Pep Guardiola | O mister (im)possível

Nunca tinha acontecido na história do futebol inglês, mas o Manchester City alcançou o inédito “Tetracampeonato”. Nem Sir Alex Ferguson conseguiu tal feito na sua longa carreira ao leme do rival, Manchester United, o que diz muito do percurso de Pep Guardiola nos últimos oito anos.

O clube vinha de um “ano de ouro” depois das conquistas da Premier League, FA Cup e Liga dos Campeões em 2022/23, e o verão contou com várias caras novas a chegar (Josko Gvardiol, Matheus Nunes, Jérémy Doku, Mateo Kovacic) e outras conhecidas a abandonar o projeto (Ilkay Gündoğan, Cole Palmer, Riyad Mahrez, Aymeric Laporte).

A época não começou particularmente bem com a derrota na Community Shield para o Arsenal, mas foi vingada pela conquista da Supertaça Europeia ao Sevilha. Após seis vitórias iniciais na Premier League, duas derrotas com Wolverhampton e Arsenal abanaram um pouco a equipa, mas o Manchester City estabilizou e só voltou a perder pontos em novembro.

Bernardo Silva é um dos intocáveis de Guardiola no Manchester City.
Fonte: Manchester City FC

Aí, veio a pior fase da época, com muitos jogos de rendimento abaixo do esperado, ao perder pontos em cinco de seis jornadas consecutivas. A partir daí, o rolo compressor voltou para finalizar o campeonato em grande, como de costume, e o City acumulou 18 vitórias em 21 jogos. Apenas Chelsea, Liverpool e Arsenal (novamente) roubaram pontos aos “Cityzens”.

Estas séries longas de vitórias são habituais da turma de Guardiola, o que dá uma margem de erro muito curta aos rivais. Numa luta pelo título a três, o Liverpool não aguentou ao final, a sofrer uma sequência de maus resultados, ficando pelo 3.º lugar na última temporada de Klopp em Merseyside. Já o Arsenal deu um passo em frente, em relação ao ano passado, e conseguiu combater até ao final, mas não chegou para ser campeão 20 anos depois.

Arsenal Jogadores
Fonte: Arsenal FC

Para além de bases táticas já estabelecidas há anos e um plantel profundo em qualidade e não quantidade (que permite ter dois “titulares” em cada posição), há uma mentalidade vencedora no seio do plantel fruto de muitas conquistas nos últimos anos. A experiência de ganhar tantos títulos dá uma tranquilidade nos momentos derradeiros e, nesta última jornada, a equipa entrou com tudo contra o West Ham e mesmo quando viu a sua vantagem a ser reduzida por Kudus, não houve o “nervosinho” que tem havido nos últimos anos. A maturidade veio ao de cima e fecharam a época com uma grande de Phil Foden, para muitos, o melhor jogador da competição.

A pergunta que surge agora é: “Mas vão ficar pelo Tetra?” É que Guardiola tem mais um ano de contrato e o City estará, inevitavelmente, na luta pelo título. Conseguirão o “Penta” em 2024/25?

Subscreve!

Artigos Populares

Alexander Isak já se despediu do Newcastle: «Juntos escrevemos história»

Alexander Isak trocou o Newcastle pelo Liverpool por 144 milhões de euros. Avançado deixou mensagem de despedida.

Manchester United só mantém 1 dos 5 jogadores da lista principal de dispensas

O Manchester United de Ruben Amorim resolveu o futuro de Rashford, Garnacho, Sancho e Antony. Só Tyrell Malacia continua no clube.

Tomás Handel diz adeus ao Vitória SC: «Um dia, se a vida for generosa, volto a casa»

Tomás Handel deixou o Vitória SC para reforçar o Estrela Vermelha neste mercado de verão. Eis a sua mensagem de despedida.

Victor Froholdt quer vingar na Seleção da Dinamarca: «É mais fácil a jogar num clube grande e liga maior»

Victor Froholt deu uma entrevista ao jornal Ekstra Bladet. Médio do FC Porto pretende vingar na Seleção da Dinamarca.

PUB

Mais Artigos Populares

Lamine Yamal quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro: «Os meus dois sonhos»

Lamine Yamal concedeu uma entrevista à RTVE. Extremo espanhol quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro.

Midtjylland confirma ter havido «vários clubes grandes» a tentar ex-Benfica

Franculino Djú contou com vários clubes interessados neste mercado de verão. Bayern Munique foi um deles e está confirmado.

Lyon de Paulo Fonseca confirma contratação de Martín Satriano

O Lyon confirmou a contratação de Martin Satriano. O avançado uruguaio foi emprestado pelo Lens até ao final da época.