Villas-Boas e o White Hart Pain

- Advertisement -

No espaço de um mês André Villas-Boas viu o seu estado de graça acabar no Tottenham Hotspurs. O treinador português estava já na segunda época ao leme dos Spurs e a verdade é que até aqui tinha feito um trabalho muito bem conseguido. Garantiu o 5º lugar e manteve-se na luta pela Liga dos Campeões até ao final da época, com o Arsenal e o Chelsea.

O ano de estreia tinha passado e a exigência dos adeptos aumentou; estes só poderiam esperar o melhor da equipa. Apesar de a grande estrela, Gareth Bale, ter abandonado Londres, AVB movimentou-se muito bem no mercado, contratando Paulinho, Chadli, Roberto Soldado, Capoue, Chiricheş, Lamela e Eriksen. A equipa ficava com um plantel fortíssimo e cabia a Villas-Boas pôr o Tottenham a jogar um futebol de elevada qualidade.

André Villas-Boas, ex-treinador do Tottenham / Fonte: telegraph.co.uk
André Villas-Boas, ex-treinador do Tottenham / Fonte: telegraph.co.uk

O início da época foi prometedor e no final de Outubro os Spurs só contabilizavam duas derrotas e um empate, ganhando todos os restantes jogos. A primeira derrota foi contra o Arsenal e o primeiro empate contra o Chelsea, ambos concorrentes diretos na luta pelos lugares cimeiros, e em jogos de elevada dificuldade. A outra derrota, frente ao West Ham, em casa, por 0-3, foi um “abrir de olhos” para a massa associativa e demonstrou as fragilidades da equipa.

Iniciava-se o mês de Novembro e Villas-Boas parecia estar numa posição tranquila, mantendo uma distância segura para o Arsenal (em 1º lugar da liga), com a qualificação para a próxima fase da Liga Europa quase assegurada. Contudo, este mês traria o início a um sofrimento a que os media Ingleses chamaram “White Hart Pain”, numa alusão ao estádio do clube (White Hart Lane). Com um empate com o Everton, uma derrota em casa com o Newcastle e uma derrocada em Manchester, frente ao City, por 6-0, os adeptos ficavam apreensivos.

O futebol jogado pelo Tottenham não era apelativo, e valia à equipa a sua capacidade defensiva. Os Spurs começaram a sentir a falta de Bale, que era um autêntico desbloqueador de jogos. Alguns jogadores, como Lamela, não tiveram uma adaptação rápida, e outros, como Eriksen, lesionaram-se. Também na frente, Soldado não tem tido a performance a que habituou os adeptos Ché, em Espanha.

Gareth Bale, antiga estrela dos Spurs / Fonte: footballslive.blogspot.com
Gareth Bale, antiga estrela dos Spurs / Fonte: footballslive.blogspot.com

Em Dezembro as coisas não melhoraram muito; os resultados foram mais favoráveis, mas o futebol continuou a ser sofrido. Denotava-se uma dependência de jogadores individualistas que conseguissem, de um momento para o outro, resolver jogos. As duas vitórias (frente ao Sunderland e Fulham) não foram o suficiente para deixar AVB numa posição segura, e a derrota de ontem, em casa, frente ao Liverpool, por 5-0, foi a estocada final no treinador.

De uma equipa que investiu mais de 100 milhões de euros em transferências espera-se muito mais. Em Inglaterra, os adeptos são extremamente compreensivos com os seus managers, mas exigem futebol atrativo e com muitos golos, algo que Villas-Boas não conseguiu dar a este Tottenham. Trata-se de um treinador muito novo, com dificuldade em manter o plantel unido e capaz de assimilar todas as suas ideias num curto espaço de tempo.

O Daily Mail dava mesmo conta de que o treinador português sobreviveu à reunião de ontem com a Direção, mas a verdade é que Villas-Boas não aguentou e o facto de ter perdido o controlo do plantel (tal como aconteceu no Chelsea) não lhe permitiu recuperar a equipa animicamente. O treinador português não aguentou mais uma derrocada frente a um rival e hoje confirmou-se o seu despedimento. Já se fala mesmo num regresso do treinador ao Dragão.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez não joga mais até ao Mundial 2026

Com a eliminação do Al Hilal da Champions League Asiática, Darwin Núñez terminou oficialmente a época na Arábia Saudita, uma vez que não está inscrito no campeonato.

Rodrigo Nogueira assina contrato profissional com o Sporting

Rodrigo Nogueira assina contrato profissional com o Sporting. O jovem médio reforçou a ligação ao clube onde vai continuar a sua formação.

Bruno Fernandes furioso com a arbitragem: «É melhor eu não dizer nada»

Bruno Fernandes mostrou-se dececionado com a arbitragem da partida entre o Manchester United e o Leeds United.

Antigo presidente do Benfica deixa aviso para Rui Costa e garante: «José Mourinho deve continuar»

Manuel Damásio falou sobre a atualidade do Benfica. O antigo presidente das águias garantiu que José Mourinho deve continuar e falou sobre a gestão de Rui Costa.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique avisa sobre a segunda-mão frente ao Liverpool: «Podemos sofrer um golo na primeira parte e o jogo fica em aberto»

Na antevisão da segunda-mão dos quartos de final da Champions League, frente ao Liverpool, Luís Enrique, alertou que não quer excesso de confiança por parte da equipa do PSG.

Jhony Conceição anuncia saída da equipa técnica de Bruno Lage

Jhony Conceição deixou oficialmente a equipa técnica de Bruno Lage. O técnico revelou a sua decisão nas redes sociais.

Gil Vicente e Tondela empatam em final dramático

O Gil Vicente foi ao terreno do Tondela empatar a duas bolas num encontro da 29.ª jornada da Primeira Liga.