Gabriel Martinelli, prazer

Os mais atentos à realidade do futebol internacional já terão, certamente, ouvido este nome que soa a italiano, mas que denomina um brasileiro em ascensão na zona norte de Londres. Trata-se de Gabriel Martinelli. Uma das (poucas) coisas boas que o Arsenal FC tem apresentado esta temporada. Um diamante por lapidar, e uma enorme surpresa, devido ao salto hiperdimensional que deu para chegar aí.

Martinelli mudou-se para a capital inglesa no verão de 2019, proveniente do Ituano FC (atualmente na Série C) por uma verba a rondar os sete milhões de euros. Destacou-se no campeonato Paulista com apenas 17 anos, onde foi premiado como “Jogador Revelação”. Antes de ingressar nos gunners, chegou a prestar provas no Manchester United e no Genk.

Numa era em que o Arsenal não vive os seus melhores dias, o jovem brasileiro aproveitou a falta de alternativas aos consagrados (Aubameyang e Lacazette) e começou a dar nas vistas, sobretudo na fase de grupos da Liga Europa. É ponta de lança de origem, mas também pode jogar a partir da faixa esquerda ou como segundo avançado.

Apesar de não ser um titular indiscutível, tem sido impressionante a rápida adaptação ao futebol europeu e à Premier League, por parte de um jogador, que nem sequer jogou o Brasileirão, nem tinha vestido a camisola das camadas jovens do escrete até novembro do ano passado, quando foi chamado aos sub-23.

A atitude também é uma das virtudes de Martinelli, apontada por treinador e companheiros
Fonte: Arsenal FC

Em termos de perfil, é um atleta que, apesar de franzino, não se encolhe nos duelos. É perfeito para jogar em contra-ataque, ainda que em ataque organizado também não seja carta fora do baralho. Tecnicamente, carateriza-se pelo fino recorte técnico, mas não é daqueles que se agarra à bola com “rodriguinhos” (o que seria normal na sua idade). Acima de tudo, vejo-o como um jogador objetivo e com uma maturidade, a todos os níveis, fora do normal.

Voltando ao panorama das seleções, é bom que o Brasil se apresse em convocá-lo para a equipa principal, nem que seja, com a intenção de o “reservar” para o futuro. Martinelli, à imagem de diversos jogadores brasileiros, tem passaporte italiano, o que significa que também pode ser chamado para representar a squadra azurra.

Em dezembro passado, tornou-se no mais jovem da história do Arsenal a marcar na Premier League, na sua estreia como titular. A cumprir a primeira época em Inglaterra, Gabriel Martinelli, soma dez golos e quatro assistências, em 22 jogos para todas as competições. Números bem interessantes para quem passa da quarta divisão do país do samba, para o “melhor campeonato do mundo”.

Se formos a ter em conta o contexto em que se encontra, parece-me o melhor possível para continuar a sua evolução. Num clube grande, agora com um treinador da “escola Guardiola” e conhecedor do futebol inglês, tem todos os ingredientes para uma carreira de sucesso. Pode contar ainda com dois “professores catedráticos” para lhe ensinarem tudo o que sabem sobre a posição: Pierre-Emerick Aubameyang e Alexandre Lacazette.

Ronaldinho já veio a público compará-lo com Ronaldo “Fenómeno” … Não elevem demasiado as expectativas. Vamos lá ter calma com os miúdos.

Foto de Capa: Arsenal

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid coloca ponto final nas conversas e toma decisão quanto ao futuro de jogador apreciado por Xabi Alonso

Arda Guler vai continuar no Real Madrid. O médio turco é encarado por Xabi Alonso como fundamental para o clube.

Lendas do Liverpool e do Manchester United concordam: «É inevitável que Ruben Amorim seja despedido antes do Natal»

Jamie Carragher e Paul Scholes falaram do futuro de Ruben Amorim. Os dois antigos jogadores concordam com o despedimento do treinador.

49ers vencem os Rams no prolongamento apesar das lesões e Patriots surpreendem os Bills: eis os resultados da semana 5 da NFL

Na quinta semana da NFL, os 49ers superaram os Rams, com muito do ataque fora por lesão, e os Patriots acabaram a série dos Bills.

PSG disposto a pagar 230 milhões de euros por jogador e a bater todos os recordes de transferência

O PSG quer fechar a contratação de Lamine Yamal. Os parisienses estão na disposição de chegar aos 230 milhões de euros pelo extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

João Simões ficou de fora dos convocados no último jogo do Sporting: eis as últimas informações

João Simões não foi convocado por Rui Borges para o Sporting x Braga. Decisão técnica na base da ausência do jogador.

Estrela da Amadora rescinde com 2 jogadores

O Estrela da Amadora confirmou a rescisão de dois jogadores. Rúben Lima e Till Cissokho deixam o clube da Reboleira e ficam livres no mercado.

Alexandre Sola renova com o Estrela da Amadora até 2028

O Estrela da Amadora oficializou a renovação de contrato com Alexandre Sola. Médio já leva dois jogos pela equipa principal nesta temporada.