Nas asas de um teenager

- Advertisement -

Na 26ª edição da Supertaça da Alemanha, o Signal Iduna Park recebia o encontro entre a equipa da casa – o Borussia Dortmund – e o rival Bayern de Munique. Um ano após a goleada por 5-0 imposta pelos bávaros ao Eintracht Frankfurt, era a vez dos auri-negros tentarem contrariar a supremacia do “Gigante da Baviera”.

Enquanto o Bayern tinha três jogadores sub-20 no banco de suplentes – Alphonso Davies, Jann-Fiete Arp e Ryan Johansoon -, o Dortmund contava apenas com um futebolista com idade de adolescente, e no onze inicial: Jadon Sancho.

O jovem inglês de 19 anos, nascido a 25 de março de 2000 em Londres, vem de uma época 2018/2019 verdadeiramente assombrosa. Mesmo não tendo sido desde início titular indiscutível na formação de Lucien Favre, conseguiu desbloquear muitos jogos ao saltar do banco. Os números não mentem: 13 golos e 19 assistências em 43 partidas (2967 minutos); fazendo as contas, é o equivalente a um golo/assistência a cada 92 minutos.

Sancho fez o 2-0 frente ao Bayern na Supertaça alemã (e assistiu Paco Alcácer no 1-0)
Fonte: BVB

Quase a fazer dois anos desde que se mudou do Manchester City FC para o Borussia Dortmund, por apenas oito milhões de euros, Sancho está como peixe na água na Alemanha. Na Supertaça, assistiu Paco Alcácer aos 48 minutos e marcou aos 69’, e foi eleito o homem da vitória do Dortmund por 2-0.

À entrada para a temporada 2019/2020, a expectativa sobre o extremo inglês é muita. Se no ano de estreia em território alemão foi uma das figuras da Bundesliga, agora reúne ainda mais condições para ser o seu maior protagonista.

O campeão europeu sub-17 pela Inglaterra em 2017- e melhor jogador da competição – pode, contudo, estar a realizar a sua última época ao serviço do emblema alemão. Num mercado onde a cobiça dos tubarões europeus por jovens estrelas é grande, Sancho é de momento um dos alvos mais apetecíveis, e aquele que porventura irá protagonizar uma das maiores transferências de sempre.

Se João Félix, com a mesma idade, com menos meses de futebol ao mais alto nível e jogando numa liga com menos visibilidade, movimentou 126 milhões de euros, é muito provável que Jadon Sancho bata o recorde do internacional português e se torne no teenager mais valioso da história do futebol.

Por agora, cabe-nos a nós (adeptos) a tarefa de ver jogar o “miúdo”, que pelos corredores vai ganhando asas e que vai fazendo este Dortmund voar e ambicionar a conquista de troféus que lhe têm escapado.

Revisto por: Jorge Neves

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Espírito Santo enaltece vitória do West Ham frente ao Burnley: «Desde que joguemos como jogámos hoje, vamos ficar bem»

Nuno Espírito Santo analisou a vitória do West Ham frente ao Burnley, na Premier League. O técnico destacou a reação da equipa, após a derrota com o Chelsea na última jornada.

Newcastle sofre terceira derrota consecutiva na receção ao Brentford

O Newcastle foi derrotado por 3-2 no encontro da 24.ª jornada da Premier League contra o Brentford. Os magpies não vencem há quatro jogos consecutivos.

Varzim leva a melhor sobre o Amarante, Belenenses e Trofense empatam

O Varzim recebeu e venceu o Amarante por duas bolas a uma, num encontro a contar para a primeira jornada da zona de promoção da Liga 3.

Michael Carrick garante que nada mudou no Manchester United e atira: «Não me estou a deixar levar pelo entusiasmo»

Michael Carrick elogiou a equipa e não quis alimentar euforias, após a vitória do Manchester United frente ao Tottenham, para a Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes rendido a Michael Carrick após nova vitória do Manchester United: «Ele sabe o que significa para este clube vencer»

Bruno Fernandes deixou muitos elogios para Michael Carrick, após a vitória do Manchester United frente ao Tottenham, para a Premier League.

Vasco Botelho da Costa reage à expulsão: «Sou um bocado chato, mas não insultei com palavrões»

Vasco Botelho da Costa já reagiu à expulsão durante o encontro entre o Moreirense e o Gil Vicente, em jogo da Primeira Liga.

Rasmus Hojlund bisa e decide na vitória do Nápoles diante do Genoa

O Nápoles sofreu mas venceu o Genoa por 3-2, num jogo decidido pelo bis de Rasmus Hojlund. O dinamarquês converteu um penálti aos 90+5' que decidiu o jogo.