Arturo Vidal, o Box-to-Box Perfeito!

- Advertisement -

Se Andrea Pirlo é o arquitecto daquele meio-campo fenomenal da Juventus, Arturo Vidal é o motor do mesmo. Compilando notáveis atributos de construção e destruição de jogo, Vidal é, tal como ele próprio disse – e bem -, o melhor box-to-box do futebol mundial. Arturo confere uma intensidade e uma dimensão física ao jogo, minuto após minuto, que o fazem parecer inesgotável, oferecendo à vechhia signora uma área de actuação quase total no campo.

Heatmap de Arturo Vidal na vitória da Juventus por 3-1 sobre o Inter em Fevereiro. Fonte: Goal.com
Heatmap de Arturo Vidal na vitória da Juventus por 3-1 sobre o Inter em Fevereiro.
Fonte: Goal.com

Vidal tem grande importância na manobra defensiva da sua equipa. Aliando uma força e uma resistência tremendas a uma capacidade de desarme muito apurada e a uma “raça” notável, Arturo torna-se um dos principais obstáculos pelos quais os adversários têm de passar. As estatísticas do chileno demonstram perfeitamente isso, pois ao longo da época passada o chileno completou 96 desarmes e alcançou 39 intercepções. Se Vidal fosse forte apenas nessa vertente já seria um jogador incrível e desejável para muitos treinadores; no entanto, combina uma preponderância elevada na manobra defensiva da vechia signora com uma igual ou ainda superior na manobra ofensiva. Essa preponderância advém de ser um excelente distribuidor e transportador de jogo, e ainda um bom finalizador.

O 23 da Juventus possui uma excelente capacidade de passe, uma técnica individual e um primeiro toque de elevado nível e ainda boa finalização com ambos os pés. Assim, é frequente vermos Vidal em tarefas de transporte de bola, a realizar brilhantes passes de rotura, fruto de uma visão de jogo fantástica e a aparecer à entrada da área para explorar o seu excelente remate. Mais uma vez, os números de Arturo atestam os seus atributos: o chileno criou 47 oportunidades de golo, completou 1229 de um total de 1469 passes executados, apresentou uma média de 81% de passes certos a longa distância e marcou ainda 11 golos na época passada. Por tudo isto, na minha opinião, Vidal não só é o melhor box-to-box do campeonato italiano, mas de todo o mundo. Vidal trata a bola de forma bela e é monstruoso a recuperá-la, e isso faz dele o melhor de entre os melhores.

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo Mora novamente suplente: AS Roma vence Torino

A AS Roma foi ao terreno do Torino vencer por duas bolas a zero durante esta segunda-feira, num encontro da quarta jornada da Serie A.

Benfica renova parceria com a Adidas e há novidades

O Benfica e a Adidas renovaram por mais seis anos até 2033. Centro de Formação e Treino passa a denominar-se adidas Benfica Campus.

Luis Enrique quer PSG a abordar Barcelona por outro internacional espanhol

Luis Enrique quer que o PSG aborde o Barcelona por Gavi. Blaugrana não tem intenções, de momento, vender o médio.

Sporting terá de ter em atenção: ‘meia Premier League’ de olho em Geny Catamo

Geny Catamo é um dos destaques da equipa do Sporting. Vários emblemas da Premier League estão atentas ao internacional moçambicano.

PUB

Mais Artigos Populares

À Prova de Bola #38 – O pré-clássico de FC Porto e Benfica e o deslize do Sporting

Sporting empatou contra o Famalicão a uma bola numa semana em que FC Porto e Benfica não vacilaram, antes do Clássico.

Início da caminhada europeia: Onde ver o AC Milan de Ruben Amorim x Benfica?

O AC Milan e o Benfica enfrentam-se esta quarta-feira para a Europa League. Jogo vai ter transmissão na Sport TV 5.

Batalha a 3 para ser a surpresa de Jorge Jesus? Avançados são candidatos a figurar na convocatória de Portugal

Fábio Silva, Gonçalo Paciência e Paulinho podem ser anunciados na lista de convocados de Portugal para os próximos jogos.