Nas asas de um teenager

- Advertisement -

Na 26ª edição da Supertaça da Alemanha, o Signal Iduna Park recebia o encontro entre a equipa da casa – o Borussia Dortmund – e o rival Bayern de Munique. Um ano após a goleada por 5-0 imposta pelos bávaros ao Eintracht Frankfurt, era a vez dos auri-negros tentarem contrariar a supremacia do “Gigante da Baviera”.

Enquanto o Bayern tinha três jogadores sub-20 no banco de suplentes – Alphonso Davies, Jann-Fiete Arp e Ryan Johansoon -, o Dortmund contava apenas com um futebolista com idade de adolescente, e no onze inicial: Jadon Sancho.

O jovem inglês de 19 anos, nascido a 25 de março de 2000 em Londres, vem de uma época 2018/2019 verdadeiramente assombrosa. Mesmo não tendo sido desde início titular indiscutível na formação de Lucien Favre, conseguiu desbloquear muitos jogos ao saltar do banco. Os números não mentem: 13 golos e 19 assistências em 43 partidas (2967 minutos); fazendo as contas, é o equivalente a um golo/assistência a cada 92 minutos.

Sancho fez o 2-0 frente ao Bayern na Supertaça alemã (e assistiu Paco Alcácer no 1-0)
Fonte: BVB

Quase a fazer dois anos desde que se mudou do Manchester City FC para o Borussia Dortmund, por apenas oito milhões de euros, Sancho está como peixe na água na Alemanha. Na Supertaça, assistiu Paco Alcácer aos 48 minutos e marcou aos 69’, e foi eleito o homem da vitória do Dortmund por 2-0.

À entrada para a temporada 2019/2020, a expectativa sobre o extremo inglês é muita. Se no ano de estreia em território alemão foi uma das figuras da Bundesliga, agora reúne ainda mais condições para ser o seu maior protagonista.

O campeão europeu sub-17 pela Inglaterra em 2017- e melhor jogador da competição – pode, contudo, estar a realizar a sua última época ao serviço do emblema alemão. Num mercado onde a cobiça dos tubarões europeus por jovens estrelas é grande, Sancho é de momento um dos alvos mais apetecíveis, e aquele que porventura irá protagonizar uma das maiores transferências de sempre.

Se João Félix, com a mesma idade, com menos meses de futebol ao mais alto nível e jogando numa liga com menos visibilidade, movimentou 126 milhões de euros, é muito provável que Jadon Sancho bata o recorde do internacional português e se torne no teenager mais valioso da história do futebol.

Por agora, cabe-nos a nós (adeptos) a tarefa de ver jogar o “miúdo”, que pelos corredores vai ganhando asas e que vai fazendo este Dortmund voar e ambicionar a conquista de troféus que lhe têm escapado.

Revisto por: Jorge Neves

Subscreve!

Artigos Populares

Nélson Oliveira faz história no ciclismo mundial e bate recorde: «É um reconhecimento, já que na minha área nunca foi o meu forte ser...

Nélson Oliveira completou a 24.ª grande volta da carreira no Tour de France 2026. Este registo é histórico e único a nível mundial.

PSG perdeu estrela para o Real Madrid de José Mourinho e já reagiu: «O PSG não se deixará arrastar pela inflação artificial dos preços...

O PSG perdeu a disputa de Yan Diomande para o Real Madrid. Parisienses abandonaram a negociação e já reagiram.

Quem é Souza, o jovem com 4 jogos na Europa por quem o Benfica está disposto a chegar aos 20 milhões de euros?

O Benfica fez uma proposta por Souza. Conhece melhor o jovem lateral esquerdo que o Tottenham contratou em janeiro.

AC Milan de Ruben Amorim impõe condição para o futuro de Rafael Leão e imprensa internacional mete novo clube como favorito à contratação

O AC Milan só aceita uma saída de Rafael Leão em definitivo. O Besiktas é dado como o principal interessado no internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

St. Gallen vence com reviravolta na estreia na Liga Suíça e antes da deslocação à Luz e do decisivo jogo contra o Benfica

O St. Gallen derrotou o Zurique na primeira jornada da Liga Suíça. Embate antecede as decisões da Europa League.

Luís Castro não está para brincadeiras: avançado só sai do Levante por 25 milhões de euros

O Levante deve perder Carlos Espí neste mercado de transferências. Os interessados terão de pagar 25 milhões de euros.

Mercado a ferver: imprensa inglesa comenta interesse do Benfica em Lukas Hornicek e aponta guarda-redes a histórico da Premier League

Lukas Hornicek ainda pode trocar de clube neste mercado de transferências. O Benfica fez contactos pelo guarda-redes do Braga.