Manchester aquece para o derby

Manchester City e Manchester United defrontam-se este sábado às 17h30 no Etihad Stadium, naquele que é o jogo grande da jornada 16 da Premier League. Os dois gigantes de Manchester estão separados por três lugares na classificação mas a diferença pontual entre ambos é bem maior: 11 pontos.

O City chega ao derby no 3º lugar do campeonato, após a vitória folgada na casa do Burnley a meio da semana, estando numa série de quatro jogos consecutivos sem perder. Já o Manchester United chega a este jogo com a moral em alta, após ter aplicado a primeira derrota a José Mourinho desde que o português chegou ao comando do Tottenham. Os red devils estão no sexto lugar da classificação, levam já quatro jogos consecutivos no campeonato sem conhecer o sabor da derrota e esperam trazer pontos na visita ao rival da mesma cidade para não perder o comboio do top 5.

ACREDITAS QUE O MANCHESTER UNITED SURPREENDE O CITY? É QUE 10€ APOSTADOS NA BET.PT PODEM FAZER-TE GANHAR 97,5€!

O United venceu apenas um jogo fora de Old Trafford esta época, quando visitou o Norwich em outubro e derrotou os canários por 3-1. O City leva cinco vitórias em sete partidas disputadas no Etihad, para além de um empate e a derrota surpreendente com o Wolves de Nuno Espírito Santo. Contudo, há um dado que joga a favor dos encarnados de Manchester por comparação com o seu rival mais antigo. Nos confrontos com os “Big Six”, os seis primeiros classificados da época passada, o United soma duas vitórias e dois empates, ao passo que o City soma uma vitória contra o Chelsea, um empate com o Tottenham e uma derrota com o Liverpool.

City e United chegam a este jogo separados por 11 pontos                                                              Fonte: Premier League

A equipa de Guardiola privilegia um futebol de posse e ataque em bloco com as linhas subidas, enquanto que o United se sente menos confortável quando tem que assumir a posse de bola e mais à vontade quando explora o contra-ataque. Nesta época, foram já várias as equipas que mostraram contra o City que não é preciso ter mais posse de bola para chegar ao golo mas sim ser mais eficaz nas oportunidades criadas, como são os casos do Wolves e do Norwich City.

Na minha opinião, um dos principais fatores de decisão neste jogo serão os duelos a meio-campo, um setor onde o City é claramente superior ao adversário. O United tem no ataque a sua melhor arma, com jogadores rápidos, capazes de desmontar a teia defensiva do City e resolver o jogo por si.

As equipas defrontaram-se 18 vezes no Etihad Stadium, desde que o Manchester City aí se fixou em 2003, com o registo a ser equilibrado: oito vitórias para cada lado e dois empates. Nas últimas quatro visitas ao reduto do City, os red devils venceram duas, a última das quais memorável: o United esteve a perder por 2-0 e operou a reviravolta com um bis de Pogba e um golo de Smalling, vencendo o derby de Manchester e impedindo o rival de celebrar o título de campeão nesse dia.

Gundogan volta a entrar nas contas de Guardiola após ter cumprido um jogo de castigo frente ao Burnley e Zinchenko também poderá retornar à quadra, ele que não é opção desde o início de outubro. Baixas confirmadas para a equipa da casa são três e todas de peso: Sergio Aguero, Aymeric Laporte e Leroy Sane. Do lado dos visitantes, Solskjaer confirmou na antevisão ao jogo que Pogba continuará ausente da ficha de jogo, ainda a recuperar de uma lesão no tornozelo. A boa notícia para os red devils é que Martial já está apto para jogar, ainda que não seja escolha provável para começar o jogo de início.

Assim sendo, Pep Guardiola deve fazer alinhar Ederson na baliza, Cancelo, Stones, Fernandinho e Mendy na defesa e um meio-campo a três composto por De Bruyne, Gundogan e David Silva. Na frente de ataque, Bernardo Silva e Sterling no apoio a Gabriel Jesus. Do lado do United, De Gea é aposta segura para a baliza, com o quarteto defensivo a ser composto por Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Young. McTominay e Fred deverão ser os médios de contenção, atrás de James, Lingard e Rashford. Sozinho na frente, Greenwood será uma seta apontada à baliza do City.

Foto de Capa: Premier League

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Campos explica saída de Gianluigi Donnarumma: «Pediu um salário ao nível do PSG antigo e não do atual»

Luís Campos concedeu uma entrevista onde explicou os motivos da saída de Gianluigi Donnarumma da equipa do PSG.

Médio do Barcelona podia ter rumado ao Chelsea no mercado de verão, mas garante: «Nunca tive quaisquer dúvidas em ficar»

Após a excelente exibição frente ao Valencia, Fermín López falou sobre o interesse do Chelsea e o desejo de ficar em Barcelona.

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

Benfica x Qarabag | Afogar as mágoas

Depois de um desaire açoriano, o Benfica procura afogar as mágoas junto dos seus, a contar para a competição milionária, com o Qarabag.

PUB

Mais Artigos Populares

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

Arsenal interessado em estrela do Barcelona

O Arsenal está interessado em Frenkie de Jong, e pode avançar para a sua contratação em janeiro. Jogador do Barcelona, termina contrato no verão de 2026.

Bayern Munique pensou em avançar por Raheem Sterling

O Bayern de Munique terá elaborado uma abordagem no último dia de transferências para contratar Raheem Sterling. Jogador não conta para Enzo Maresca.