Super Mario: solução para este Milan?

- Advertisement -

Balotelli é sem sombra de dúvida a estrela maior da equipa do Milan. Kaká já não joga metade do que jogava, El Shaarawy tem bastante potencial mas tem tido a sua curta carreira assombrada por várias lesões e Montolivo, apesar da sua enorme qualidade, não consegue influenciar tanto o jogo da sua equipa como Balotelli.

Quando Balotelli joga mal o Milan consequentemente joga mal e quase não consegue criar perigo durante um jogo inteiro. Basta relembrar o clássico de sexta-feira contra a Roma, em que Balotelli esteve em dia não e a sua equipa foi completamente dominada, não conseguindo fabricar jogadas perigosas. Com um Pazzini envelhecido, um El Shaarawy lesionado e um Robinho que já deu o que tinha a dar na Europa, o ataque do Milan depende demasiado de um jogador tão inconstante e temperamental como Balotelli. Mas quando Balotelli está inspirado faz maravilhas – como a obra de arte que assinou contra o Bolonha esta época – e resolve jogos com momentos mágicos. O problema é que este Balotelli só tem aparecido de vez em quando, o que ajuda também a explicar a péssima classificação do Milan na Serie A deste ano.

A questão que coloco é se vale a pena uma grande equipa como o Milan entregar “as chaves” da sua equipa a um jogador como Balotelli, se vale a pena depositar as suas esperanças num jogador tão volúvel como Balotelli, se vale a pena fazer dele a pedra central do seu processo de reconstrução. O talento é inegável: aos 23 anos, Balotelli já passou por clubes como o Inter e Manchester City e está agora no Milan, é o avançado titular da squadra azzurra e no seu palmarés possui já três Series A, uma Premier League e uma Liga dos Campeões, entre outros troféus menores. Foi votado para a equipa do ano da Serie A de 2012/2013, para a equipa do Euro 2012 e ganhou o Golden Boy Award em 2010.

Balotelli é o símbolo da irreverência e um dos principais jogadores da squardra azurra  Fonte: Getty Images
Balotelli é o símbolo da irreverência da squardra azurra e um dos seus principais jogadores
Fonte: Getty Images

Com a saída de José Mourinho do Inter para o Real Madrid, Benítez acabou por se “livrar” do problema Balotelli vendendo-o por 21,8 milhões de euros ao Manchester City treinado por um ex-técnico de Balotelli, Roberto Mancini. Apesar do campeonato conquistado em 2011/2012, época em que apontou 13 golos na Premier League, um máximo pessoal para Balotelli que foi apenas superado este ano (já leva 14 golos na Serie A), o tempo de Balotelli em Inglaterra ficou marcado por quezílias com o treinador e com os companheiros que o levaram a jogar cada vez menos tempo até que o clube decidiu “lavar as mãos” do problema e recambiá-lo para Itália. O Milan despendeu 20 milhões pelo passe do avançado italiano – Balotelli, dois anos e meio depois de se transferir para o City e sendo ainda um jovem cheio de potencial, conseguiu ser vendido por menos dois milhões do que tinha custado, o por si explica logo muito.

Cumpre dizer que o momento mais alto da passagem de Balotelli por terras de Sua Majestade ocorreu no último jogo da época em que se sagrou campeão, ao assistir Sergio Agüero para o golo do título, aos 94 minutos, contra o QPR.

Balotelli e AC Milan: nenhum deles cumpriu as expectativas este ano  Fonte: sport.panorama.it/
Balotelli e AC Milan: nenhum deles cumpriu as expectativas este ano
Fonte: sport.panorama.it

No regresso ao seu país-natal, Balotelli marcou uns fantásticos 12 golos em treze jogos na Liga, ainda sob o comando de Massimiliano Allegri. Foram excelentes números para metade de uma época. Aliás, foi talvez o jogador mais importante do Milan nessa altura, ajudando a equipa a alcançar o terceiro lugar e o apuramento para a Liga dos Campeões.

Este ano, na sua primeira época completa ao serviço do clube, leva para já 27 jogos na Liga e 14 golos apontados. Não é mau, mas mais uma vez a época fica marcada não só pelo futebol que Balotelli pratica mas também pelas suas atitudes dentro e fora de campo, o que contribuiu activamente para o péssimo sétimo lugar em que o Milan se encontra, podendo esta jornada descer ainda para décimo lugar caso o Torino, a Lazio e o Verona ganhem os seus respectivos jogos.

Estando o Milan a atravessar uma das piores épocas da sua história, a equipa tem de decidir se vale a pena manter o grande talento que é Balotelli e se vale a pena tentar construir uma equipa à volta dele. Terão de avaliar os prós e os contras. Será que Balotelli algum dia “crescerá”, passando apenas a concentrar-se no jogo, ignorando o que o rodeia e fazendo uso do seu imenso talento? Está dificil, mas se decidirem ir noutra direcção interesse no jogador não falta, incluindo o do Chelsea de José Mourinho. Na minha modesta opinião, é disso mesmo que Balotelli precisa: de um treinador que tenha mão nele e que o ajude a tornar-se no jogador que ele tem potencial para ser. Não me parece que isso possa acontecer no Milan e muito menos sob o comando de Seedorf.

João Folgado
João Folgadohttp://www.bolanarede.pt
O João defende que o Porto devia acabar e o Sporting nunca devia ter existido. Carrega, Benfica! Fora de brincadeiras, para além desta paixão cega pelo clube da Luz, venera Mourinho, despreza Villas-Boas e é fã dos Boston Celtics e dos New England Patriots.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho pede 4 reforços ao Real Madrid e vê cláusula de rescisão junto do Benfica subir para 15 milhões de euros

José Mourinho já deu as suas prioridades de mercado ao Real Madrid. Técnico tem agora cláusula de rescisão de 15 milhões de euros com o Benfica.

João Cancelo: «Eu e o Gavi estamos sempre a ‘picar’ um com o outro porque ele acredita que a seleção espanhola é melhor do...

Alguns dos convocados de Portugal para o Mundial 2026 abordaram a preparação da equipa e projetaram a competição.

José Mourinho quer levar internacional português para o Real Madrid e repetir parceria

José Mourinho quer que o Real Madrid contrate Diogo Dalot. Merengues vão contratar novo lateral direito e o técnico quer o português.

Diogo Costa é o escolhido do PSG para reforçar a baliza e FC Porto já definiu intenção para o negócio

O PSG está muito interessado na contratação de um novo guarda-redes e definiu Diogo Costa como objetivo. FC Porto aponta para a cláusula de rescisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas avança com 20 milhões de euros por avançado do Benfica

O Besiktas quer garantir a contratação de Vangelis Pavlidis. Águias turcas apresentaram, garante a imprensa local, proposta junto do Benfica.

Sporting oficializa contratação de Issa Doumbia até 2031

O Sporting anunciou a chegada de Issa Doumbia. O médio italiano assinou contrato até 2031 e ficou com uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros.

Al Ittihad confirma despedimento de Sérgio Conceição

Sérgio Conceição já não é o treinador do Al Ittihad. Clube saudita oficializou saída do técnico português depois de uma época aquém dos objetivos estabelecidos.