O Captain! My Captain!

cab premier league liga inglesa

Em Abril de 1865, Abraham Lincoln era abalroado do comando do “barco” EUA. O 16º presidente de uma das actuais potências mundiais fora brutal e covardemente assassinado no Ford’s Theather enquanto assistia à peça “Our American Cousin”, depois de deixar um legado importantíssimo para a ordem social dos EUA ao abolir a escravidão e ao preservar a união depois de bem encaminhado o fim (declarado um mês depois da morte do presidente) da terrível guerra civil americana. Também aumentou a força governamental e modernizou a economia do país.

Lincoln não assistiu à prosperação económica e social dos Estados Unidos da América, não viu o seu país tornar-se na potência mundial que é hoje, mas teve o seu trabalho reconhecido. Como toda a gente, de forma mais evidente na hora da morte do que propriamente antes dela.

Ainda hoje são levadas a cabo “reverências” a Abraham Lincoln e é frequente vermos realçada a importância do legado do 16º presidente americano, porém, há uma homenagem que se destaca das restantes e essa é tão velha quanto a morte de Lincoln, surgindo precisamente na altura em que o presidente foi morto. Foi criada por Walt Whitman, intitula-se de “O Captain! My Captain”, e nela se sentem as lágrimas do mítico escritor pela morte de um presidente que começou por lhe ser indiferente, mas que no fim lhe mereceu a admiração (diria, até, veneração) deixada nas palavras que deixou imortalizadas num dos poemas mais conhecidas da literatura mundial. E não é só por ter sido citado várias vezes durante o filme mítico “Clube dos Poetas Mortos”, mas também pela carga emocional despejada no mesmo, reconhecendo o quão fundamental fora a intervenção do seu presidente para a manutenção da ordem social, tão importante num período de guerra civil – “Our ship is safe and sound” (“o nosso barco está são e salvo”).

Com as filhas ao colo, Gerrard toca pela última vez enquanto capitão do Liverpool na mítica placa dos balneários de Anfield Road” Fonte: Facebook do Liverpool
Com as filhas ao colo, Gerrard toca pela última vez enquanto capitão do Liverpool na mítica placa dos balneários de Anfield Road”
Fonte: Facebook do Liverpool

Podemos traçar um paralelo entre as lágrimas de Whitman e as dos adeptos do Liverpool no passado Sábado. E, se o poeta chorou Lincoln, os “melhores adeptos do mundo” choraram pela partida de Steven Gerrard, o homem que nunca os desapontou e que serviu de inspiração para muitas das suas batalhas quotidianas.

Não se pode afirmar que deixou o Liverpool numa situação mais favorável do que aquela em que o clube se encontrava quando se estreou na equipa principal, mas depois de um período em que a equipa, de forma sucessiva, não conseguiu qualificações europeias e em que a disputa do título era uma miragem, Steven Gerrard foi o motor da equipa que devolveu a esperança aos adeptos dos reds, no ano passado, disputando, taco-a-taco e até ao fim do campeonato, o título com o Manchester City. Toda a gente apontava aquela como a “tal” época em que Steven Gerrard iria, finalmente, erguer o troféu de campeão inglês que tanto desejava, mas o futebol é ingrato. Por vezes cruel. E não há nada mais a fazer do que lutar contra essa adversidade, como ele tão bem sabe.

Sempre que a maré era desfavorável, era o primeiro a remar contra ela e nunca optou pela saída mais fácil quando tal acontecia, revelando qualidades raríssimas nos futebolistas dos dias de hoje – lealdade e honra. Lealdade por nunca ter rumado a qualquer outro clube e honra por ter cumprido as palavras que disse quando se estreou pelos reds, em 1998, afirmando que gostaria de passar o resto da vida no clube. Características bem vincadas de um líder, de um verdadeiro exemplo enquanto capitão.

Foto de Capa: Facebook do Liverpool

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool e Chelsea equacionaram contratar internacional belga no mercado de verão

Liverpool e Chelsea ponderaram avançar para a contratação de Malick Fofana do Lyon no mercado de verão.

Rio Ferdinand destaca defesa do Manchester United de Ruben Amorim: «Adoro-o»

Rio Ferdinand teceu elogios às características de Leny Yoro, defesa central do Manchester United de Ruben Amorim.

Fenerbahçe confirma Domenico Tedesco como sucessor de José Mourinho

Está confirmado o sucessor de José Mourinho no Fenerbahçe. Domenico Tedesco foi o escolhido pelo clube turco.

Portugal bate Polónia na segunda ronda da Liga Elite de Sub-20

Portugal venceu a Polónia por 2-1, na segunda jornada da Liga Elite de Sub-20. Foi o segundo triunfo em dois jogos para a equipa orientada por Oceano Cruz.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Qadisiyah confirma contratação de Otávio ao Al Nassr

Otávio é reforço confirmado pelo Al Qadisiyah. O médio internacional português deixou o Al Nassr a título definitivo.

Sporting voltou aos treinos nesta terça-feira com 7 jovens das camadas jovens na sessão de Rui Borges

O Sporting voltou a treinar nesta terça-feira. A sessão orientada por Rui Borges contou com sete jovens das camadas jovens.

Frederico Varandas recusou proposta do Al Ahli da Arábia Saudita

Frederico Varandas recebeu uma proposta para ser CEO do Al Ahli da Arábia Saudita. O presidente do Sporting recusou a oferta.