📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pep Guardiola | O mister (im)possível

- Advertisement -

Nunca tinha acontecido na história do futebol inglês, mas o Manchester City alcançou o inédito “Tetracampeonato”. Nem Sir Alex Ferguson conseguiu tal feito na sua longa carreira ao leme do rival, Manchester United, o que diz muito do percurso de Pep Guardiola nos últimos oito anos.

O clube vinha de um “ano de ouro” depois das conquistas da Premier League, FA Cup e Liga dos Campeões em 2022/23, e o verão contou com várias caras novas a chegar (Josko Gvardiol, Matheus Nunes, Jérémy Doku, Mateo Kovacic) e outras conhecidas a abandonar o projeto (Ilkay Gündoğan, Cole Palmer, Riyad Mahrez, Aymeric Laporte).

A época não começou particularmente bem com a derrota na Community Shield para o Arsenal, mas foi vingada pela conquista da Supertaça Europeia ao Sevilha. Após seis vitórias iniciais na Premier League, duas derrotas com Wolverhampton e Arsenal abanaram um pouco a equipa, mas o Manchester City estabilizou e só voltou a perder pontos em novembro.

Bernardo Silva é um dos intocáveis de Guardiola no Manchester City.
Fonte: Manchester City FC

Aí, veio a pior fase da época, com muitos jogos de rendimento abaixo do esperado, ao perder pontos em cinco de seis jornadas consecutivas. A partir daí, o rolo compressor voltou para finalizar o campeonato em grande, como de costume, e o City acumulou 18 vitórias em 21 jogos. Apenas Chelsea, Liverpool e Arsenal (novamente) roubaram pontos aos “Cityzens”.

Estas séries longas de vitórias são habituais da turma de Guardiola, o que dá uma margem de erro muito curta aos rivais. Numa luta pelo título a três, o Liverpool não aguentou ao final, a sofrer uma sequência de maus resultados, ficando pelo 3.º lugar na última temporada de Klopp em Merseyside. Já o Arsenal deu um passo em frente, em relação ao ano passado, e conseguiu combater até ao final, mas não chegou para ser campeão 20 anos depois.

Arsenal Jogadores
Fonte: Arsenal FC

Para além de bases táticas já estabelecidas há anos e um plantel profundo em qualidade e não quantidade (que permite ter dois “titulares” em cada posição), há uma mentalidade vencedora no seio do plantel fruto de muitas conquistas nos últimos anos. A experiência de ganhar tantos títulos dá uma tranquilidade nos momentos derradeiros e, nesta última jornada, a equipa entrou com tudo contra o West Ham e mesmo quando viu a sua vantagem a ser reduzida por Kudus, não houve o “nervosinho” que tem havido nos últimos anos. A maturidade veio ao de cima e fecharam a época com uma grande de Phil Foden, para muitos, o melhor jogador da competição.

A pergunta que surge agora é: “Mas vão ficar pelo Tetra?” É que Guardiola tem mais um ano de contrato e o City estará, inevitavelmente, na luta pelo título. Conseguirão o “Penta” em 2024/25?

Subscreve!

Artigos Populares

Hugo Oliveira e goleada sofrida contra o FC Porto: «Temos de crescer para lutar por finais no futuro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho dos oitavos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Famalicão no Estádio do Dragão.

Francesco Farioli elogia guarda-redes do FC Porto e destaca João Costa: «Como líder do grupo é incrível»

Francesco Farioli analisou o desfecho dos oitavos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Famalicão no Estádio do Dragão.

Sorriso e a derrota contra o FC Porto: «Não podemos errar contra as equipas grandes»

Sorriso fez a análise ao desfecho dos oitavos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Famalicão no Estádio do Dragão.

William Gomes após mais uma vitória do FC Porto: «Devemos este momento à humildade»

William Gomes fez a análise ao desfecho dos oitavos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Famalicão no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os destaques do FC Porto x Famalicão da Taça de Portugal

O FC Porto recebeu o Famalicão em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. Fica com os destaques do encontro.

Goleada no Estádio do Dragão: FC Porto elimina Famalicão e marca duelo com o Benfica nos quartos da Taça de Portugal

FC Porto venceu o Famalicão por 4-1 e avançou para os quartos de final da Taça de Portugal. Os dragões vão defrontar o Benfica na próxima fase da prova.

Fase regular da Conference League termina: eis os apurados, quem vai ao playoff e os eliminados

A fase regular da Conference League terminou esta quinta-feira. Fica com todas as decisões, desde apurados, playoff e eliminados.