Quase nada se alterou

Quase nada se alterou, relativamente à penúltima jornada, no figurino final da edição 2013/2014 da Premier League, registando-se apenas duas mudanças da tabela classificativa, com o Stoke City a garantir um prestigiante nono lugar graças à vitória imposta ao West Bromwich no regresso do nigeriano Peter Odemwingie ao The Hawthorns (de onde saiu infeliz) e com o Swansea a conseguir o 12º lugar, depois de ter conquistado os três pontos no terreno do Sunderland – vitória por 3-1, num jogo em que Wilfried Bony deu uma prova da sua enorme qualidade, com um golo e uma assistência.

Ambas as equipas derrotadas (WBA e Sunderland) não foram “destronadas” dos 17º e 14º posto (respetivamente), até porque quem os tinha ao seu alcance conheceu o mesmo destino nos seus encontros, confirmando-se a despromoção do Norwich (que só goleando, de forma histórica, o Arsenal poderia sonhar em alcançar o WBA, e perdeu por 2-0) e as já esperadas derrotas do Hull City e do Aston Villa frente a equipas de maior nomeada…

… na circunstância o Everton (bateram os segundos por 2-0) e o Tottenham (derrotaram os primeiros por 3-0), que confirmaram o apuramento para a fase de qualificação da Liga Europa, após ficarem garantidos os 5º e 6º lugares. Uma conjuntura que em nada agradou aos red devils, que teriam de vencer e esperar uma derrota dos homens de White Hart Lane para evitarem a “vergonha” de não ir às competições europeias no próximo ano. Mas nem uma coisa nem outra se concretizou – o Manchester United empatou a uma bola no reduto do Southampton, que manteve um gratificante 8º posto, coroando da melhor maneira uma temporada memorável…

… algo que não pode ser dito pelos adeptos do Fulham e do Cardiff, que partiram com a despromoção garantida para este encontro e mantiveram a toada de equipas que venceram pouco no decorrer da temporada, não logrando vencer os respetivos encontros. O Fulham garantiu um ponto nos minutos finais na partida ante o Crystal Palace, que terminou com um empate a dois golos e que confirmou o excelente momento de forma vivido por Dwight Gayle, autor dos dois tentos da equipa forasteira (e que já tinha marcado outros tantos ao Liverpool, na jornada passada). O Cardiff obrigou o Chelsea a suar para vencer, estando a vencer até ao minuto 72, mas a entrada de Schurrle (rendeu Mikel) desfez qualquer dúvidas e ao minuto 76 a formação londrina já tinha fixado o resultado final em 2-1 a seu favor, condenando os galeses ao sempre indesejável 20º lugar.

Festa do título  Fonte: Bleacher Report (UK)
Festa do título
Fonte: Bleacher Report (UK)

No extremo oposto, a luta pelo título terminou como era esperado. O Manchester City sucedeu ao Manchester United e sagrou-se campeão, derrotando com autoridade o West Ham por 2-0, num encontro marcado pela inoperância da formação londrina (apenas 3 remates em todo o encontro) e pela fantástica exibição protagonizada por Samir Nasri (um golo, cinco remates e uma quantidade anormal de toques [125] e de percentagem de sucesso no passe [96%] para quem joga numa zona adiantada e longínqua do centro do terreno) que confirmou 2013/2014 como a sua época de redenção… algo que Luís Suarez quereria ter dito no final do encontro do Liverpool, com o caneco nas mãos, mas que não pôde fazer, pese embora a recuperação dos reds, em Anfield, após terem estado a perder por 1-0 ante o Newcastle.

Após conseguir o segundo título em três anos, o Manchester City parece ter consolidado o estatuto de novo gigante de Inglaterra, provando que o dinheiro pode, de facto, comprar vitórias por via da aquisição da competência – algo que nunca faltou a Manuel Pellegrini durante a época e que lhe permitiu “engenhar” a sua primeira conquista na Europa.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim pede tempo e atira: «Não estamos preparados para jogar na Premier League e na Europa»

Ruben Amorim fez a antevisão do jogo do Manchester United frente ao Grimsby Town, na segunda ronda da Taça da Liga. O técnico pediu tempo para o plantel.

Sporting avança com proposta por Jota Silva

O Sporting apresentou uma proposta por Jota Silva. Leões querem avançado português por empréstimo sem obrigação de compra.

Ex-Sporting Eric Dier rendido a antigo companheiro: «É o melhor de todos os tempos»

Eric Dier não poupou nos elogios para Manuel Neueur. O defesa-central inglês falou da experiência de ter jogado ao lado do guardião no Bayern Munique.

A preparar a saída de Georgiy Sudakov? Shakhtar Donetsk fecha médio por 10 milhões de euros

O Shakhtar Donetsk garantiu a contratação de Isaque Silva. O médio brasileiro vai deixar o Fluminense por dez milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

Substituto de Richard Ríos? Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio da Premier League por 10 milhões de euros

O Palmeiras fecha a contratação de Andreas Pereira ao Fulham de Marco Silva. Operação a rondar os 10 milhões de euros.