Leonardo Jardim vs Marco Silva : Quem será o sucessor de Mourinho?

Fonte: PSG

Leonardo Jardim- A sua grande evolução é quando passa de treinador do Camacha para treinador do GD Chaves em 2008. Após uma prestação favorável no clube flaviense, Jardim ruma ao Beira-Mar onde se torna campeão da segunda liga em 09/10. Já na principal divisão de futebol português, acaba por ser contratado ao SC Braga. Este foi o clube que começou a trazer reputação internacional ao treinador, com uma época de sucesso desportivo a nível nacional e mesmo internacional onde deixou o SC Braga com o estatuto definitivo de quarto principal clube de Portugal. Começou a chamar a atenção de clubes estrangeiros e tal como alguns colegas seus, ruma à Grécia, tornando-se assim campeão grego e vencedor da Taça da Grécia em 2012/2013. No entanto começa a maré de injustiças que tendem acompanhar a carreira do treinador. É despedido por alegadamente se ter envolvido com a mulher do presidente do clube.

A sua carreira cada vez mais emergente fez com que surgisse uma proposta de um clube em crise a nível nacional, o Sporting CP. Leonardo Jardim abraça o desafio e consegue até ter bastante sucesso. Levou o clube ao segundo lugar do campeonato, garantindo assim acesso à Liga dos Campeões, bem como teve uma média de 2.20 pontos por jogo (algo dificilmente visto no clube nas últimas épocas) mas, mais uma vez, desacordos com a direção afastam Leonardo Jardim do comando técnico dos leões, no entanto, quem tira proveito disso é o AS Mónaco que vai resgatar o treinador leonino por 3 milhões de euros. O Mónaco tinha um projeto aliciante e milionário. A contar com jogadores como Moutinho, James Rodriguez ou Falcão faltava um treinador de calibre para conseguir vencer a liga francesa e capaz de competir com o temível Paris Saint-Germain pela liderança. No entanto, ainda na pré-época o projeto altera-se devido ao presidente do AS Mónaco ter perdido metade da sua fortuna e foi obrigado a vender e emprestar as suas estrelas, alterando assim o panorama para um cenário de formar novos jogadores. Este cenário só mostrou como Jardim pode ser maleável. O Mónaco foi o clube onde Leonardo se manteve mais tempo, completando 233 jogos no comando dos monegascos. Foram mais de quatro anos que Jardim esteve no clube. Foi campeão francês em 2017, o que é uma coisa realmente extraordinária se verificarmos o valor do plantel do Paris Saint-Germain por exemplo. Este ano, recentemente, foi despedido do clube mais uma vez pela situação mais injusta possível. Ora vejamos, o AS Mónaco contou com grandes jogadores no plantel, muitos deles formados no clube. O clube exigiu o mesmo nível de performance ao mesmo tempo que vendeu as suas peças-chave: Mbappé ou Lemar são dois dos casos mais flagrantes. Conseguiria Jardim construir uma casa sem os alicerces? Foi isso que lhe foi pedido e não foi cumprido. Jardim encheu o banco do AS Mónaco com receita, mas não conseguiu (obviamente) dar sucesso desportivo em simultâneo. Sendo que neste momento está desempregado, pode muito facilmente ingressar num clube de topo mundial.

Carlos Ferreira Silva
Carlos Ferreira Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Carlos é apaixonado por desporto. Desengane-se quem pensa que só futebol, mas sim, pela generalidade dos desportos coletivos, de luta, motorizados e até de gaming. O gosto pela comunicação e escrita aliado a esta paixão trazem os motivos necessários para abraçar este projeto a fundo.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.