FC Internazionale Milan 1-0 SSC Napoli: El Toro resolve jogo grande do boxing day italiano

Em dia de Boxing Day por Terras de Sua Majestade, o campeonato italiano decidiu pôr a bola a rolar neste dia, 47 anos depois, e o Inter-Napoli no Giuseppe Meazza era o grande jogo do cartaz em perspetiva. Após o empate da Juventus FC frente à Atalanta, o segundo e terceiro classificados procuravam reduzir a desvantagem pontual em relação à Velha Senhora.

No jogo de fecho da 18ª jornada da Serie A, a primeira oportunidade saiu do pé direito de Icardi, que, do círculo central, tentou surpreender o guardião Meret com um pontapé fortíssimo. O jovem italiano mostrou, contudo, que a inexperiência não é sinónimo de desatenção.

Apesar da pressão alta do Nápoles, o Inter ia fazendo circular a bola através dos seus criativos e, aos oito minutos, após uma excelente progressão de Perišić pelo flanco esquerdo, Politano quase marcava um golo digno de levantar o Giuseppe Meazza. A bola passou apenas alguns centímetros ao lado da baliza napolitana.

Após uma entrada bem conseguida do Inter na partida, o Nápoles soube equilibrar as contas e, aos 16 minutos, na sequência de uma grande jogada de ataque organizado, Milik serviu Insigne e o avançado italiano obrigou Handanovič a uma boa intervenção.

Aos 24 minutos, quando o conjunto orientado por Carlo Ancelotti era a fonte de maior perigo em campo, o técnico de 59 anos viu na lesão de Hamšík a primeira contrariedade no encontro. Com a saída prematura da estrela eslovaca das quatro linhas, o Nápoles passou a jogar com o recém-entrado Maksimović na ala direita, Callejón a médio direito, Zieliński a médio esquerdo e Ruiz a médio ofensivo, indo este último para o lugar até então ocupado pelo capitão dos napolitanos.

Numa noite muito fria em Milão, com a temperatura a rondar os 0ºC, os homens da casa iam explorando o corredor central de forma mais inteligente. João Mário e Borja Valero eram os dois responsáveis pela transição cautelosa do esférico até à área contrária. Aos 31 minutos, no seguimento de um ressalto provocado pelo remate do médio português, Perišić colocou a bola no fundo das redes. Porém, o croata estava em posição irregular e o árbitro Paolo Mazzoleni não hesitou em apitar.

João Mário fez o sétimo jogo a titular com a camisola do Inter nesta temporada
Fonte: Inter de Milão

Em cima do intervalo, Koulibaly mostrou o porquê de ser considerado um dos melhores defesas centrais da atualidade ao não deixar Icardi ser feliz após ter conseguido contornar Meret.

No segundo tempo, os napolitanos cresceram no jogo e iam sendo capazes de condicionar a saída de bola controlada pelos médios milaneses. Com o jogo partido e com o Inter a recuar muito no terreno, a situação começava a ficar mais favorável ao Nápoles e, aos 67 minutos, Callejón testou os reflexos de Handanovič, com um tiro rasteiro de fora da área. O espanhol aproveitava o espaço concedido pelos nerazzurri para visar a baliza do esloveno.

A dez minutos dos 90, o árbitro Paolo Mazzoleni não gostou dos aplausos “irónicos” de Koulibaly e deu ordem ao senegalês – um dos melhores em campo até ao momento – para ir tomar banho mais cedo. O central de 27 anos do Nápoles recebia o vermelho direto, segundos depois de ter visto cartão amarelo por falta sobre Politano.

A formação do Nápoles, já reduzida a 10 elementos, ainda teve discernimento para chegar à baliza do Inter, e Insigne quase fez o golo, mas a sorte acabou por sorrir a Spaletti e aos seus jogadores. Quando a partida se encaminhava para terminar a zeros e o relógio já passava dos 90, a jovem promessa Lautaro Martínez apareceu no sítio certo à hora certa e empurrou o esférico para dentro das redes dos azzurri. El Toro, que havia substituído João Mário aos 83 minutos, estabelecia desta forma o resultado final em 1-0.

No último minuto da compensação, ainda houve tempo para um desentendimento entre ambas as partes, e Insigne, à semelhança do que acontecera com o colega de equipa Koulibaly, acabou por ser expulso. O Inter garantia assim os três pontos frente a um dos principais rivais da Serie A e reduzia a distância para o Nápoles na tabela classificativa para cinco pontos.

 

ONZE INICIAL:

FC Internazionale Milão: Handanovič, D’Ambrosio, de Vrij, Škriniar, Asamoah; Brozović, Borja Valero (Vecino 64’), João Mário (Lautaro Martínez 83’); Politano, Perišić (Keita 74’), Icardi.

SSC Napoli: Meret, Callejón, Albiol, Koulibaly, Mário Rui; Allan, Zieliński, Fabián Ruiz (Ghoulam 78’), Hamšík (Maksimović 24’); Insigne, Milik (Mertens 71’).

Subscreve!

Artigos Populares

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...