Totti, novo Deus da mitologia romana

Coletivamente, o médio-ofensivo/avançado italiano venceu o Campeonato da Europa de Sub-21 pela seleção transalpina, em 1996, frente à Espanha, numa final, em Barcelona, onde Francesco, inclusive, marcou. O outro título internacional de seleções foi o Campeonato do Mundo em 2006, na Alemanha, uma final que, curiosamente, teve resultado semelhante ao desta última, 1-1 no tempo regulamentar e vitória italiana nas grandes penalidades.

Totti foi campeão do mundo de seleções, em 2006, na Alemanha Fonte: Goal.com
Totti foi campeão do mundo de seleções, em 2006, na Alemanha
Fonte: Goal.com

Quanto ao seu trajeto em termos de palmarés na Associazione Sportiva Roma, o seu ‘unico grande amore’, salda-se em duas Taças de Itália, consecutivas, em 2006/07, diante do Inter, numa altura em que a final se disputava a duas mãos, e em 2007/08, já com apenas um jogo e diante o mesmo adversário (2-1); duas Supertaças, em 2001, frente à Fiorentina (3-0), e em 2007, mais uma vez contra o Inter (1-0).

Escolho falar do ‘ouro’ que falta mencionar no percurso futebolístico de Totti para dar o destaque devido ao feito. O ‘scudetto’ de uma temível formação romana treinada por Fabio Capello e que, na 34ª jornada da Serie A 2000/01, recebia o Parma sabendo que, vencendo, conquistaria o terceiro ‘scudetto’ da sua história. Um trio atacante que constituía assunções absolutamente diabólicas para os seus adversários: Totti-Montella-Batistuta. “No dia 17 de junho de 2001, só queríamos que passasse mais rápido. Não aguentávamos esperar mais pelo apito final”, lembrou ontem o lendário 10 na sua epístola de amor aos romanos.

Capa da ‘La Gazzeta dello Sport’ após a conquista do ‘scudetto’ por parte da AS Roma, em 2000/01. A tripla “Totti-Montella-Batigol” era destacada Fonte: Gazetta dello Sport
Capa da ‘La Gazzeta dello Sport’ após a conquista do ‘scudetto’ por parte da AS Roma, em 2000/01. A tripla “Totti-Montella-Batigol” era destacada
Fonte: Gazetta dello Sport

A ti, caro amante do futebol, porque não recordar o 11 inicial da Roma nesta vitória histórica na última jornada do campeonato em 2001? Homenagear essa equipa é também homenagear Totti. Aqui vamos nós. Guarda-redes: Antonioli; Defesas: Cafu-Zebina-Samuel-Antônio Carlos-Candela; Meio-campo: Emerson-Tommasi; Ataque: Totti-Montella-Batistuta.

Mas tudo o que interessa neste momento é falar de Totti. Ele que, ao todo, fez 844 jogos e 316 golos na carreira-

Caro leitor, intermediar o palmarés do italiano-lenda no texto foi escolha minha porque não considero o elemento de maior importância.

Assédio e interesse alheios nunca faltaram ao jogador, mas ele permaneceu fiel ao clube da Cidade Eterna, uma carreira inteira, de alma e coração. Os títulos, quer individuais ou coletivos, não impressionam tanto como os de outras estrelas atuais ou do passado do futebol.

Se o futebol é uma forma de falar da vida, o craque mostra-nos que é possível amar para sempre e, quando chega a hora do fim, como o próprio confessou ontem, tem-se “medo”, mas, e como há forças que superam o medo, a carta acabou com um: “amo-vos”.

Ainda bem, Francesco Totti, que nunca saíste da Roma. Não serias jamais o mesmo. É assim mesmo que vais e queremos recordar-te.

Nós, que amamos o futebol, também não podemos deixar de te amar, Francesco Totti. Os fins são subliminares (re)inícios. Abandonaste o relvado do Olimpico. Ascendeste ao consílio dos deuses do futebol. Ontem, foste o último a tocar na bola.

Totti, o novo deus da mitologia romana.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Totti

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres tem mais um interessado na Arábia Saudita

Viktor Gyokeres tem mais um clube interessado na sua contratação. O Al Qadisiyah quer o ponta de lança do Sporting.

Nenê está quase a fazer 42 anos e renova com o AVS SAD

O AVS SAD anunciou esta quinta-feira a renovação de contrato de Nenê. Avançado brasileiro perto dos 42 anos.

Guilherme Fernandes perto de assinar por recém-despromovido da La Liga

Guilherme Fernandes pode deixar o Real Betis no mercado de verão. Guarda-redes português aproxima-se do Real Valladolid.

Liverpool cria livro de condolências para Diogo Jota e adeptos choram pelo internacional português

O Liverpool criou um livro de condolências para Diogo Jota. Vários adeptos do clube inglês têm prestado homenagem ao internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

FIFA decreta minuto de silêncio em memória de Diogo Jota e André Silva no Mundial de Clubes

A FIFA decretou um minuto de silêncio em memória de Diogo Jota e de André Silva nos quartos de final do Mundial de Clubes.

André Villas-Boas e a temporada do FC Porto: «Insatisfação e revolta»

André Villas-Boas analisou a temporada do FC Porto. Presidente dos dragões menciona ainda a saída de Martín Anselmi.

Morreu o piloto espanhol Borja Gómez

Borja Gómez morreu nesta quinta-feira. O piloto espanhol foi vítima de um acidente nos treinos livres do Campeonato Europeu de Stock 600.