Há decisões difíceis

- Advertisement -

cab bundesliga liga alema

No Westfalenstadion, a catedral do Dortmund, ganhar ou perder costuma ser igual. Para as 80 mil vozes que esgotam o estádio jogo após jogo, o resultado importa pouco. É assim quando se tem adeptos tão especiais e com tanto amor ao clube. Mas ontem, após mais uma derrota, os adeptos não estavam lá para apoiar e bater palmas. Estiveram, durante o tempo de jogo. No final, as palmas deram lugar aos assobios, e os cânticos de apoio tornaram-se num pedido desesperado: “Queremos ver-vos a lutar!”, gritavam eles. Klopp, o treinador que recolocou o clube no lugar onde merece, não conteve as lágrimas. Os jogadores não tiveram medo e deram a cara; Weidenfeller e Hummels, os capitães, foram à bancada pedir calma e prometer que tudo se vai resolver. Mas vai mesmo?

“Hoje podem dizer o que quiserem de nós. Acusar-nos de tudo. Merecemo-lo, mas não vamos desistir”. Klopp deu razão aos adeptos, e os adeptos têm sempre razão. Ver jogar a equipa do Dortmund está a ser confrangedor. O cérebro tem paragens, a bola queima nos pés. Quando o golo não chega cedo, a paciência perde-se rápido. O treinador deixou de ser preciso, o que faz falta é um psicólogo. Hummels, Reus, recuperado da lesão, Gündogan, Sahin ou Aubameyang (todos no 11 que defrontou o Augsburgo) não desaprenderam. Mas as jornadas vão passando e o Borussia está em último. Daqui para a frente o objectivo é só um: assegurar a manutenção, custe o que custar.

A desilusão depois de mais uma derrota
Fonte: Facebook do B.Dortmund

Se os jogadores não desaprenderam, Klopp também não deixou de ser um génio de um momento para o outro. É um treinador com um carisma incrível e tem uma visão do jogo apaixonante e com a qual me identifico. A questão é que o problema deste Dortmund já não é futebolístico, é mental, e o técnico parece sem capacidade de reagir a este cenário negativo. A equipa não consegue ultrapassar a barreira psicológica que a impede de marcar golos, de ganhar jogos. Klopp faz parte da história do clube, mas o clube não pode ficar preso ao passado e arriscar uma descida de divisão depois de tudo o que foi conquistado nos últimos anos. E é por isso que, apesar de ser uma decisão difícil, é preciso tomá-la. Tuchel está sem clube.

Foto de Capa: Facebook do B.Dortmund

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira ‘protege-se’ de Ruben Amorim: Palmeiras coloca 180 milhões de euros de cláusula em jogador

O Palmeiras decidiu colocar uma cláusula de rescisão de 180 milhões de euros no novo contrato de José Manuel López.

Alanyaspor de João Pereira sobe ao 7.º lugar: eis os resultados da Liga turca

Alanyaspor de João Pereira venceu por 1-0 Rizespor. Kacper Kozlowski brilha na vitória do Gaziantep sobre o Goztepe.

Al Hilal sofre a primeira derrota para o campeonato

Al Hilal perdeu 2-0 em casa contra o Neom SC. Rúben Neves foi titular mas não conseguiu evitar a derrota.

Elche de Martín Anselmi cai aos 90′ contra a Real Sociedad

O Elche perdeu contra a Real Sociedad por três bolas a duas durante esta segunda-feira, num encontro a contar para a quarta jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Nunes responde ao Bola na Rede: «Se o mister me colocar a defender como lateral e a construir como médio, eu vou gostar»

Matheus Nunes anteviu o embate entre FC Porto e Manchester City na 1.ª jornada da Champions League e respondeu à pergunta do Bola na Rede.

FC Porto: André Silva esteve na órbita de outro clube português

André Silva chegou ao FC Porto no último mercado de transferências de verão, mas o Braga também esteve interessado.

Matheus Nunes e o duelo com o FC Porto: «Gostam de pôr o adversário lá atrás e controlar o jogo»

Matheus Nunes marcou presença na conferência de antevisão à 1.ª jornada da Champions League, entre FC Porto e Manchester City.