Premier League – A liga dos sonhos

- Advertisement -

Para o meu primeiro artigo, decidi escrever sobre a Liga que me faz realmente amar o futebol e tudo o que ele representa. Paixão, empenho, dedicação e magia.

O meu gosto especial pela Premier League (Liga Inglesa de Futebol) advém da qualidade de jogo que todas as equipas da Liga apresentam. O jogo é, geralmente, disputado a cada segundo, com jogos extremamente fervorosos, tanto dentro, como fora de campo. Assim sendo, começo por lhe chamar “a liga dos sonhos”, com uma alusão ao estádio do Manchester United (Old Trafford), conhecido no mundo do futebol como o “Teatro dos Sonhos”.

A Premier League é um verdadeiro exemplo a seguir. Não há uma equipa que jogue “com 2 camiões” à frente da baliza, como é fácil avistar em Portugal. O jogo é disputado “cara-a-cara”, e todas as equipas procuram a vitória, seja contra equipas do mesmo calibre, seja contra equipas de calibre superior. A qualidade do futebol inglês está mais que atestada, sendo as goleadas e as grandes exibições algo regular.

Contudo, são os adeptos e o Fair-Play presente dentro e fora de campo que elevam a Liga a um patamar superior. Quem não se lembra do ambiente vivido nos grandes derbys? Ou dos adeptos do Liverpool a cantarem o hino do clube You’ll never walk alone?

Adeptos do Liverpool, durante o hino do clube / Fonte: live4liverpool.com
Adeptos do Liverpool, durante o hino do clube / Fonte: live4liverpool.com

Porém, os meus argumentos não se esgotam aqui. Na Premier League não existem apenas dois ou três candidatos ao título, como em Espanha, com o Real Madrid e o FC Barcelona; ou na Alemanha, com o Bayern Munich e o Borussia Dortmund; ou mesmo em França, com os multimilionários Paris-Saint Germain e AS Monaco. Na Liga Inglesa o número disparou e são, atualmente, seis os candidatos: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham.

Aproveito o mote para dar início a uma breve análise da Premier League até à 7ª jornada.

Quanto aos três últimos campeões (Chelsea, Manchester City e Manchester United), trocaram de treinador e, por isso, estes têm sentido dificuldades em pôr a equipa a “carburar”, isto é, existe uma extrema falta de consistência e confiança no que toca aos jogadores e às novas ideias dos treinadores. Isto torna-se ainda mais notório no Manchester United, uma vez que David Moyes tem sentido claras dificuldades em substituir Sir Alex Ferguson. Contudo, Pellegrini e Mourinho não têm tido a vida facilitada nos seus respetivos clubes, onde as suas decisões são consecutivamente questionadas.

Ainda assim, existem surpresas, nomeadamente a consistência do Arsenal. Os Gunners garantiram 5 vitórias consecutivas, acabando essa série com um empate fora, frente ao West Bromwich Albion, o que não deixa de ser um resultado positivo, dado que é um terreno extremamente difícil para qualquer equipa.

Já o Liverpool está a ter o início de época que já não tinha faz uns bons anos. Rodgers conseguiu dar consistência defensiva à equipa e o ataque, composto, principalmente, por Sturridge e Coutinho, fez o suficiente até ao regresso de Suárez, que, mal regressou, demonstrou ser a peça mais importante do plantel dos Reds.

O Tottenham, considerado o outsider dos candidatos ao título, obteve o seu segundo melhor arranque de sempre na competição, o que atesta a Villas-Boas o bom trabalho ao leme dos Spurs. Veremos como reage ao desaire desta jornada (derrota por 0-3, frente ao West Ham).

André Villas-Boas / Fonte: escanteio.com.br
André Villas-Boas / Fonte: escanteio.com.br

Finalmente, decidi ainda fazer uma menção ao Everton, que, com um bom plantel, com um treinador que tem provas dadas (Roberto Martinez), pode levá-los ao acesso à Liga dos Campeões. Fazem parte deste plantel jogadores como: Baines, Lukaku, Mirallas ou a jovem promessa Barkley (diria mesmo certeza). A perda de Fellaini para o Manchester United parece, portanto, bem colmatada.

Na minha opinião, será a consistência das equipas que trará frutos, contudo é um campeonato surpreendente, pelo que resta ver o que fazem os reais candidatos ao título.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo e companhia em alerta: antigo adjunto de Roger Schmidt no Benfica procura bater Al Nassr por título continental

O Al Nassr está na disputa pela Champions Asiática 2. O emblema da Arábia Saudita vai enfrentar o Gamba Osaka na final.

Atenção, Sporting: gigante italiano entra na corrida por Issa Doumbia

Issa Doumbia está a ser fortemente apontado ao Sporting. O jogador interessa à Juventus e pode manter-se em Itália.

O filme da subida: Académico Viseu sobe à Primeira Liga 37 anos depois!

O Académico de Viseu está de volta à Primeira Liga. Equipa de Sérgio Fonseca garantiu promoção na última jornada.

Académico de Viseu empata contra o Sporting B e garante subida direta à Primeira Liga e envia Torreense para o playoff

Contas da subida decididas. O Académico de Viseu segura o segundo lugar e sobe direto enquanto o Torreense vai jogar o playoff.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting quer contratar 5 novos médios: eis o ponto de situação de todos os negócios

O Sporting quer reformular o meio-campo e tem cinco alvos no mercado. Conhece o ponto de situação dos jogadores desejados pelos leões.

José Mourinho já informou várias pessoas do Benfica que vai rumar ao Real Madrid

José Mourinho está em conversas muito avançadas com o Real Madrid. Treinador já comunicou saída a várias pessoas do Benfica.

Robert Lewandowski confirma saída do Barcelona: «O capítulo mais incrível da minha carreira»

Robert Lewandowski anunciou a saída do Barcelona. Avançado polaco confirmou fim de ciclo nas redes sociais.