Será que os Reds aprenderam “A(lisson)”? | Liverpool x Newcastle

Taça da Liga Inglesa, final: domingo, 16 de março de 2025, 16h30.

A ANTEVISÃO: Quem montar o castelo mais sólido em Wembley, vencerá o jogo.

Apesar de ser o torneio com menor relevância do panorama nacional em Inglaterra, estou certo que ambas as equipas tentarão, com unhas e dentes, vencê-lo. Primeiro o Newcastle, porque, se excluirmos as conquistas do Championship, já não vence um troféu a nível sénior desde a conquista da antiga Taça Intertoto em 2006. Por outro lado, o todo-poderoso Liverpool já viu um dos seus objetivos principais esvair-se, falo da Champions League, após a eliminação – justa, diga-se de passagem – frente ao PSG, em Anfield, após grandes penalidades.

Assim sendo, a situação pode ser vista de dois prismas. O primeiro é da perspetiva em que os Magpies, chegando aqui com uma semana “limpa” de preparação, possam atacar o Liverpool naquela que é a fase mais negra e menos inspirada da temporada dos Reds. O outro lado da moeda é a equipa de Arne Slot tentar usar a derrota como alavanca para conquistar o único título ainda possível de conquista, para além da Premier League, tendo sido eliminado precoce e surpreendentemente da Taça de Inglaterra, pelo Plymouth Argyle, último classificado do Championship.

Para além de perder a partida frente aos parisienses, o Liverpool também perdeu Alexander-Arnold, juntando-se a Conor Bradley e Joe Gomez na lista de ausências, o que, provavelmente, obrigará Arne Slot, a colocar Jarell Quansah, defesa central recém convocado à seleção A inglesa, como lateral direito, podendo também optar por Wataru Endo. Ibrahima Konaté também saiu com dificuldades da partida da prova milionária, mas, ao que tudo indica, estará apto para fazer parceria com Virgil Van Dijk no centro da defesa.

Falando em centrais neerlandeses, do lado da equipa de Eddie Howe, Sven Botman é baixa, devido a uma lesão no joelho e deve ficar de fora por cerca de sete semanas. Lewis Hall e Jamal Lascelles também ficam de fora da derradeira final por lesão, enquanto que Anthony Gordon continua a cumprir a expulsão, da derrota frente ao Brighton, nos oitavos de final da Taça de Inglaterra.

O encontro será ajuizado pelo inglês de 35 anos, John Brooks.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Liverpool é o atual campeão e o clube mais bem-sucedido na história da competição, com 10 títulos.
  2. A última vez que Newcastle e Liverpool se defrontaram numa final foi a quatro de maio de 1974, para a Taça de Inglaterra, tendo os Reds vencido por 3-0 com um bis de Kevin Keegan e um golo de Steve Heighway.
  3. O Newcastle já não vence o Liverpool há quase 10 anos (Newcastle 2-0 Liverpool, jornada 15 da Premier League 2015/2016).
  4. O Newcastle não vence um grande troféu doméstico desde a Taça de Inglaterra de 1955, totalizando um jejum de 70 anos.
  5. Em taças, o histórico entre Liverpool e Newcastle está equiparado, com cinco vitórias para cada lado e um empate.
  6. Para a Taça da Liga Inglesa, há uma vitória para cada equipa. Os Reds vencerem por 2-0, após prolongamento, em 1997/1998 e os Magpies venceram por 1-0 em 1995/1996.
  7. Com cinco golos marcados, Cody Gakpo é, até então, o melhor marcador desta edição.
  8. O Newcastle é, a par do Manchester City, a equipa que mais assistências viu Mohamed Salah fazer, com oito.
  9. Embora não tenha marcado no último encontro entre estes dois emblemas, Mohamed Salah bisou nos dois encontros anteriores a esse.
  10. Alexander Isak é o terceiro melhor marcador em Inglaterra, contando apenas jogadores da primeira divisão, com 22 golos marcados.

JOGADORES A TER EM CONTA

Mohamed Salah: É incontornável e inescapável falar de uma final e não falar de Mohamed Salah, naquela que poderá ser a época de despedida do faraó egípcio. Na temporada, são 32 golos e 22 assistências em 42 partidas e uma vontade de conquistar, pela quarta vez, este troféu. Sem saber verdadeiramente o impacto do Mundial de Clubes e tendo a Premier League praticamente assegurada, ainda pode, quiçá, sonhar com a Bola de Ouro.

Alexander Isak: Dificilmente num futuro próximo o Newcastle terá uma oportunidade como esta de voltar aos troféus internos, até porque Isak é já requisitado por vários clubes da primeira prateleira do futebol mundial, dado o seu perfil de ponta de lança extremamente completo. Está a quatro golos da melhor temporada da carreira, no quesito da veia goleadora, e não há melhor altura de aumentar o registo do que nesta partida.

XI´s PROVÁVEIS

Liverpool: Alisson; Quansah, Konaté, Van Dijk, Robertson; Gravenberch, Mac Allister, Szoboszlai; Salah, Luís Díaz, Gakpo.

Treinador: Arne Slot

«Sim, talvez seja o jogo perfeito [após a derrota na Liga dos Campeões], mas penso que os nossos nove jogos no campeonato também vão ser finais, por isso, se tivéssemos de jogar para o campeonato no domingo, penso que também estaríamos preparados para isso. Mas sim, é sempre bom jogar por um troféu, é sempre bom ganhar alguma coisa.

Newcastle: Pope; Trippier, Schär, Burn, Livramento, Bruno Guimarães, Tonali, Joelinton; Murphy, Isak, Barnes.

Treinador: Eddie Howe

«Quero que os jogadores ataquem o jogo e façam uma boa representação de nós. O espírito tem sido muito bom… temos uma maior união e convicção depois da vitória de segunda-feira. A preparação tem sido muito boa. Estamos otimistas. O nosso destino está nas nossas mãos. Temos de fazer uma grande exibição. Estava entretido a ver o jogo deles (contra o Paris Saint-Germain, na Liga dos Campeões, a meio da semana). Não creio que o prolongamento os afete – houve muito tempo entre esse jogo e o de domingo.

PREVISÃO DE RESULTADO: Liverpool 3-1 Newcastle

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim | E se correr mal?

De um conto de fadas em Alvalade para um inferno em Old Traford. Assim vai a vida de Ruben Amorim por terras inglesas

Entre a garra e o erro | Nápoles 2-1 Sporting

Rui Borges não esteve feliz na escolha inicial: Geny Catamo à esquerda nunca se justificou quando Alisson pedia minutos

Derrotar trevos para mudar a sorte | Celtic x Braga

O Celtic recebe o Sporting de Braga em Glasgow, num dos jogos mais aguardados da segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa

Manchester City avança com 120 milhões de euros por internacional português

O Manchester City quer contratar João Neves. Cityzens avançam com 120 milhões de euros pelo médio internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges elogia jogador do Sporting: «É diferenciado e único no que dá à equipa»

Rui Borges analisou o duelo da segunda jornada da prova. Em Itália, o Sporting defrontou o Nápoles na Champions League.

Gonçalo Ramos marca ao cair do pano e dá vitória ao PSG em casa do Barcelona: eis os resultados do dia na Champions League

O PSG conseguiu dar a volta ao marcador e venceu o Barcelona. Gonçalo Ramos foi herói na Catalunha com o golo da vitória.

Antonio Conte relembra alerta após vitória sobre o Sporting: «Estamos numa situação de emergência»

Antonio Conte analisou o duelo da segunda jornada da prova. Em Itália, o Sporting defrontou o Nápoles na Champions League.