Manchester City FC 0-2 Manchester United FC: “Manchester is Red”

- Advertisement -

A CRÓNICA: MANCHESTER UNITED FC DE GALA QUEBRA RECORDE DE GUARDIOLA

Segunda volta de um dos dérbis mais cativantes do futebol mundial: Machester City FC vs Manchester United FC. De que cor será Manchester? O jogo começou, claramente, em tons de vermelho, com Martial a ser derrubado na área por um imprudente Gabriel Jesus e, na sequência, Bruno Fernandes a converter a grande penalidade. Dois minutos de jogo e parecia que os “Sky Blue” estavam atarantados com esta entrada dos homens treinados por Ole. Tanto que, logo a seguir, perderam uma bola na área e, se calha a ser outro jogador a apanhar a bola – no caso foi Luke Shaw –, poderiam estar a perder 0-2 aos quatro minutos.

Depois deste início de partida frenético, o Manchester City FC acalmou o seu jogo, começou a circular a bola, manter a posse, conseguindo – a espaços – quebrar o “autocarro vermelho” que se posicionava à sua frente. Rashford era a principal seta apontada à sua baliza, sempre que o Manchester United FC recuperava. Até ao intervalo, o resultado não se alterou, mas a toada ofensiva dos homens da casa e o contra-ataque rápido dos “Red Devils” prometiam para a segunda-parte.

O contra-ataque acabou por reinar. Início da segunda metade do desafio e o Manchester United FC, numa excelente saída de bola de Henderson (parecia Ederson), teve Shaw a conduzir, combinou com Rashford e recebeu de volta, atirando para o 0-2. Merecidíssimo prémio para o melhor em campo até ao momento, estando agora a atingir o potencial que muitos lhe identificavam quando iniciou a carreira e foi contratado pelos gigantes ingleses.

O Manchester City FC sentiu o segundo golo, começou a errar mais no passe e consequentemente a dar mais espaço ao Manchester United FC, que o tentava aproveitar. O resultado que se fixava no marcador aos 60 minutos era totalmente justo. Aliás, a melhor oportunidade de golo até aos 70 minutos foi mesmo de Martial, que isolado não conseguiu desfeitear Ederson, que fez uma excelente defesa.

Até ao fim, com as entradas de Walker e sobretudo de Foden, o Manchester City FC conseguiu estar mais perto do golo, mas o desacerto a finalizar foi sempre superior.

Com este 0-2, os “Red Devils” assumem de vez que são candidatos a garantir mais cedo um lugar no “top four” e os “Citizens”, apesar de não terem o campeonato em risco – 11 pontos de vantagem ainda –, têm aqui um aviso de que não há impossíveis no futebol e que têm de continuar a trabalhar ao mesmo nível para vencerem esta Primeira Liga Inglesa.

 

A FIGURA

Manchester United FC – Confesso que não estava à espera desta exibição, não estavam numa fase particularmente fulgurante da época, mas os orientados por Solskjaer fizeram uma partida fantástica em casa do rival de Manchester. Muito sólidos do ponto de vista defensivo e muito inteligentes a interpretar as fraquezas do “City” sem bola.

Shaw foi o melhor em campo, juntamente com McTominay. Rashford também fez um excelente jogo, tal como Fred e Wan-Bissaka.

 

O FORA DE JOGO

Manchester City FC – Por oposição, esta foi a partida mais fraca dos “Citizens” nos últimos meses, com muito pouco acerto no passe (algo totalmente invulgar na turma de Guardiola), um processo defensivo muito tremido e um ofensivo que, apesar de ter gerado algumas oportunidades, não teve o nível que habitualmente tem.

Rúben Dias fez o pior jogo que me lembro desde que está no Manchester City FC (sofreu sobretudo com a velocidade de Rashford) e Cancelo também não se apresentou ao seu melhor nível. Gabriel Jesus foi, de longe, o pior em campo e Sterling esteve mal a decidir e a finalizar. Destacaram-se Zinchenko e Stones, bem como Mahrez (o que mais tentou remar contra a maré).

 

ANÁLISE TÁTICA – MANCHESTER CITY FC

O líder – e futuro campeão da Primeira Liga Inglesa 2020/21 (digo eu) – entrou para este derby de Manchester com um 4-3-3, a tática que voltou a puxar os homens de Pep Guardiola para o comando do futebol inglês. Um onze que não apresenta qualquer novidade, com muita qualidade, dois portugueses a titulares e, se contarmos com Ederson, três “benfiquistas” no quinteto mais defensivo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ederson (6)

Cancelo (5)

Ruben Dias (5)

Stones (6)

Zinchenko (6)

Rodrigo (6)

Gundogan (7)

De Bruyne (6)

Sterling (5)

Gabriel Jesus (4)

Mahrez (6)

SUBS UTILIZADOS

Walker (6)

Foden (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – MANCHESTER UNITED FC

Tal como optou por utilizar frente ao Chelsea FC há precisamente uma semana atrás, Ole Gunnar Solskjaer repetiu a tática (4-2-3-1) que, diga-se a verdade, não o tem submetido a derrotas, mas também não lhe tem trazido muitos triunfos. Com o duplo pivot Fred e McTominay, ao qual se junta Bruno Fernandes, muitas vezes consegue o domínio do meio-campo. Esse fator, na minha opinião, tem sido chave para as “clean sheets” que têm registado, disfarçando as debilidades de Maguire e Lindelof.

As principais novidades são a inclusão de Henderson na baliza e de Martial na frente de ataque, duas alterações que melhoram, do meu ponto de vista, a qualidade dos “Red Devils”.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Henderson (6)

Shaw (8)

Maguire (7)

Lindelof (6)

Wan-Bissaka (7)

Fred (6)

McTominay (7)

James (6)

Bruno Fernandes (6)

Rashford (7)

Martial (6)

SUBS UTILIZADOS

Greenwood (6)

Matic (-)

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: FC Porto renova com a capitã Ema Gonçalves

Ema Gonçalves renovou contrato com a equipa feminina do FC Porto. A defesa de 23 anos continuará a ser a capitã na estreia na Primeira Divisão.

Issa Doumbia marca na vitória que deu o título da Serie B ao Venezia e Frosinone acompanha o campeão na subida à Serie A

O Venezia foi sagrado campeão da Serie B com uma vitória por 2-0 frente ao Palermo e Frosinone garantiu a subida com uma goleada diante do Mantova.

Tomás Araújo na lista do Bayern Munique para reforçar a defesa bávara

O Bayern Munique já iniciou contactos por Tomás Araújo, central do Benfica blindado por 80 milhões, que é visto como prioridade para a defesa bávara.

Championship: Tudo em aberto entre Hull City e Millwall na luta pela subida à Premier League

Após empate a zero na primeira mão, Hull e Millwall adiam a decisão do acesso à final do play-off para 11 de maio. O outro finalista sairá do duelo entre Middlesbrough e Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Joe Cole aconselha regresso de José Mourinho ao Chelsea: «É a melhor decisão»

Joe Cole defendeu que a contratação de José Mourinho é a «melhor decisão» e a opção mais 'realista' para o Chelsea, acreditando que o atual técnico do Benfica seria capaz de reerguer a equipa londrina num prazo de três anos.

Levante de Luís Castro vence nos minutos finais e fica mais perto da manutenção na La Liga

O Levante de Luís Castro ficou numa posição difícil para a manutenção na La Liga, depois de um empate a duas bolas frente ao Osasuna.

Recuperação épica: Palma Futsal anula desvantagem de cinco golos e defronta Sporting na final da Champions League de Futsal

O Palma Futsal venceu o Etoile Lavalloise por 5-4 nos penáltis e garantiu a passagem à final da Liga dos Campeões de futsal, onde vai enfrentar o Sporting.