Ramsey procura colocar pressão sobre a ligação Defesa Central-Lateral do adversário, com infiltrações e movimentos para as costas, mas receber em pequenas bolsas de espaço para depois deixar um colega na cara do golo:


Fonte: Sport TV

Manchester United | 8-0

A aposta de Solskjaer em Lukaku e Sánchez, em detrimento de Rashford e Martial acabou por ser surpreendente, mas essa alteração não foi desculpa para Lingard que voltou a fazer um jogo excecional, na linha do que tinha feito em Wembley.

Partindo de uma posição central, nas costas de Lukaku e Sánchez e na frente da linha de três médios, os movimentos sem bola do internacional inglês permitiram ao United colocar em desconforto constante a defesa do Arsenal.

Esses movimentos de Lingard (a amarelo na imagem) eram sempre correspondidos pelos colegas. Seja com o posicionamento agressivo dos defesas laterais (a vermelho) que obrigavam Aubameyang e Iwobi a missões defensivas que eles não se sentem confortáveis a fazer, seja com o apoio constante do médio interior (a azul) que oferecia uma linha de passe interior, até à dupla de avançados (a roxo) que se articulavam entre si no corredor central com movimentos contrários para atacar a baliza do Arsenal.

Fonte: Sport TV

Adicionalmente, ao deambular para os corredores, Lingard levava Xhaka abandonar o corredor central e a sua posição na proteção da linha defensiva, deixando-a vulnerável, apenas com Torreira (muitas vezes em desvantagem numérica).

Quando chegou à vantagem o Manchester United começou a mostrar a força e a qualidade do seu contra-ataque. Com ocupação excelente dos corredores, nunca perto demais, mantendo uma distância ótima para manter o contra-ataque, rápido, articulado e dinâmico. Assim, dois minutos depois, beneficiado da péssima transição defensiva do adversário, Lingard fez o segundo.

As entradas de Rashford e Martial permitiram ao Manchester United manter a ameaça do contra-ataque, na segunda parte, ao mesmo tempo que defendiam com grande eficácia as iniciativas do adversário.

Uma vitória na linha das restantes, nada de extraordinário, nada de mágico, mas simples, frio e letal. Parece que Neymar e companhia vão ter de correr muito, e muito …

 

Foto de capa: Manchester United FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

 

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica B empata em Penafiel e não houve golos entre Paços Ferreira e UD Oliveirense: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B não foi além do empate na visita ao Penafiel e o Paços de Ferreira empatou a zero frente à UD Oliveirense, na 24.ª jornada da Segunda Liga.

Eintracht Frankfurt bate e ultrapassa o Friburgo e Fábio Vieira marca na derrota do Hamburgo: Eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 24.ª jornada da Bundesliga, o Eintracht Frankfurt venceu o Friburgo por duas bolas a zero e o Hamburgo foi derrotado em casa pelo RB Leipzig.

Estado físico de Cristiano Ronaldo preocupa o Al Nassr

Cristiano Ronaldo deixou o último jogo do Al Nassr com problemas físicos e será submetido a uma ressonância magnética na próxima segunda-feira.

Amarante vai ao restelo vencer Belenenses e subir posições na fase de subida da Liga 3

O Amarante veio à capital vencer o Belenenses. Jogo da quarta jornada da fase de subida da Liga 3 terminou com vitória dos forasteiros.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense empata a uma bola com o Casa Pia e perde oportunidade de subir ao sexto lugar

Este domingo, o Casa Pia e o Moreirense empataram a uma bola num encontro da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Fenerbahçe volta a empatar frente ao Antalyaspor e fica mais longe da liderança: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Fenerbahçe empatou a duas bolas no terreno do Antalyaspor, aumentando a distância para o topo da tabela da Liga Turca para quatro pontos.

Sevilha recupera de desvantagem de 2 golos e empata com Real Bétis no dérbi da cidade

Dérbi de Sevilha a marcar a 26.ª jornada da La Liga. Real Bétis e Sevilha empataram a duas bolas no encontro.