Pep Guardiola | O mister (im)possível

- Advertisement -

Nunca tinha acontecido na história do futebol inglês, mas o Manchester City alcançou o inédito “Tetracampeonato”. Nem Sir Alex Ferguson conseguiu tal feito na sua longa carreira ao leme do rival, Manchester United, o que diz muito do percurso de Pep Guardiola nos últimos oito anos.

O clube vinha de um “ano de ouro” depois das conquistas da Premier League, FA Cup e Liga dos Campeões em 2022/23, e o verão contou com várias caras novas a chegar (Josko Gvardiol, Matheus Nunes, Jérémy Doku, Mateo Kovacic) e outras conhecidas a abandonar o projeto (Ilkay Gündoğan, Cole Palmer, Riyad Mahrez, Aymeric Laporte).

A época não começou particularmente bem com a derrota na Community Shield para o Arsenal, mas foi vingada pela conquista da Supertaça Europeia ao Sevilha. Após seis vitórias iniciais na Premier League, duas derrotas com Wolverhampton e Arsenal abanaram um pouco a equipa, mas o Manchester City estabilizou e só voltou a perder pontos em novembro.

Bernardo Silva é um dos intocáveis de Guardiola no Manchester City.
Fonte: Manchester City FC

Aí, veio a pior fase da época, com muitos jogos de rendimento abaixo do esperado, ao perder pontos em cinco de seis jornadas consecutivas. A partir daí, o rolo compressor voltou para finalizar o campeonato em grande, como de costume, e o City acumulou 18 vitórias em 21 jogos. Apenas Chelsea, Liverpool e Arsenal (novamente) roubaram pontos aos “Cityzens”.

Estas séries longas de vitórias são habituais da turma de Guardiola, o que dá uma margem de erro muito curta aos rivais. Numa luta pelo título a três, o Liverpool não aguentou ao final, a sofrer uma sequência de maus resultados, ficando pelo 3.º lugar na última temporada de Klopp em Merseyside. Já o Arsenal deu um passo em frente, em relação ao ano passado, e conseguiu combater até ao final, mas não chegou para ser campeão 20 anos depois.

Arsenal Jogadores
Fonte: Arsenal FC

Para além de bases táticas já estabelecidas há anos e um plantel profundo em qualidade e não quantidade (que permite ter dois “titulares” em cada posição), há uma mentalidade vencedora no seio do plantel fruto de muitas conquistas nos últimos anos. A experiência de ganhar tantos títulos dá uma tranquilidade nos momentos derradeiros e, nesta última jornada, a equipa entrou com tudo contra o West Ham e mesmo quando viu a sua vantagem a ser reduzida por Kudus, não houve o “nervosinho” que tem havido nos últimos anos. A maturidade veio ao de cima e fecharam a época com uma grande de Phil Foden, para muitos, o melhor jogador da competição.

A pergunta que surge agora é: “Mas vão ficar pelo Tetra?” É que Guardiola tem mais um ano de contrato e o City estará, inevitavelmente, na luta pelo título. Conseguirão o “Penta” em 2024/25?

Subscreve!

Artigos Populares

Borussia Dortmund aproveita oportunidade para se aproximar da liderança e Estugarda volta a vencer: Eis os resultados do dia na Bundesliga

O Borussia Dortmund venceu o Heidenheim por 3-2 em casa e o Estugarda bateu o Friburgo pela margem mínima, este domingo, na 20.ª jornada da Bundesliga.

Benfica vê mais um alvo para o ataque fugir e Everton fecha empréstimo de avançado do Chelsea

O Everton garantiu o empréstimo de Tyrique George. Extremo do Chelsea era alvo do Benfica para este mercado.

Manchester City desperdiça vantagem de dois golos e empata no terreno do Tottenham

Tottenham e Manchester City empataram a duas bolas num encontro da 24.ª jornada da Premier League. Dominic Solanke apontou um bis com um golo de calcanhar.

Negócio fechado: Nápoles assegura empréstimo com opção de compra de Alisson Santos

Alisson Santos será emprestado ao Nápoles até ao final da temporada, com uma cláusula de opção de compra de 15 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques da goleada do Gil Vicente sobre o Famalicão

Gil Vicente e Famalicão defrontaram-se durante a tarde deste domingo, com os gilistas a vencerem por 5-0. Eis os cinco destaques do encontro.

Gil Vicente vence Famalicão por 5-0 na 20ª jornada da Primeira Liga

O Gil Vicente venceu o Famalicão por 5-0 na 20.ª jornada da Primeira Liga. Vitória gorda da equipa da casa.