Uma segunda oportunidade para Marco Silva

- Advertisement -

A 31 de maio de 2018, Marco Silva, era apresentado como novo treinador do Everton. Na altura a escolha surpreendeu vários adeptos pois anteriormente o treinador português tinha passado, de forma repentina e sem muito sucesso, por dois clubes ingleses: Hull City e Watford, ambas equipas a jogar na Premier League.

É verdade que os recursos nestas equipas eram um pouco limitados, mas Marco Silva apresentou sempre uma ideia e um estilo de jogo interessantes e foi certamente por isso que a equipa de Liverpool decidiu dar uma oportunidade ao português de mostrar o seu verdadeiro potencial com recursos consideráveis.

Marco Silva chega ao Everton devido ao despedimento do treinador Ronald Koeman, depois do fracasso na Liga, onde terminou em 7º e fora de lugares europeus. Pedia-se mais ao treinador holandês depois de se ter feito um investimento em jogadores na ordem dos 200 M. Quem saiu a ganhar com aquele conjunto de jogadores de enorme qualidade foi o treinador português, que mesmo ainda adquiriu mais seis jogadores para atacar a nova temporada: Kurt Zouma, Yerry Mina, Lucas Digne, André Gomes, Bernard e Richarlison. Este último investimento ficou na ordem dos 90 M, ficando o Everton com um plantel bem capaz de assumir os lugares europeus. Algo que o treinador Marco Silva não foi capaz de conseguir, terminando pior (8º lugar na Liga) que Koeman na temporada transata.

Fonte: Watford FC

Foi Marco Silva que trouxe Richarlison para a Europa durante o tempo que esteve no Watford. Para Richarlison “Marco Silva é como um pai para mim. Onde ele for ele vai-me levar.” E a verdade é mesmo essa pois o treinador português seguiu para o Everton e levou consigo o seu “pupilo”.

A segunda oportunidade

O resultado desanimador daquela temporada não foi superior à crença e vontade de uma direção que preferiu manter o treinador que ali tinha chegado com ideais e métodos de trabalho interessantes. Iniciar um novo processo no clube, com um novo treinador poderia ser prejudicial e por isso esta segunda oportunidade para o treinador português pode vir a ser benéfica, algo que todos estamos à espera que aconteça.

Marco Silva inicia esta temporada com uma perda importante no plantel: o senegalês Idrissa Gueye, jogador imprescindível no meio-campo do Everton e que trocou a cidade de Liverpool pela cidade de Paris a troco de 30 M. Claro está que o técnico português não queria sair prejudicado e por isso adquiriu Gbamin, trinco que se destacou na Bundesliga na temporada passada ao serviço do Mainz.

Moise Kean chega à Premier League com 21 jogos e 8 golos marcados pela equipa principal da Juventus
Fonte: Juventus

Para além da contratação do costa-marfinense, Marco Silva consegue adquiri mais dois jogadores de peso e até de forma surpreendente devido aos papéis que desempenhavam nas suas anteriores equipas: Fabian Delph proveniente do Manchester City e a jovem promessa, Moise Kean da Juventus. Este último chega com alguma controvérsia pois os adeptos italianos ficaram frustrados por se ter vendido um craque por apenas 27 M, e digo “apenas” pois estamos a falar de um “diamante bruto” que tem apenas 19 anos, mas que já mostra muita qualidade. É daqueles que não engana e ninguém entende mesmo como é que a equipa de Turim foi capaz de vender um produto da casa com o selo de excelente qualidade.

Marco Silva começa o ataque à nova temporada já no próximo sábado no reduto do Crystal Palace, adversário teoricamente mais fácil e que apenas venceu cinco dos seus 19 jogos em casa. Será o 43º jogo enquanto treinador do Everton e os números com que aqui chega não são de todo animadores pois apenas venceu 17 jogos, empatou 9 e perdeu 16. O seu contrato dura até 2021 mas este terá que ser o ano da sua afirmação pois nenhuma direção gosta de investir sem ter o esperado retorno, em termos desportivos claro está.

 A oportunidade está dada e a confiança nas suas capacidades transmitida publicamente por várias vezes. Resta agora somente ao treinador português mostrar aquilo que em tempos mostrou com menos à disposição.

Foto de Capa: Everton

Carlos Monteiro Teixeira
Carlos Monteiro Teixeirahttp://www.bolanarede.pt
Portista e adepto de futebol desde que se lembra. Para além de acompanhante assíduo de futebol, ciclismo e Fórmula 1, o mundo dos eSports também faz parte do seu ritual semanal há 4 anos. É um jovem curioso e sempre com vontade de ganhar novos conhecimentos.                                                                                                                                                 O Carlos não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal em Futsal: estão definidos os quartos de final da competição

A Taça de Portugal de Futsal está em andamento. Já são conhecidos os jogos dos quartos de final da competição.

Hansi Flick ataca arbitragem após derrota do Barcelona: «O VAR esteve bastante a favor do Atlético Madrid»

Hansi Flick analisou o desfecho do Barcelona x Atlético Madrid na Champions League. Técnico alemão deixou duras críticas à arbitragem.

Leonardo Jardim após vitória na Libertadores: «Somos o Flamengo, temos de colocar em prática a nossa força»

Leonardo Jardim analisou o desfecho do Cusco x Flamengo. Campeão em título venceu fora de casa por 2-0 na abertura da Libertadores.

Gesto de Vitinha frente ao Liverpool corre o mundo

O PSG venceu o Liverpool por 2-0. Vitinha foi destaque também no final do encontro, depois de ter esperado pelo jovem Trey Nyoni para trocar de camisola.

PUB

Mais Artigos Populares

Everton interessado em Jack Grealish mas não quer acionar o valor da cláusula de compra

O Everton quer manter Jack Grealish no plantel e tenta convencer o Manchester City a libertá-lo. O jogador está emprestado e tem uma cláusula de opção de compra de 50 milhões de euros.

Luís Castro assume derrota «merecida» do Grémio: «Acho que este jogo é o pior da época»

Luís Castro analisa desfecho do Torque x Grémio. Equipa brasileira perdeu fora de casa por 1-0 no arranque da Taça Sul-Americana.

Manuel Pellegrini analisa empate no Braga x Real Bétis: «Passaram para a frente com um golo que nunca tinha visto»

Manuel Pellegrini analisou o empate do Real Bétis no terreno do Braga por 1-1, na primeira mão dos quartos de final da Europa League.