📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liverpool e a maturação do ‘gegenpressing’

- Advertisement -

Este domínio está assente na forma, quase instantânea, como a equipa se reposiciona entre a transição ofensiva e o momento defensivo, e vice-versa. Todos os jogadores (incluindo Salah, perfeitamente integrado neste modelo) sabem quando atacar a bola e onde se posicionar, caso a ganhem, iniciando a transição ofensiva. Quando a perdem, também sabem onde se posicionar para começar um processo defensivo que se baseia na procura, quase selvática… da transição ofensiva.

Quatro jogadores fundamentais na vertigem ofensiva dos reds Fonte: LiverpoolEcho
Quatro jogadores fundamentais na vertigem ofensiva dos reds
Fonte: LiverpoolEcho

No momento defensivo, Henderson, mais atrás e Wijnaldum e Can mais à frente têm sido incansáveis no apoio à contra-pressão dos homens da frente. Na transição ofensiva, a amplitude e a velocidade estonteante de Mané (que início de época!) e Salah é convenientemente acompanhada por Firmino (Sturridge, com mais “golo”, pode tomar o seu lugar, esteja em boas condições físicas)… e a magia acontece.

A magia que encanta Anfield e faz esperar muito desta equipa. É legítimo sonhar, há razões, sustentadas, para tal. Mas aguentar um modelo com esta intensidade numa época que pode chegar aos 50/60 jogos exige boa preparação física e boa profunidade de plantel que, a meu ver, ainda não existe pode ser difícil. Consiga-se colmatar essa lacuna (o mercado ainda está aberto), e este pode ser o Liverpool pelo qual se (des)espera há 27 anos.

Foto de capa: Mirror

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Idrissa Gueye pede desculpa após agredir colega de equipa e admite: «As emoções podem sobrepor-se, mas nada justifica aquela atitude»

Idrissa Gueye pediu desculpa após ser expulso no Manchester United x Everton, depois de agredir o colega de equipa Michael Keane.

O jogo do tudo ou nada | Ajax x Benfica

O Ajax x Benfica é como se fosse uma final para as duas equipas, é um jogo decisivo, que os adeptos das duas equipas não vão querer perder.

Crystal Palace pondera investida por Ousmane Diomande em janeiro: eis os detalhes

O Crystal Palace pondera avançar para a contratação de Ousmane Diomande caso Marc Guéhi deixe os eagles em janeiro.

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

Sérgio Conceição arrasador: «Tenho 50 anos e ainda conseguia jogar a este ritmo que a equipa apresentou»

Sérgio Conceição ficou bastante insatisfeito depois da derrota do Al Ittihad frente ao Al Duhail, para a Champions Asiática.