Atalanta BC: O racionar da posse segundo Gasperini

- Advertisement -

É a partir daqui que parte muita da criação ofensiva do Atalanta, com Gomez a assumir a batuta que o número 10 lhe exige de forma a explorar o espaço deixado por Petagna (referência ofensiva que normalmente descai para uma das elas) para a entrada de Kurtic, médio ofensivo/segundo avançado esloveno com boa estampa física, que lhe permite ganhar muito jogo àereo, e um faro para golo bastante apurado, a que não será alheia a sua noção do processo ofensivo e que lhe permite posicionar-se de forma privilegiada. Para criar, assistir ou marcar. Ele é, no fundo, o principal alvo da construção ofensiva, ainda que seja Petagna, no papel, o ponta-de-lança.

Esta verticalidade dá à equipa pouco tempo de jogo em posse mas, por norma, fá-lo com eficácia. E é aí que reside o principal trunfo desta Atalanta. Racionalização da posse de bola que, porém, não pode ficar dissociada do correspondente amparo táctico que o meio-campo e as alas lhe conferem.

 

Gomez tem assumido papel importante na boa campanha da Atalanta Fonte: CalcioMercato
Gomez tem assumido papel importante na boa campanha da Atalanta
Fonte: CalcioMercato

Conti e Spinazzola são dois laterais com plena noção tática, compensando a dificuldade em envolver-se no processo ofensivo com uma disponibilidade organizacional incrível para jogadores de ala, lendo com mestria todos os momentos do jogo, especialmente o senegalês. No centro, uma autêntica sociedade de recuperação de bolas, com Kessié e Freuler em grande plano.

O primeiro, costa-marfinense de 20 anos, é mesmo uma das revelações do momento da Serie A pela disponibilidade física que empresta à equipa; o segundo, suíço de 24, é certinho como um relógio do seu país, cortando linhas de passe ao adversário.

Os dois são a essência deste Atalanta a jogar sem bola e um sem o outro não fazem sentido. Freuler potencia a agressividade de Kessié e potencia as poucas bolas que passam, e Kessié “poupa” muito trabalho físico ao seu companheiro de sector.

O 3x4x2x1 compacto (que pode assumir a forma do 3x4x1x2 quando Gomez apoia Petagna de forma mais declarada) do qual parte esta Atalanta veio com algum “pó” desde os anos 80, e encravou um bocadinho no início, mas, agora, depois de lapidado, vai fazendo ver ao mundo futebolístico o quão recompensadoras podem ser a persistência e a crença (não só da parte do treinador, como também da direcção) num modelo de jogo.

Foto de capa: IlGiorno.it

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Napoli assegura empréstimo com opção de compra de Alisson Santos

Alisson Santos será emprestado ao Nápoles até ao final da temporada, com uma cláusula de opção de compra de 15 milhões de euros.

Álvaro Pacheco na antevisão ao Casa Pia x FC Porto: «Temos a oportunidade de conseguir a primeira vitória em casa»

Álvaro Pacheco marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Casa Pia x FC Porto. O técnico referiu que a equipa está motivada para alcançar o triunfo.

Eis os 5 destaques da goleada do Gil Vicente sobre o Famalicão

Gil Vicente e Famalicão defrontaram-se durante a tarde deste domingo, com os gilistas a vencerem por 5-0. Eis os cinco destaques do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan fecha contratação de mais um avançado por 30 milhões de euros

O AC Milan garantiu a contratação de Jean-Philippe Mateta. Avançado do Crystal Palace já faz exames médicos pelos rossoneri.

Portugal está nas meias-finais do Europeu de Futsal após golear a Bélgica

Portugal está entre as quatro seleções restantes no Europeu de Futsal, depois da goleada por 8-2 frente à Bélgica nos quartos-de-final.

Já é conhecido o motivo da ausência de Morten Hjulmand do Sporting x CD Nacional

Morten Hjulmand é baixa confirmada do Sporting x CD Nacional. Questões pessoais motivam ausência do capitão dos leões.