Andrea Pirlo, o Arquitecto

serie a

Andrea Pirlo jogou no Internazionale, no AC Milan e na Juventus e para qualquer fã de futebol que se preze dispensa apresentações. Pirlo é um exemplo da beleza de uma liga que não ousa questionar a mais-valia dos mais experientes. No fim das contas ganhamos todos nós – confesso acreditar que apesar de ele ter 34 anos era capaz de o ver a jogar por mais dez anos e ficar deliciado cada vez que entrasse em campo. Quem observa Pirlo a jogar vê que se trata de um jogador que aparece uma vez de 50 em 50 anos. Abre uma linha de passe, recebe de cabeça sempre erguida, dá segurança ao seu meio-campo defensivo e é capaz de destruir a mais perfeita construção ofensiva – como que com régua e esquadro e a uma velocidade estonteante o Arquitecto descobre a falha e faz todo o edifício sucumbir perante o poder da sua mente.

Se há espaço para o debate sobre quem, entre Xavi e Pirlo, é o construtor de jogo mais eficaz, não há espaço, ou pelo menos não devia haver, para o debate sobre qual dos dois é o mais deslubrante. A capacidade de Pirlo em fazer passes de cortar a respiração torna-o demasiado bom para não encantar qualquer adepto e assombrar qualquer defesa. Se no capitulo do passe Pirlo é brilhante, não o é menos no capitulo das bolas paradas e dos remates de longa distância.

A capacidade dos dois maestros em números  Fonte: squawka.com
A capacidade dos dois maestros em números
Fonte: squawka.com

O italiano, que se deu a conhecer ao mundo no Brescia, é capaz de meter a bola onde quer e onde ninguém vai conseguir chegar, levantando estádios inteiros e levando à loucura dezenas de guarda-redes. No entanto, a magia de Andrea não se esgota por aí. O campeão mundial em 2006 é dotado de uma técnica ímpar, que, apesar de não usar tão frequentemente como os grandes dribladores do jogo, não o faz menos virtuoso na arte da finta. Uma vertente muitas vezes esquecida no jogo de Pirlo é a sua mestria em defender.Contudo as suas estatisticas da época passada são esclarecedoras: 32 intercepções e 39 desarmes. Num registo ainda mais esclarecedor: Pirlo fez 32 intercepções enquanto Bastian Schweinsteiger fez 14 e apenas completou menos 6 desarmes do que o alemão. Por fim três, citações de três grandes nomes no futebol acerca de Andrea Pirlo.

Paul Scholes: “Pirlo é o melhor construtor de jogo do mundo”.

Gerard Piqué: “Pirlo é pura classe.”

Michel Platini: “Pirlo é um farol, que ilumina tudo. Para mim é jogador de Ballon d’Or!”

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Turquia bate Estados Unidos com golo decisivo de Akturkoglu

A Turquia venceu este sábado os Estados Unidos por 2-1 num jogo particular. Kerem Akturkoglu marcou o golo decisivo.

Imprensa brasileira garante que Estrela Amadora levou nega de clube por dívidas ao Flamengo

O Estrela Amadora avançou para a contratação de Raylan ao Cuiabá. Clube brasileiro recusou por eventuais dívidas ao Flamengo.

À justa: Sporting empata playoff com Leões Porto Salvo

O Sporting venceu este sábado os Leões Porto Salvo por 5-4 e empataram assim o playoff das meias finais de Futsal.

Grécia goleia Eslováquia com show de Vangelis Pavlidis

A Grécia venceu a Eslováquia por 4-1 num jogo particular. Vangelis Pavlidis marcou golo e ainda fez assistência.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a equipa argentina que tentou contratar Cristiano Ronaldo para o Mundial de Clubes 2025

Cristiano Ronaldo revelou que teve "convites" da Argentina para jogar o Mundial de Clubes 2025. River Plate chegou-se à frente.

Mikel Oyarzabal elogia Cristiano Ronaldo e atira: «Estamos confiantes de que podemos vencer qualquer um»

Portugal vai enfrentar a Espanha na final da Liga das Nações. Mikel Oyarzabal falou antes do jogo com a Seleção das Quinas.

Sporting revela data para a nova renumeração dos sócios do clube

O Sporting vai apresentar uma renumeração dos sócios do clube. Os novos números serão conhecidos a 25 de junho.