À boa maneira inglesa | Manchester City FC 3-3 Tottenham HFC

- Advertisement -

A fazer jus à ideia popular de que “o melhor fica sempre para o final”, a 14.ª jornada fechou mesmo de uma das melhores formas possíveis: com um duelo entre Cityzens e Spurs. De um lado o todo-o-poderoso Manchester City FC, de Pep Guardiola, que tem sentido quase sempre dificuldades perante o emblema londrino. Do outro, o renovado Tottenham HFC, de Ange Postecoglou, que, embora tenha iniciado muito bem a sua caminhada nesta edição da Premier League, vinha de três derrotas consecutivas e três pontos atrás dos tricampeões.

O jogo, esse, correspondeu totalmente às expetativas. Três golos para cada lado, divisão de pontos com direito a reviravoltas, emoção até ao fim e um futebol de ataque e risco de parte a parte. Erros forçados e não forçados, substituições com impacto direto no jogo e um final de encontro com uma boa polémica à mistura. Teve de tudo. Foi um autêntico banquete futebolístico aquele a que se assistiu no Etihad Stadium.

Certamente, ainda havia gente à procura da sua cadeira no estádio quando Heung-min Son ‘conseguiu’ fazer algo que não está ao alcance de todos. Primeiro, com seis minutos no cronómetro, o sul-coreano finalizou com sucesso um contra-ataque dos Spurs. Três minutos depois, na sequência de uma bola parada favorável ao Manchester City, o mesmo Son desviou a bola com o joelho para a própria baliza.

Tal como ‘deve’ acontecer nos livros e filmes, o início de jogo foi eletrizante e acabou por cativar facilmente o público no estádio e em casa. Para isso, foi também essencial a forma como as equipas se propuseram a alinhar em campo, principalmente o Tottenham. Postecoglou já tinha demonstrado perante o Chelsea FC que muito dificilmente abdicaria das suas ideias, independentemente do adversário e do contexto. No Etihad, contra o campeão europeu e com uma dupla de centrais adaptada, o australiano confirmou essa premissa, manteve-se fiel às suas ideias e acabou recompensado. Haverá dias em que o apito final não será tão saboroso para o técnico do Tottenham, mas confiar cegamente nas suas ideias deixá-lo-á sempre mais perto do sucesso.

Phil Foden com a camisola do Manchester City
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Phil Foden, que tem aproveitado este início de época para se consolidar no ‘onze’ de Pep Guardiola, ainda colocou o Manchester City em vantagem na primeira parte, numa altura em que começava a notar-se uma maior diferença entre uma e outra equipa. Emerson Royal, hoje a defesa-central, parecia perdido no meio da defesa dos Spurs. Valeu-lhe os seus colegas de setor e alguma precipitação do ataque dos sky blues.

Quem escreveu o guião deste belo espetáculo de futebol quis brincar um pouco com os espetadores, fazendo com que Manchester City e Tottenham trouxessem-nos um início de segundo tempo muito mais morno. Quase sonolento. Para virá-lo do avesso e voltar a trazer o perfume com cheiro a futebol inglês para o relvado do Etihad, surgiu o sangre argentino de um craque. Giovani Lo Celso, titular pela segunda vez consecutiva, animou não só os adeptos dos Spurs como o jogo em si.

A partir daí, nunca mais faltou emoção. O Manchester City, que já tinha sido castigado contra o Liverpool FC por tentar gerir o jogo sem olhar permanentemente para a baliza contrária, voltou à mó de cima. E não precisou de muito tempo para voltar a colocar a bola na baliza de Vicario. Guardiola, que já havia tirado Doku (exibição apagada do extremo belga) para colocar Grealish, viu o inglês faturar com assistência do ‘android’, Erling Haaland.

O futebol é dos desportos mais imprevisíveis, ainda que tentem bater na tecla do “quem tem mais dinheiro ganha sempre”. Quando ‘toda’ a gente no estádio e em casa pensava que o resultado estava feito, apareceu Kulusevski a voar nas costas de Aké para de cabeça voltar a levar ao delírio milhares de adeptos londrinos.

O espetáculo terminou com uma divisão de pontos bastante saborosa para Arsenal FC e Liverpool FC, mas confirmou o brilhantismo de Guardiola e Postecoglou. Um jogo de futebol será sempre melhor quando as duas equipas quiserem impor-se sobre o seu adversário.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe volta a empatar frente ao Antalyaspor e fica mais longe da liderança: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Fenerbahçe empatou a duas bolas no terreno do Antalyaspor, aumentando a distância para o topo da tabela da Liga Turca para quatro pontos.

Sevilha recupera de desvantagem de 2 golos e empata com Real Bétis no dérbi da cidade

Dérbi de Sevilha a marcar a 26.ª jornada da La Liga. Real Bétis e Sevilha empataram a duas bolas no encontro.

Francisco Neto recusa olhar a longo prazo após fazer 12 anos na seleção e garante: «Pensamos por ciclos»

Francisco Neto celebrou o 12º aniversário no comando técnico da Seleção Nacional de Futebol Feminino. O selecionador português fez um balanço da sua passagem pela equipa das quinas, enalteceu a estabilidade garantida pela FPF e traçou o plano para o futuro.

Emre Can é baixa do Borussia Dortmund para o resto da temporada após lesão

O Borussia Dortmund vai ficar sem o capitão, Emre Can, após o jogador sofrer uma rotura do ligamento cruzado do joelho esquerdo no duelo frente ao Bayern de Munique.

PUB

Mais Artigos Populares

Dono do Chelsea desvenda motivo insólito para contratação de Cucurella: «Se o Manchester City o queria, eu também o queria»

O coproprietário do Chelsea, Todd Boehly, admitiu as dificuldades sentidas nos primeiros tempos à frente dos blues. O empresário norte-americano confessou não perceber de futebol e revelou que a contratação de Marc Cucurella foi motivada, em exclusivo, pelo interesse do Manchester City no defesa espanhol.

Cesc Fàbregas decide castigar Nico Paz por uma razão peculiar: Eis os detalhes

Nico Paz ficou no banco de suplentes frente ao Lecce por opção de Cesc Fàbregas, após o argentino chegar atrasado a um jantar de equipa do Como 1907.

Diego Costa e os duelos contra defesas de Barcelona e Real Madrid: «Dentro do campo, dávamo-nos mal»

Diego Costa recordou os duelos que travou com as duplas de centrais do Real Madrid e do Barcelona durante a sua passagem pelo Atlético de Madrid. O antigo avançado abordou ainda a mítica final da Liga dos Campeões de 2014, disputada no Estádio da Luz, e a sua polémica lesão.