📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

AS Roma 2-0 SS Lazio: Lição tática no derby de Roma A

- Advertisement -
A CRÓNICA: SÓLIDA AS ROMA SUPERA ETERNO RIVAL

No duelo romano, AS Roma e SS Lazio defrontaram-se no encontro referente à 37ª e penúltima jornada do principal campeonato italiano. Os “Giallorossi” receberam e venceram os eternos rivais no Estádio Olímpico de Roma, e mantiveram a sétima posição na tabela classificativa. A SS Lazio acabou com a esperança de ainda alcançar o acesso à Liga dos Campeões.

A partida foi equilibrada, com ambas as equipas a anularem-se mutuamente, embora apresentando desenhos táticos distintos. Os dois emblemas da capital italiana desempenharam um duelo tático de grande nível, apesar da desapontante classificação na liga italiana na presente temporada.

No primeiro tempo, existiram poucas ocasiões que criassem verdadeiramente perigo. Até à passagem da meia hora de jogo, o melhor momento foi uma boa defesa de Fuzato a remate de Luis Alberto. Perto do intervalo, ao minuto 42’, Mkhitaryan colocou a AS Roma em vantagem no marcador, após um grande trabalho de Džeko.

A segunda parte começou semelhante à primeira, mas a equipa da casa revelou no decorrer do encontro que estava confortável na gestão do resultado. Numa fase da partida em que a SS Lazio estava a subir no terreno de jogo, Pedro Rodríguez rematou colocadíssimo de pé esquerdo, e apontou o segundo golo do encontro, ao minuto 78’.

O resultado manteve-se em duas bolas a zero até ao final do tempo regulamentar, consumando uma vitória merecida pela AS Roma. A formação visitante foi ligeiramente superior no primeiro tempo, mas na segunda parte, a AS Roma geriu o resultado na perfeição e garantiu os três pontos.

 

A FIGURA

Edin Džeko – A formação da AS Roma demonstrou solidez nesta partida, com vários elementos a realizarem uma boa prestação. Apesar de não ter marcado, Džeko realizou um desempenho notável, trabalhando de forma incansável em benefício da equipa.

O avançado bósnio não foi tão letal em frente à baliza como nos habitou nos últimos anos, mas os seus movimentos com e sem bola foram muito importantes para garantir a vitória frente ao grande rival. Para além de ter feito uma assistência para golo, este foi um jogo histórico para Džeko, já que esta pode ter sido a última vez que pisou o relvado do Estádio Olímpico de Roma com a camisola dos “Giallorossi”.

 

O FORA DE JOGO

Francesco Acerbi – O defesa central italiano tem sido uma das figuras mais regulares na formação da SS Lazio durante a presente temporada, mas neste encontro não esteve no seu melhor.

A formação visitante revelou problemas no setor defensivo, no processo de construção de jogo e também com dificuldades a travar o ataque da AS Roma. Apesar tenha realizado uma partida razoável, terminou a sua prestação sendo expulso, acabando com a pequena chance de conseguir retirar qualquer ponto da partida.

 

ANÁLISE TÁTICA – AS ROMA

 

A equipa de Paulo Fonseca alinhou num esquema tático de 4-2-3-1. No setor defensivo, os dois defesas centrais foram Mancini e Ibañez, apoiados nas alas por Karsdorp na direita, e Peres na esquerda. Os dois médios mais recuados, Darboe e Cristante, estavam encarregues da ligação entre a defesa e o ataque, sendo o médio italiano a recuar, quando necessário, para junto dos defesas centrais no processo de construção de jogo, formando uma linha de três.

Responsáveis pelo ataque estavam quatro elementos. O capitão Pellegrini atuou como médio mais ofensivo, nas costas do ponta de lança, Džeko. A atuar como extremos, embora realizassem maioritariamente movimentos interiores, alinharam Mkhitaryan, na direita, e El Shaarawy no corredor contrário. A preferência ofensiva da AS Roma foram os ataques em profundidade.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Daniel Fuzato (7)

Rick Karsdorp (6)

Gianluca Mancini (6)

Roger Ibañez (5)

Bruno Peres (5)

Bryan Cristante (6)

Ebrima Darboe (7)

Henrikh Mkhitaryan (8)

Lorenzo Pellegrini (7)

Stephan El Shaarawy (6)

Edin Džeko (8)

SUBS UTILIZADOS

Marash Kumbulla (6)

Davide Santon (5)

Pedro Rodríguez (7)

Gonzalo Villar (6)

Borja Mayoral (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SS LAZIO

O emblema comandado por Simone Inzaghi apresentou-se numa formação tática de 3-5-2, embora em processo defensivo, se assimilasse a um 5-3-2. Os três defesas centrais foram Acerbi, no centro, acompanhado por Marušić e Radu, que proporcionavam largura, abrindo nas alas, em processo de construção ofensiva. Lazzari e Radu realizavam todo o corredor, embora recuassem bastante defensivamente, formando uma linha de cinco defesas quando a sua equipa não possuía a bola.

A chave da solidez tática da SS Lazio assenta no miolo do terreno, devido às suas dinâmicas. O médio mais recuado foi Leiva, mas era constantemente apoiado por Luis Alberto, para projetar os seus companheiros principalmente através de passes longos. Milinković-Savić atuou como elemento mais móvel do trio de meio-campo. A dupla de avançados foi constituída por Muriqi e Immobile. Com a saída de Senad Lulić, e a entrada de Luiz Felipe, Marušić passou a ocupar junto ao corredor lateral.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Pepe Reina (5)

Adam Marušić (5)

Francesco Acerbi (4)

Ștefan Radu (6)

Manuel Lazzari (5)

Sergej Milinković-Savić (6)

Lucas Leiva (6)

Luis Alberto (7)

Senad Lulić (6)

Vedat Muriqi (5)

Ciro Immobile (6)

SUBS UTILIZADOS

Luiz Felipe (6)

Andreas Pereira (6)

Mohamed Farès (5)

Felipe Caicedo (5)

Jean-Daniel Akpa-Akpro (-)

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.