Tanguy Ndombélé | “Flop” da época na Liga Inglesa

Esperava-se que o impacto de Tanguy Ndombélé no jogo do Tottenham Hotspur FC fosse tão notório quanto o preço que custou: 60 milhões. Nada mais nada menos, que a contratação mais cara da história do clube londrino, superando a larga escala, jogadores como Davinson Sánchez, Moussa Sissoko ou Giovani Lo Celso.

Todos sabemos como o mercado do futebol está mais inflacionado do que nunca (apesar de poder vir a alterar-se depois da pandemia da Covid-19), porém, o que me salta à vista são as condições em que o negócio foi realizado. Apesar do excelente desempenho, o jogador apenas representou o Olympique Lyonnais durante uma época de alto nível, antecedida por outra em que esteve emprestado, pelo clube em que iniciou o seu percurso como sénior – SC Amiens.

O que está em causa não são os clubes ou o campeonato que disputou, mas o modo como se contrata de forma quase “descartável” nos dias que correm. Torna-se mais estranho ainda, quando uma instituição como o Tottenham, teve Bruno Fernandes na mão, deixou-o cair e depois teve de se contentar com as “sobras” do mercado. Apesar de não ser tão fácil e linear quanto isto, preferiam pagar 100 milhões pelo conjunto (Ndombélé e Lo Celso) ou 80 pelo internacional português (a contar com os objetivos)? Sem querer “puxar a brasa à nossa sardinha”.

Voltando ao tema central, o médio francês participou em 27 jogos, tendo feito quatro assistências e marcado dois golos. Números normais, considerando que joga mais recuado no terreno. Em termos exibicionais é que fica algo a desejar, é como que um “corpo estranho” no onze. Lento e previsível, quer seja a pensar ou a executar. Raramente acrescenta qualidade ao futebol da equipa do norte de Londres. Em sentido contrário, Lo Celso tem surpreendido e de que maneira!

Agora, podemos dar o benefício da dúvida pelo facto de ser primeira época no campeonato mais competitivo do mundo (e tratando-se de um jovem de 23 anos, ainda tem margem de progressão). Além disso, foi contratado com o “dedo” de Pochettino e não por Mourinho. Por outro lado, é complicado não fazer a ligação entre o preço e o desempenho ao longo da temporada. Contextualizando: o Tottenham tem muitas lacunas e Ndombélé não será certamente o único “a mais” naquele plantel (vice-campeão europeu, diga-se).

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas condenado a pagar 12,500 por chamar «bandido» a Pinto Costa

Frederico Varandas foi condenado por crime de difamação após ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto.

Nais Djouahra foi campeão na Croácia e é reforço do Arouca até 2027

O Arouca oficializou um reforço de peso para o ataque. Nais Djouahra chega a Portugal depois de ser campeão da Croácia pelo Rijeka.

Obi Mikel sugere jogador do Benfica ao Chelsea: «Devem contratá-lo»

John Obi Mikel ficou um admirador de Anatoliy Trubin após o Mundial de Clubes 2025. Lenda dos blues quer o guarda-redes do Benfica no Chelsea.

Braga tem princípio de acordo para fechar mais um reforço

O Braga está mais próximo de garantir a contratação de Gustaf Lagerbielke. Minhotos têm princípio de acordo para a transferência.  

PUB

Mais Artigos Populares

Pachuca reforça-se com antigo destaque do Famalicão após Mundial de Clubes 2025

O Pachuca garantiu a contratação de Jhonder Cádiz. Ex-avançado do Famalicão troca de clube por empréstimo do León.

Jarel Quansah troca Liverpool pelo Bayer Leverkusen e é a transferência mais cara da história dos alemães

Jarell Quansah foi apresentado como novo jogador do Bayer Leverkusen. Central deixa o Liverpool em definitivo.

Jarrad Branthwaite continua no Everton: «É algo que me deixa muito entusiasmado»

O Everton anunciou esta quarta-feira a contratação de Jarrad Brantwhaite. Defesa-central assina por mais cinco anos.