📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Potter e o seu regresso a Inglaterra

- Advertisement -

Graham Stephen Potter é o novo treinador do Swansea City. O nome pode ser desconhecido para o adepto comum, mas, para quem estiver atento, sabe que Potter acaba de ter uma oportunidade que há muito merecia. Em 2011, quando começou a carreira de treinador, estava na 4ª divisão da Suécia…

Foram sete anos. Sete anos ao serviço do Ostersunds, clube do centro da Suécia e, com Graham ao comando, o clube conheceu os seus anos mais dourados da história, coroados com três promoções até à 1ª divisão do país escandinavo. Depois de duas promoções consecutivas (2011 e 2012) que fizeram a equipa catapultar da 4ª para a 2ª divisão da Suécia, o Ostersunds, ao cabo de três épocas na ‘2ª’, almejou subir ao ‘Allsvenskan’, escalão primodivisionário da Suécia. Mais, em 2017 ergueu a Taça.

Como consequência da conquista da Taça, o Ostersunds causou impacto europeu na Liga Europa, pois, ao entrar na 2ª pré-eliminatória, foi eliminando equipas de renome, tais como Galatasaray ou PAOK, passou a fase de grupos onde esteve integrado com Athletic Bilbao, Zorya e Hertha de Berlim e só viu interrompida este surpreendente trajeto nos 16 avos de final quando caiu aos pés do Arsenal – derrota na Suécia por 3-0 e vitória em pleno Emirates Stadium por 2-1 (os suecos fizeram o 2-0 ainda cedo e reabriram de certa forma a eliminatória).

Graham Potter deixa o Ostersunds pela porta grande depois de uma ascensão incrível nos últimos sete anos
Fonte: Ostersunds Fotbollsklubb

Como jogador, Graham teve uma carreira modesta e só jogou em clubes ingleses, tais como Stoke City, West Bromwich ou York City. Sendo assim, conclui-se que este é um regresso ao futebol britânico e ao cabo de vários anos de trabalho num país onde o futebol não é de longe o mais apreciado e, quando chegou, pegou num clube completamente entregue ao amadorismo, levando-o até viver, como se assistiu esta época, dias europeus.

Deixa o emblema sueco na 6.ª posição do campeonato e agora abraça um novo desafio, o primeiro como treinador em terras de Sua Majestade. O objetivo é devolver os ’Swans’ à Premier League depois da inglória descida desta temporada. Ainda que esteja no Championship, Potter vai ser protagonista em palcos do melhor futebol do mundo, o que só se deve ao seu mérito de lá ter chegado. Aos 43 anos, o técnico ainda é jovem e tem tudo para dar cartas ao melhor nível no futebol europeu. Depois da história de encantar na Suécia, Graham Potter tem um novo capítulo a escrever.

Foto de Capa: Swansea City FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal sagra-se vice-campeão europeu na estafeta mista de corta-mato

Nos Europeus de corta-mato, Isaac Nader, Salomé Afonso, Rodrigo Lima e Patrícia Silva conduziram Portugal à conquista da medalha de prata.

Virgil van Dijk pronuncia-se sobre o futuro de Mohamed Salah no Liverpool: «Espero que ele fique»

Virgil van Dijk reagiu à polemica que envolve o Mohamed Salah e Arne Slot. O capitão dos reds quer que o egípcio fique no clube campeão da Premier League.

Mike Maignan perto de definir o futuro no AC Milan

Após rumores sobre a saída de Mike Maignan, o diretor do AC Milan assegurou que o clube e o guardião francês já estão em negociações.

Avançado do Casa Pia contratado no verão de 2024 pode finalmente estrear-se pelo clube

Clau Mendes esteve mais de um ano lesionado. O avançado foi dado como apto e poderá ser utilizado caso Gonçalo Brandão assim o deseje.

PUB

Mais Artigos Populares

WWE Saturday Night’s Main Event: Obrigado por tudo, John Cena

O último evento especial da WWE em 2025 era aquele que prometia mais emoções fortes. John Cena ia disputar o último combate da sua riquíssima carreira.

Manchester City vence com assistência de Matheus Nunes e West Ham United perde em jogo com marca de Mateus Fernandes

O Manchester City foi a Londres vencer o Crystal Palace por 3-0. Já o West Ham United recebeu o Aston Villa, com os de Birmingham a triunfar por 3-2.

Nápoles derrotada no terreno da Udinese e Fiorentina afunda com derrota nos descontos: Eis os primeiros resultados do dia na Serie A

Este domingo, na 15.ª jornada da Serie A, o AC Milan empatou por 2-2 frente ao Sassuolo e o Nápoles foi derrotado por 1-0 pela Udinese.