📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Steven Gerrard

- Advertisement -

Steven Gerrard é uma das figuras mais marcantes do futebol inglês e, claro, do seu Liverpool FC. Uma história de lealdade e amor à camisola. Mais de duas décadas ao serviço do Liverpool. Considerado a alma de Anfield Road. Foi ainda capitão da seleção inglesa e um dos melhores da sua geração.

O jovem Steven chegou aos escalões de formação do Liverpool, decorria a época 91/92. Desde então cumpriu todas as etapas na formação, até que viria a cumprir o sonho de se estrear com a camisola da equipa principal. No dia 29 de novembro de 1998, começou a desenhar-se uma carreira marcante, quando Gérard Houllier lançou Gerrard, com apenas 19 anos, no jogo da 15ª jornada da Premier League, diante do Blackburn Rovers, em Anfield.

Steven Gerrard foi ganhando o seu espaço na equipa do Liverpool, vestindo a camisola entre 1998 e 2015, tronando-se um dos ídolos do clube da cidade dos Beatles. Gerrard, ao longo dos 25 anos que serviu o Liverpool, disputou 710 jogos, apontou 186 golos e venceu dez títulos – uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, duas Supertaças Europeias, duas FA Cups, três Taças da Liga Inglesa e uma FA Community Shield.

No entanto, recordar Steven Gerrard é recordar a sua liderança e o seu talento, o que nos leva ao dia 25 de maio de 2005. O Liverpool disputava, em Istambul, a final da Liga dos Campeões, frente ao gigante italiano AC Milan. Na primeira parte, os italianos foram superiores e venciam por 3-0, com golos de Paolo Maldini e Hernán Crespo. Todavia, Gerrard e os seus companheiros viriam a fazer história. Aos 54 minutos o capitão do Liverpool marcou o primeiro golo, até que levaram o jogo para prolongamento e grandes penalidades, após um empate a três bolas. Nos pontapés de penálti, o Liverpool venceu por 3-2 com o guardião Jerzy Dudek a ser decisivo. Nesta partida, a UEFA considerou Steven Gerrard o melhor jogador em campo.

“When I die, don’t bring me to the hospital. Bring me to Anfield. I was born there and will die there.” (Steven Gerrard)
Fonte: Liverpool FC

Na época 2014-15, Gerrard despdiu-se de Anfield Road e dos seus adeptos, rumando à Major League Soccer, para representar o LA Galaxy, somando 39 jogos e cinco golos marcados.

A história da carreira de Gerrard foi também escrita ao serviço da seleção, onde chegou a tornar-se capitão de equipa. Ao serviço de Inglaterra foi internacional em 114 ocasiões, nas quais apontou 21 golos. Na sua carreira internacional, disputou três campeonatos do mundo e três campeonatos da Europa.

Steven Gerrard ficará para sempre na história do futebol mundial e do seu Liverpool. Em Anfield fez vibrar os adeptos com a sua meia-distância, com a sua visão de jogo, qualidade de passe e liderança. O capitão do Liverpool, que tantas vezes fez Anfield festejar golos.

Foto de Capa: FIFA

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.