Última horaImprensa espanhola escreve sobre Vitinha: «É uma impossibilidade para os restantes clubes»
Publicidade

A queda desamparada do Inter

Rúben Tavares · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Cabeçalho Liga Italiana

Em Itália já sabemos que a luta pelo ‘scudetto’ resumir-se-á a Juventus e Nápoles, contrariando o que poderíamos prever há algumas jornadas atrás quando havia uma aproximação efetiva dos cinco primeiros à liderança.

Um dos fatores para o isolamento destacado dos dois primeiros classificados tem que ver com a crise de resultados do Inter de Milão que assume contornos cada vez mais sérios. À 15ª jornada era o líder…daí para cá não ganhou qualquer jogo!

Se uma goleada a 3 de dezembro, por 5-0, sobre o Chievo, fazia os ‘nerazzurri’ ascender à liderança, são agora 13 os pontos que separam a equipa do primeiro lugar, para além de uma eliminação na Taça pelo meio, frente ao rival AC Milan.

O sistema utilizado e predileto de Luciano Spaletti privilegia o equilíbrio. É um 4x2x3x1 que não é uma máquina de fazer golos, mas também, por outro lado, concede poucos. A fase atual pode descrever-se, então, como um decréscimo anímico e quiçá de foco dos jogadores.

Mauro Icardi, com 18 golos, tem quase metade do total da equipa na Serie A. Mesmo assim, a equipa não encontra o rumo dos triunfos Fonte: FC Inter Milão
Mauro Icardi, com 18 golos, tem quase metade do total da equipa na Serie A
Fonte: FC Inter Milão

Veja-se o caso deste último empate concedido frente ao SPAL. O Inter apanha-se em vantagem no início da segunda parte num lance feliz e depois a atitude durante o resto do jogo foi, denotou-se, de algum relaxamento.

O plantel tem enorme talento, mas, nesta altura, com tantos empates, a dúvida também será sobre o estofo de tal formação que tem a pressão sobre os ombros para que os ‘nerazzurri’ retornem aos dias gloriosos. Escasseia um jogador que seja, como noutros tempos, símbolo do clube e que tenha palmarés que garanta que os colegas possam seguir, nem, ainda que com muitos anos de ‘Serie A’, o do treinador…

Só há campeonato até ao fim e, se o título é praticamente uma miragem, a luta que resta deverá ser por um lugar direto na Liga dos Campeões, isto é, o pódio, que está apenas a dois pontos de distância.

Spaletti, noutro contexto, já teria feito as malas e abandonado o clube. Mas, se os resultados não mudarem, será difícil não haver divórcio. Não será 2017/18 a época do primeiro ‘scudetto’ do experientíssimo ‘allenatore’ italiano.

Foto de Capa: FC Inter Milão

Artigo revisto por: Ana Ferreira

Rúben Tavares

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

O início da revolução tática de Franclim Carvalho | Braga 2-0 Gent

Fechado o capítulo com Carlos Vicens, o primeiro teste do Braga sob o comando de Franclim Carvalho deixou indícios de uma equipa a procurar novos sinais de identidade e a querer agarrar o rumo da temporada, vencendo o Gent por 2-0 em frente aos adeptos gverreiros. O futebol de Vicens encantou em muitos momentos, surpreendendo até os três grandes do futebol português, mas a falta de produto final e a instablidade defensiva ditaram vários resultados negativos, acabando por forçar a mudança. Com o novo líder, a verticalidade do ataque bracarense foi sentida desde cedo e, apesar de ainda estar longe do ideal, o desempenho do Braga acabou por ser mais que suficiente para somar os primeiros três pontos da temporada na Conference League. A primeira grande alteração passou pelo sistema base, deixando o 3-4-3 de Vicens e instalando um 4-2-3-1, cujas nuances encaixaram muito bem com as características do plantel. Começando pelo momento ofensivo, o Braga mostrou grande variabilidade na quantidade e disposição dos elementos envolvidos na primeira fase de construção. A saída mais utilizada foi em 3+1, com Bright Arrey-Mbi a fechar como central e com João Moutinho como o elemento mais recuado do meio-campo, fazendo Gorby Baptiste «crescer», como referiu o treinador na conferência de imprensa, em resposta ao Bola na Rede. O francês é claramente o jogador com características que mais se adaptam a esta função, sendo assim alguém que pode vir a ter uma temporada em que dá mais um salto na carreira. No entanto, os minhotos conseguiram também construir em 3+2, deixando Gorby mais recuado, e ainda em 4+2, com Bright aberto na esquerda e Victor Gómez mais recuado na direita.

Dinis Jacob · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.