Os 5 maiores flops portugueses na Liga Inglesa

3.

Adrien Silva – Esta história fez correr muita tinta nas gráficas portuguesas e inglesas. No 31º de agosto, último dia do mercado de transferências, e depois de tanto se especular, o capitão do Sporting ia deixar de vestir a verde-e-branca em busca de voos maiores. Reencontrava o ex-colega de equipa Slimani no sensacional Leicester City, que já namorava o português há mais de um ano. O problema começou, contudo, logo no primeiro minuto.

Os foxes pediram à FIFA uma extensão de duas horas para inscrever Adrien na Liga inglesa, visto que o negócio de 25 milhões de euros estava dependente da iminente transferência do internacional inglês Danny Drinkwater para o Chelsea.

Para infelicidade do médio e do clube inglês, Drinkwater assina pelo Chelsea, mas o pedido feito à FIFA acaba por ser chumbado e o Leicester falha a inscrição de Adrien por uns chocantes 14 segundos.

O ex-capitão leonino ficou impedido de jogar a primeira metade da Premier League, e só pôde ser inscrito em janeiro, 3 meses depois de ter viajado para Inglaterra.

Seja feita justiça: o Leicester comportou-se da melhor forma possível com o médio português. Assumiu toda a responsabilidade da falha, colocou à sua disposição os melhores instrumentos de treino, pagou ao Sporting todo o dinheiro devido pela transferência do campeão europeu bem como os salários deste tempo sem competir. Mas o mal estava feito.

Apesar de todos os esforços, Adrien perdera o ritmo de alta competição a que se habituou em Alvalade, onde jogava nunca menos de 35 jogos por época. Aquando da sua estreia em janeiro, a lentidão do internacional português era evidente. Ainda para mais num futebol novo. E indiscutivelmente mais competitivo.

Nesta época, Adrien Silva acaba por jogar 12 jogos, muitos dos quais como suplente utilizado. Neste período, não marca qualquer golo e faz apenas uma assistência. No ano seguinte, Adrien pisa os relvados ingleses apenas em 5 ocasiões, até ser emprestado por um ano e meio ao Mónaco.

Em França, voltou ao seu melhor futebol.

Finda a época na Ligue 1 devido ao panorama atual da COVID-19, resta um ano de contrato para o campeão europeu ao serviço do Leicester City. Nos últimos tempos tem sido, inclusive, noticiado um eventual regresso ao Sporting. Algo que só o tempo desvendará.

O período de Adrien Silva. em Inglaterra, fica inegavelmente marcado pelo número que levava às costas pelos foxes – o 14. Tivesse tudo acontecido 14 segundos mais cedo, e a história que acabo de escrever podia ser completamente diferente.

Diogo Dá Mesquita
Diogo Dá Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Jornalismo pela Universidade Católica. Também tirou o curso de árbitro na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 8 anos quando começou a perceber a emoção que o desporto movia. No espaço de quinze dias, observou a família a chorar de alegria o golo do Miguel Garcia em Alkmaar, a tristeza da derrota em Alvalade contra o CSKA o ensurdecedor apoio dos adeptos do Liverpool enquanto perdiam a final da Liga dos Campeões por 3-0. Hoje, e cada vez mais apaixonado por futebol, continua a desenhar o seu percurso para tentar devolver a esta indústria tudo o que dela já recebeu.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo marca de penálti e Portugal já vence a Hungria no caminho para o Mundial2026

Cristiano Ronaldo marcou o golo da reviravolta portuguesa no marcador diante dos húngaros. O Hungria x Portugal joga-se em Budapeste.

Cabo Verde vence Camarões e está a 1 jogo de marcar presença no Mundial 2026

Cabo Verde está próximo de fazer história. Vitória por 1-0 na receção aos Camarões deixa apuramento para o Mundial 2026 muito próximo.

Portugal vence Escócia e segue na liderança do Grupo B de apuramento para o Europeu Sub-21

Portugal continua o seu caminho rumo ao Europeu Sub-21 apenas com vitórias. Na Escócia, triunfo por 2-0 da equipa orientada por Luís Freire.

Arménia surpreende Irlanda e pode agitar contas do grupo de Portugal rumo ao Mundial 2026

A Arménia conseguiu derrotar a Irlanda na qualificação para o Mundial 2026. Vitória por 2-1 agita contas do Grupo F rumo à prova sediada no próximo ano.

PUB

Mais Artigos Populares

Barnabás Varga coloca ponto final na superioridade de Portugal e adianta Hungria em Budapeste

Barnabás Varga colocou a superioridade portuguesa em suspenso e marcou o 1-0. O Hungria x Portugal joga-se em Budapeste, capital húngara.

Clayton Silva eleito melhor avançado de agosto da Primeira Liga pela Liga Portugal

Clayton Silva foi eleito o melhor avançado da Primeira Liga em agosto. Avançado do Rio Ave distinguido pela Liga Portugal pelo último mês de prova.

Roberto Martínez arriscou no 11 de Portugal e explicou escolhas: «Uma estrutura que já utilizámos»

Roberto Martínez abordou as escolhas táticas de Portugal. Só há um central de raiz na equipa portuguesa para o embate diante da Hungria.