Onde te foste meter, Ruben?

Ruben Amorim não tem tido vida fácil desde que chegou ao Manchester United.

Em muitos setores da nossa sociedade passamos de bestial a besta num abrir e fechar de olhos. Hoje podemos ser os maiores do mundo, amanhã nem os maiores da nossa rua somos. No futebol acontece exatamente o mesmo, mais precisamente quando falamos da vida de um treinador, desde sempre e cada vez mais dependente de resultados desportivos. Existem algumas exceções, é certo, e talvez o caso mais conhecido de todos seja o de Alex Ferguson. O mítico manager do Manchester United não conquistou títulos nos primeiros anos sentado no banco dos red devils, mas fez história nas décadas seguintes e tornou-se uma lenda com um legado praticamente impossível de igualar.

Após a sua saída, em 2013, foram seis os treinadores que passaram por Old Traford, uns com mais sucesso que outros, mas jamais o Manchester United voltou aos tempos dourados da era Ferguson. A herança é pesada, muito pesada mesmo, e há quem diga que foi criada uma maldição em torno do clube inglês. Ruben Amorim é agora o novo líder do Teatro dos Sonhos, eu chamar-lhe-ia teatro dos pesadelos, e pode estar também ele a sofrer desse enguiço. Duas vezes campeão pelo Sporting, e com a possibilidade de ser bi esta temporada, o técnico português de 40 anos agarrou a oportunidade de uma vida e aceitou o convite para recolocar o Manchester United no trilho do sucesso.

Ponto prévio. Ruben Amorim, ao dizer que sim a esta sua nova aventura em Terras de Sua Majestade, já sabia ao que ia. Apanhou o clube no 13.º lugar da Premier League, e atualmente encontra-se numa posição ingrata, onde tenta terminar com dignidade a participação na melhor liga do mundo. As exibições têm sido sofríveis, e já há figuras do mundo do futebol a apontar-lhe o dedo. Um deles é Jamie Carragher, antigo futebolista inglês, que disse esta semana num podcast que, «o trabalho tem sido tão mau que o Manchester United poderá já estar arrependido».

Mas sejamos justos e honestos. Ruben Amorim é o menos culpado de tudo o que está a acontecer. Sem um plantel escolhido à sua medida, e com alguns jogadores a terem um rendimento paupérrimo dentro de campo, até pode ter as melhores ideias com o seu 3-4-3 ganhador em Alvalade, que pouca coisa vai mudar. Não lhe peçam milagres ou truques de magia para inverter a curto prazo esta espiral de maus resultados no campeonato.

Ruben Amorim Manchester United
Fonte: Manchester United FC

Acredito nas suas competências, mas é na próxima época que Ruben Amorim vai ter de mostrar o que realmente vale, quando todos os emblemas da Premier League partirem em pé de igualdade na tabela classificativa. Um pouco à semelhança do que aconteceu em Portugal. Entrou no Sporting a meio da temporada 2019/2020 vindo do Braga, ficou em quarto lugar, mas quando fez a primeira época completa ao serviço dos leões o desfecho foi o que se sabe.

Costuma-se dizer que o comboio só passa uma vez. Mas apanhar um comboio a meio de uma viagem que está a ser atribulada não costuma augurar nada de bom. É o que está acontecer a Ruben Amorim, ainda a levar com resquícios do seu antecessor, Erik ten Hag. O ex-treinador leonino pode ter-se metido num buraco maior do que estava à espera, mas pode ser ainda muito feliz esta época, com a conquista da Liga Europa, uma vez que já caiu da Taça da Inglaterra. Porque tem qualidade mais que suficiente para ter sucesso no Manchester United, ou em qualquer outra equipa que venha a orientar no futuro. Apenas não façam dele um bode expiatório dos males que outros fizeram no passado.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.

Federico Coletta já fala com a camisola do Benfica: «Muito obrigado pela oportunidade»

Federico Coletta foi apresentado durante esta quinta-feira como reforço do Benfica. O jogador chega da AS Roma.

Formula 1: piloto surpreende e coloca-se à frente de um dos Mercedes no Mundial

Alexander Albon está a ser um dos nomes de destaque do Mundial de Formula 1. O piloto pertence aos quadros da Williams.

Candidatura de Luís Filipe Vieira questiona promessa de Noronha Lopes relacionada com Bernardo Silva: «Seria ilegal»

Luís Filipe Vieira colocou em causa a promessa de João Noronha Lopes, que pretende fazer regressar Bernardo Silva ao Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Machado antevê a estreia pelo Al Tadhamon: «A equipa está bem e focada»

Pedro Machado fez a antevisão da sua estreia pelo Al Tadhamon, do Kuwait. O defesa português tem novo desafio na carreira.

Trabzonspor confirma contratação de André Onana ao Manchester United

André Onana é reforço confirmado pelo Trabzonspor. O guarda-redes camaronês foi emprestado pelo Manchester United até ao final da época.

Benfica já trabalha para janeiro: encarnados demonstraram interesse em jogador da Bundesliga

Momo Damar está a ser alvo do interesse do Benfica. O jogador do Hoffenheim pode deixar a Alemanha no mercado de transferências inverno.