Saber Reagir – O Futebol a Imitar a Vida

A adversidade é uma das melhores oportunidades que existem na vida para se aprender a vencer. É ela que nos dessensibiliza para certas crueldades e injustiças e nos ajudando a criar o carácter e a personalidade quem serve de escudo para as enfrentar.

Ter lidado com momentos menos bons pode, por isso, ser uma das melhores vantagens que qualquer pessoa pode ter sobre outra, sobretudo nos tempos de comodismo em que vamos vivendo. É como se se tivesse adquirido uma espécie de imunidade especial à dor e ao desconforto que lhe permite progredir de forma mais esclarecida e menos complexada rumo à melhor forma de um ser humano.

Não precisamos de andar muito para trás no tempo de forma a encontrarmos um exemplo relacionado com o que é referido nestes dois primeiros parágrafos: Aston Villa vs Arsenal do passado sábado.

O Arsenal teve um dos mais testes mais difíceis deste início de temporada no passado sábado, no Villa Park, e não foi só por causa do adversário. Esse (Aston Villa), é certo, tem assinado um início de campeonato irrepreensível, somando 10 pontos em 15 possíveis, incluindo 3 “roubados” no campo do vice-campeão nacional inglês (Anfield Road, Liverpool)… mas esse estava longe de ser o único problema dos gunners.

A equipa encontrava-se com uma série de problemas à partida para este jogo. Começando logo na (gritante) falta de uma identidade de jogo que permita incorporar a electricidade de Sanchez, o génio de Özil e o músculo de Welbeck e terminando, claro está, nos resultados menos positivos que a equipa vinha obtendo até então: somava apenas uma vitória no campeonato (em quatro jornadas), três triunfos em jogos oficiais (em sete possíveis) e encontrava-se numa série de três jogos sem vencer, consentindo empates a Leicester e Manchester City (este, nos últimos minutos, num encontro disputado no seu reduto) e perdendo, em Dortmund, diante do Borussia, para a Liga dos Campeões.

Özil com mais um passe rumo à reacção do Arsenal  Fonte: Getty Images
Özil com mais um passe rumo à reacção do Arsenal
Fonte: Getty Images

Como se não bastasse, do ponto de vista teórico, não teria vida fácil pois iria encontrar uma das sensações do campeonato inglês, o Aston Villa, e logo no seu reduto, uma equipa que só sabia estar nos encontros desta competição de duas formas – empatada ou a vencer -, fazendo de uma  defesa experiente e consistente (liderada pelos “guerreiros” Vlaar e Senderos e auxiliada por dois laterais com boa cultura defensiva – Cissokho e Hutton) a pedra basilar das boas performances que vinha a assinalar até então.

Vlaar lesionou-se, mas a equipa até soube reagir à perda do capitão, com Baker, o seu substituto directo, a ser mesmo considerado o homem do jogo no encontro de Anfield Road… mas aí, começaram a vencer cedo (9 minutos), e os processos que tiveram de resolver durante o encontro tinham como pano de fundo uma situação (vitória ou empate) com a qual a equipa já sabia lidar.

No último sábado, pela primeira vez, a equipa do Villa viu-se em desvantagem. Aconteceu aos 32 minutos, numa jogada de saída rápida do Arsenal em que se notou a identidade de jogo que Wenger costuma impôr às suas equipas, com passe curto e objectivo (e toda uma dinâmica posicional em seu redor), até se chegar aos últimos 30 metros contrários e finalizar mal haja hipótese.

Cinco minutos depois o resultado estava 3-0, e durante o resto do jogo o Aston Villa foi uma equipa completamente diferente daquela que deliciara os seus adeptos nas primeiras quatros jornadas. Desapareceu toda uma segurança e firmeza do seu futebol para se dar lugar ao desespero e ao medo de falhar. O Arsenal soube esperar pela vitória que lhe andava fugida, o Aston Villa, por não ter aprendido a lidar com o fracasso, desnorteou-se.

No Villa Park, no passado sábado, o futebol pôs-se a imitar a vida. A servir de amostra, e, por isso, de ensinamento. Como tantas vezes faz.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique e AC Milan vão reunir por Rafael Leão e há 40 milhões de euros a separar os dois clubes

O Bayern Munique está muito interessado em garantir Rafael Leão. O jogador pertence aos quadros do AC Milan.

Lamine Yamal elogia Cristiano Ronaldo e fala da Bola de Ouro: «Para mim é para o melhor jogador do ano»

Lamine Yamal deixou grandes elogios a Cristiano Ronaldo e falou sobre a corrida à próxima edição à Bola de Ouro.

Casa Pia diz adeus a ex-Benfica e posição será reforçada

O Casa Pia não vai continuar com Cauê nos seus quadros. O jogador esteve emprestado por meia época pelo Lommel.

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.

Iván Fresneda quer subir o nível: «O meu próximo objetivo é a seleção de Espanha»

Iván Fresneda acabou por ser um elemento importante para o Sporting na última temporada. O lateral quer chegar à seleção.

Wellington Carvalho renova contrato com o Chaves

Wellington Carvalho vai continuar a vestir a camisola do Chaves. O extremo é mais uma das renovações flavienses.