Liverpool e a maturação do ‘gegenpressing’

- Advertisement -

Este domínio está assente na forma, quase instantânea, como a equipa se reposiciona entre a transição ofensiva e o momento defensivo, e vice-versa. Todos os jogadores (incluindo Salah, perfeitamente integrado neste modelo) sabem quando atacar a bola e onde se posicionar, caso a ganhem, iniciando a transição ofensiva. Quando a perdem, também sabem onde se posicionar para começar um processo defensivo que se baseia na procura, quase selvática… da transição ofensiva.

Quatro jogadores fundamentais na vertigem ofensiva dos reds Fonte: LiverpoolEcho
Quatro jogadores fundamentais na vertigem ofensiva dos reds
Fonte: LiverpoolEcho

No momento defensivo, Henderson, mais atrás e Wijnaldum e Can mais à frente têm sido incansáveis no apoio à contra-pressão dos homens da frente. Na transição ofensiva, a amplitude e a velocidade estonteante de Mané (que início de época!) e Salah é convenientemente acompanhada por Firmino (Sturridge, com mais “golo”, pode tomar o seu lugar, esteja em boas condições físicas)… e a magia acontece.

A magia que encanta Anfield e faz esperar muito desta equipa. É legítimo sonhar, há razões, sustentadas, para tal. Mas aguentar um modelo com esta intensidade numa época que pode chegar aos 50/60 jogos exige boa preparação física e boa profunidade de plantel que, a meu ver, ainda não existe pode ser difícil. Consiga-se colmatar essa lacuna (o mercado ainda está aberto), e este pode ser o Liverpool pelo qual se (des)espera há 27 anos.

Foto de capa: Mirror

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.

Já é oficial: Bukayo Saka renova contrato com o Arsenal

Bukayo Saka renova contrato com o Arsenal. Imprensa inglesa garante que o novo vínculo do avançado é válido até 2031.

Pauleta estreia-se na convocatória da Seleção Nacional: «A palavra é felicidade»

Pauleta foi convocada pela primeira vez à Seleção Nacional Feminina. Média do Benfica reagiu e assumiu estar feliz.

PUB

Mais Artigos Populares

A época do Tenerife: transformar uma subida de divisão numa mera formalidade

O Tenerife foi despromovido à Primera RFEF, mas encontra-se na disputa pela subida direta às competições profissionais espanholas.

Sporting realiza mais um treino e informa data e hora da próxima conferência de Rui Borges

O Sporting realizou esta quinta-feira mais um treino. Leões preparam deslocação ao terreno do Moreirense para a Primeira Liga.

Francisco Neto explica 3 novidades na convocatória de Portugal: «Tem-nos encantado pela sua irreverência com bola»

Francisco Neto, selecionador nacional, explicou as chamadas de Pauleta (Benfica), Daniela Areia Santos (Valadares Gaia) e Nádia Bravo (Braga).