O que ganha o Chelsea com o novo sistema

 

Kanté parece ter um par de pulmões que não se esgota e o dom da omnipresença, patrocinado pela sua velocidade (sem bola, mas com ela também, em condução) e a plena noção de onde e quando deve estar e o que e quando deve fazer. Os dois equilibram bem a equipa, mas se um lhe dá conforto, o outro trabalha sobre esse conforto para criar e agitar as àguas.

aa
Conte passou para o seu sistema preferencial e o Chelsea só sabe ganhar
Fonte: Chelsea FC

Nas laterais, Moses tem revelado uma disponibilidade física fantástica no lado direito e Marcos Alonso, mesmo formado num contexto diferente, parece ter nascido para ser ala-esquerdo num sistema de três defesas. Paulo Sousa foi o primeiro a reparar nisso, potenciou-o nessa posição, Conte vai tirando proveito. Ambos dão largura ao processo de construção ofensiva e, Moses pelo físico e Alonso pela inteligência, são donos e senhores dos corredores laterais.

Agradecem os extremos/segundos avançados Pedro e Hazard, pela liberdade que a acção dos alas lhes confere, permitindo-lhes derivar para o meio e rematar, como gosta e sabe fazer o belga (veja-se o terceiro golo do Chelsea contra o Manchester United, no último Domingo), ou explorar combinações com os alas de forma a dar largura ao ataque, como Pedro sabe fazer tão bem. Embora Hazard possa explorar a horizontalidade tal com a mesma qualidade, tal como Pedro é capaz de derivar para o meio e finalizar. No meio disto tudo, ficam baralhados os laterais da defesa contrária, por não saber se devem fechar o centro ou… o corredor lateral (veja-se Valência no tal golo de Hazard).

A referência ofensiva, Diego Costa, tem a si apontada a marcação dos centrais contrária e a sua acção sem bola é fundamental na criação de espaços para os colegas… ou para si, sendo também importante na pressão ao portador da primeira bola de construção do rival, sempre auxiliado do fiel escudeiro e companheiro de selecção, Pedro, nesta tarefa. A defesa começa no ataque, e a pressão exercida sobre quem “sai” com a bola é fundamental para estancar presumíveis ataques à baliza dos blues e, claro, para iniciar, cada vez mais longe daí, o seu processo ofensivo.

Hazard, perante esta acção fica mais liberto e é encarregue de criar linhas de passe, receber a bola, devolver ou fugir com ela. No fundo, aquilo que o belga procurava. Agora, encontra-se num autêntico parque de diversões, onde pode exultar todo o seu talento.

Com a mudança de modelo de jogo, o Chelsea de Conte ganhou tudo o que parecia “pedir” nos jogos anteriores: agressividade na hora de pressionar a primeira fase de construção adversária, organização ofensiva … e aquela dose de magia que só um feiticeiro (Eden “Wizard” Hazard) podia trazer.

 Foto de Capa: Chelsea FC

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Fonte vai ou não renovar com o Casa Pia? Eis a resposta

José Fonte continua no Casa Pia por mais uma temporada. Defesa-central de 41 anos apresenta-se esta terça-feira.

Igor Jesus deixa Botafogo e ruma à Premier League por 11,6 milhões de euros

O Nottingham Forest garantiu a contratação de Igor Jesus. Avançado brasileiro deixa Botafogo e ruma à Premier League.

Prestianni despede-se de Ángel Di María: «És uma lenda mas acima de tudo uma grande pessoa»

Ángel Di María está de saída do Benfica para jogar no Rosario Central. Gianluca Prestianni despediu-se do avançado.

Novela Viktor Gyokeres-Sporting: Cláusula dos 60 milhões de euros já está ativa

Viktor Gyokeres está na porta de saída do Sporting. Cláusula dos 60 milhões de euros já está ativa. Eis a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas: Presidente sem norte ou soluções à vista

As críticas começam a aparecer e já há quem considere Villas-Boas o pior presidente da história do FC Porto

Barcelona vai emprestar avançado ao Estrela Amadora

O Estrela Amadora garantiu a contratação de Alan Godoy por empréstimo do Barcelona. Avançado de 22 anos a caminho.

Roménia: Glória ao passado, silêncio no presente

Houve um tempo em que a Roménia era temida. Um tempo em que os adversários olhavam com respeito para aquela camisola amarela