Arturo Vidal, o Box-to-Box Perfeito!

- Advertisement -

Se Andrea Pirlo é o arquitecto daquele meio-campo fenomenal da Juventus, Arturo Vidal é o motor do mesmo. Compilando notáveis atributos de construção e destruição de jogo, Vidal é, tal como ele próprio disse – e bem -, o melhor box-to-box do futebol mundial. Arturo confere uma intensidade e uma dimensão física ao jogo, minuto após minuto, que o fazem parecer inesgotável, oferecendo à vechhia signora uma área de actuação quase total no campo.

Heatmap de Arturo Vidal na vitória da Juventus por 3-1 sobre o Inter em Fevereiro. Fonte: Goal.com
Heatmap de Arturo Vidal na vitória da Juventus por 3-1 sobre o Inter em Fevereiro.
Fonte: Goal.com

Vidal tem grande importância na manobra defensiva da sua equipa. Aliando uma força e uma resistência tremendas a uma capacidade de desarme muito apurada e a uma “raça” notável, Arturo torna-se um dos principais obstáculos pelos quais os adversários têm de passar. As estatísticas do chileno demonstram perfeitamente isso, pois ao longo da época passada o chileno completou 96 desarmes e alcançou 39 intercepções. Se Vidal fosse forte apenas nessa vertente já seria um jogador incrível e desejável para muitos treinadores; no entanto, combina uma preponderância elevada na manobra defensiva da vechia signora com uma igual ou ainda superior na manobra ofensiva. Essa preponderância advém de ser um excelente distribuidor e transportador de jogo, e ainda um bom finalizador.

O 23 da Juventus possui uma excelente capacidade de passe, uma técnica individual e um primeiro toque de elevado nível e ainda boa finalização com ambos os pés. Assim, é frequente vermos Vidal em tarefas de transporte de bola, a realizar brilhantes passes de rotura, fruto de uma visão de jogo fantástica e a aparecer à entrada da área para explorar o seu excelente remate. Mais uma vez, os números de Arturo atestam os seus atributos: o chileno criou 47 oportunidades de golo, completou 1229 de um total de 1469 passes executados, apresentou uma média de 81% de passes certos a longa distância e marcou ainda 11 golos na época passada. Por tudo isto, na minha opinião, Vidal não só é o melhor box-to-box do campeonato italiano, mas de todo o mundo. Vidal trata a bola de forma bela e é monstruoso a recuperá-la, e isso faz dele o melhor de entre os melhores.

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pode haver treinador português na final da Europa League: Onde ver o Aston Villa x Nottingham Forest?

O Nottingham Forest de Vítor Pereira joga na casa do Aston Villa para a segunda mão das meias-finais da Europa League. Jogo será transmitido na DAZN 1.

José Mourinho trabalha próximo de Georgiy Sudakov e com atenção ao aspeto emocional e não há drama no Benfica

O momento de Georgiy Sudakov no Benfica não passa despercebido. José Mourinho e a sua equipa técnica procuram trabalhar de perto com o médio.

Passagem de Jan-Niklas Beste no Friburgo

Não foi uma passagem duradoura ou de grande sucesso, mas não foi há muito tempo que vimos Jan-Niklas Beste em Lisboa vestido de encarnado.

Eis o ponto de situação quanto às renovações dos sub-17 do FC Porto depois da oficialização da continuidade de Bernardo Lima

O FC Porto tem cinco campeões europeus e mundial sub-17 na equipa. Depois de Bernardo Lima renovar, eis o ponto de situação dos outros nomes.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Bétis reduz preço de alvo do Sporting: eis o ponto de situação

O Real Bétis pede agora menos dinheiro por Sergi Altimira. 25 milhões de euros (+ variáveis) passaram para 20 milhões de euros (acrescidos de bónus).

Há novidades sobre o futuro de Daniel Bragança no Sporting

O Sporting vai avaliar o futuro de Daniel Bragança no final da época. Médio termina contrato com os leões em 2027.

Manchester United mostra interesse por antigo extremo do Sporting: eis a situação

O Manchester United tem Afonso Moreira referenciado. Ex-Sporting, que atua agora pelo Lyon de Paulo Fonseca, tem mais clubes atentos.