📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mourinho no Inter: uma utopia saudosista ou… destino?

- Advertisement -

Em Itália presta-se uma autêntica “vassalagem”, passe a expressão, à Juventus. Os rivais foram perdendo capacidade de competir pelo trono transalpino. Desde o início do milénio, foram desvanecendo Parma, Fiorentina, Lazio, Roma, Inter, e foi o AC Milan (2010/11), o último emblema a negar a tendência atual.

Enfim, a queda do que restava do “monopólio” do futebol italiano. A reputação que era reconhecida ao último, perdera-se por completo. Itália, deixava, em definitivo, de ser então o local mais atrativo para os melhores executantes.

Ronaldo assinou pela Juventus, e espera-se o eclodir de um novo ciclo. Com a chegada de um dos melhores futebolistas de sempre, os holofotes acendem para aquelas bandas como há muito não se constava.

Com o Nápoles, nos últimos anos, a ser o rival mais próximo da Vecchia Signora, os gigantes adormecidos de Milão têm de ter a pretensão, não apenas de se aproximarem, mas de quebrar um enguiço com quase dez anos de idade. Para já, “apenas” pensam construir um novo estádio.

Mourinho já treinou o Inter. Lá é visto, autenticamente, como uma divindade. Mesmo sabendo que não se deve voltar a um sítio onde se foi (muito) feliz, a verdade é que após a sua saída, o clube não se voltou a erguer. Tem tido épocas, não propriamente desastrosas, mas sem conseguir entrar na rota do scudetto.

Fonte: Inter FC

Claro que querer uma coisa não chega por si só. O que se sabe, é que o consagradíssimo treinador deseja um projeto bem delineado, desafiante. Espera, acima de tudo, encontrar uma estrutura que sintonize consigo na perfeição.

O seu modo de abordagem ao jogo tem como base, a decisão do encontro mediante um plano, de algo bem pensado. O próprio já o transmitiu. Uma estratégia que, aparentemente, deixa para segundo plano a prática do “futebol espetáculo” (Simeone e Fernando Santos assentam no mesmo estilo). Prefere segurar, a arriscar. Liga melhor do que o Calcio para dar seguimento a esse padrão ainda está por aparecer.

A não ser o caso PSG… O clube de Nasser Al-Khelaifi, que ano após ano, vê entrar “inúmeros” fundos com um intuito bem claro, adia a tão aguardada conquista. Já contou com Zlatan, agora tem Neymar e Mbappé juntos… E, nessa mesma prova (Liga dos Campeões), ainda não superou os quartos de final.

É importante atentar no facto de que quando pegou no Chelsea, no Inter, no Real Madrid, novamente no Chelsea, e no Man. United, a sua “missão” era levantar o emblema. Na sua primeira vez em Inglaterra, a voos estáveis a alta altitude. Nos restantes casos enunciados, a altos voos já efetuados no passado, mas que, entretanto, se tornaram altos de mais.

Com uma reputação global impressionante, como a que ostenta José Mourinho (não só como “mero” treinador, mas também como conhecedor do jogo e comunicador), o dito é dos poucos que se pode dar ao luxo de “escolher”. Embora pese a sua recente e difícil luta em Londres, e Manchester, talvez o Special One só não tenha ido para a capital espanhola devido à rejeição de alguns catedráticos de renome no seio do “madridismo”. Por essa lógica, fez bem em não ir. Corria o risco de ver “ser-lhe feita (novamente) a cama”.

Como adepto, ver Mourinho regressar ao Inter, com a “missão” de derrubar a toda poderosa Juventus, seria tão interessante como quando assumiu o “Clube do Século XX”, à data, ofuscado pelo tiki-taka….

Foto de capa: UEFA

Artigo revisto por: Jorge Neves

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosario agradece aos colegas do FC Porto: «Receberam-me de braços abertos»

Pablo Rosario fez a análise do desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Crystal Palace, Estrasburgo e Shakhtar Donetsk ficam imunes a surpresas e vencem: eis os resultados do dia na Conference League

Mais um dia de Conference League com vários jogos de peso. Nos confrontos da noite, Crystal Palace, Estrasburgo e Shakhtar Donetsk somaram vitórias.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Malmo

O FC Porto recebeu o Malmo no jogo da sexta jornada da Europa League. Eis os destaques do encontro disputado no Estádio do Dragão.

Lyon de Paulo Fonseca vence com ajuda de Afonso Moreira e está na liderança da Europa League: eis os resultados

O Lyon recebeu e venceu o Go Ahead Eagles por duas bolas a duma durante esta quinta-feira, em jogo da sexta jornada da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Impostos ajudam Rui Pedro Braz a segurar estrela no Al Ahli

Ivan Toney terá de continuar no Al Ahli para poupar qualquer coisa como 15 milhões de euros. Regime de impostos na Arábia Saudita ajuda Rui Pedro Braz.

Vitão apontado à defesa do Benfica: quem é o defesa central brasileiro?

Vitão tem sido apontado ao Benfica. O jogador representa o Internacional e pode regressar à Europa em janeiro.

Luís Castro aceita rumar ao Brasileirão novamente e está próximo de voltar ao ativo

Luís Castro já aceitou a proposta do Grémio. O treinador brasileiro vai voltar ao Brasileirão e o negócio está muito perto de ficar fechado.