Paulo, só bom futebol não chega

- Advertisement -

No verão de 2019, Paulo Fonseca chegou a Roma e desde logo encantou os adeptos gialorosso. Porém, apesar do bom futebol apresentado inicialmente e das altas expectativas em torno do técnico português, nem tudo são rosas na capital transalpina.

A nível interno, tendo em conta que à partida iríamos (e estamos a) assistir a uma Juventus na mesma toada a que já nos habituou, ladeada por um Internazionale renascido e disposto a dificultar ao máximo a tarefa da vecchia signora no que à conquista do campeonato diz respeito, há que ter os pés bem assentes no chão e não colocar a AS Roma no patamar destes super-plantéis.

E não fosse já complicado sonhar com o pódio, eis que, surge na cidade eterna, um rival poderoso. A SS Lazio, apenas com uma contratação significante (Manuel Lazzari) e mantendo praticamente o mesmo onze base da época transata, tem surpreendido tudo e todos, sobretudo em termos de estabilidade de resultados, porque a qualidade já lá estava.

Entretanto, criou-se um fosso entre os três primeiros e os que se seguem. Juventus (57), Lazio (56), Inter (54), Atalanta (45), Roma (39) e Verona (35) ocupam atualmente os lugares que dão acesso às competições europeias. A sermos realísticos, apesar da derrota frente à entusiasmante Atalanta, a turma de Paulo Fonseca ainda vai a tempo de disputar o quarto lugar (que dá acesso direto à Liga dos Campeões) com o emblema de Bergamo, mais que isso é praticamente impossível.

Contudo, o treinador português terá de ser mais pragmático, com o objetivo de aliar as exibições agradáveis aos resultados (não vence há quatro jornadas na Serie A). A meu ver, tem um plantel algo insuficiente a nível de profundidade. Desta forma, terá que retirar o melhor dos atletas ao seu dispor, a fim de melhorar a condição atual.

A AS Roma frente ao Real Madrid CF
Fonte: AS Roma

Sejamos francos. A Roma tem uma defesa fraca (Smalling, diz tudo), um meio campo quanto baste e uma frente ofensiva que é dependente de Edin Dzeko. Isto aliado à inconstância de Pastore e Mkhitaryan. É verdade que também têm tido algum azar do ponto de vista físico: Zaniolo já não joga esta época; Zappacosta provavelmente também não. Individualmente, quem se tem destacado mais este ano é Lorenzo Pellegrini, homem destinado a outros voos.

Em relação a reforços de inverno, Carles Pérez (ex-Barcelona) e Gonzalo Villar (ex-Elche FC). O primeiro deverá ser aposta no imediato. Extremo com selo de qualidade de La masia; o segundo será certamente trabalhado para jogar a médio/longo prazo. No verão, chegou um “corpo estranho” como solução de recurso, que se tem confirmado como uma nulidade na Roma – Nikola Kalinic.

No regresso das competições europeias, os gialorossi têm pela frente um adversário “acessível” – o Gent, da Bélgica – que pode marcar o início de uma campanha interessante numa Liga Europa cheia de gente de Champions.

Foto de Capa: AS Roma

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pazes feitas e conflito resolvido: ânimos estão sanados entre Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo e treinador vai explicar tudo

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo reuniram-se no final do dia de terça-feira. Caso ficou resolvido e polémicas colocadas para trás.

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão esperam por reviravolta do Sporting: «Tem de ser de uma noite épica»

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão fizeram a antevisão do Sporting x Brondby. Leoas esperam por reviravolta na Europa Cup.

«Vemos mais treinadores e jogadores não a jogar futebol na praia, mas a jogar futebol de praia» – Entrevista Bola na Rede a Madjer

Pela alcunha de Madjer, são poucos os que não se lembraram nas genialidades de um dos melhores de sempre a jogar na areia, futebol de praia e não futebol na praia

Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançam novo jogo histórico do Torreense: «Podemos gerir os tempos e momentos de jogo de forma criteriosa e inteligente»

O Torreense está em vantagem na eliminatória contra o Kharkiv na Europa Cup. Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançaram eliminatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Benfica derrotado pelo Torrelavega em estreia na Liga Europeia

O Benfica perdeu com o Torrelavega por 31-24 no primeiro jogo da Liga Europeia de andebol. Jogo decorreu na Luz.

Gana de Carlos Queiroz derrotado com reviravolta: eis todos os resultados do dia da qualificação para a CAN

O Gana de Carlos Queiroz perdeu com a Gâmbia por 4-2 na qualificação para a CAN. Fica com todos os resultados do dia.

Benfica: Eis a lista de convocadas para o jogo com o Bayern Munique na Champions League Feminina

Já são conhecidas as convocadas do Benfica para enfrentar o Bayern Munique na segunda jornada da Campions League Feminina.