O crescimento sustentado do Augsburgo

- Advertisement -

cab bundesliga liga alema

O Augsburgo é um exemplo para todos os clubes denominados pequenos: o emblema da Baviera é o actual quarto classificado da Bundesliga e desafia todas as expectativas de início de época.

A equipa não tem um passado histórico na mais importante competição alemã e a estreia só aconteceu na época de 2010/2011. A maneira de olhar para a tabela classificativa mudou a partir do momento da entrada de Markus Weinzierl. O nome pode ser totalmente desconhecido para alguns, mas o treinador tem vindo a relevar o seu valor. A época passada foi feliz, mas poderia ter sido de sonho: o Augsburgo ficou em oitavo lugar e a um ponto da Europa. Um dos jogadores em destaque foi André Hahn, jogador que agora é uma das figuras do Borussia Mönchengladbach.

Markus Weinzierl é o treinador mais jovem da Bundesliga
Fonte: Facebook do Augsburgo

         Um dos trunfos desta equipa é a excelente gestão. As ligas secundárias são um alvo apetecível e a continuidade dessa aposta é quase obrigatória para um clube com poucos recursos. André Hahn, o melhor jogador da equipa na última temporada, foi contratado a um clube da terceira divisão, e nesta época o recrutamento tem sido igualmente valioso. Abdul Rahman Baba, ganês que tem sido um dos laterais-esquerdos revelação do futebol europeu, Nikola Djurdjic, Markus Feulner e Caiuby, brasileiro que tem mostrado bastante potencial, foram as escolhas deste ano. As grandes figuras do conjunto bávaro têm sido, porém, Raúl Bobadilla, Tobias Werner e o experiente Halil Altintop.

Os destaques são simbólicos e como tal o voluntarioso colectivo é que sobressai. A equipa é montada de maneira a valorizar o todo – o sistema utilizado é o 4-2-3-1, habitual na Bundesliga – e o proveito está à vista. A falta de um goleador – a contratação de Tim Matavz visava esse objectivo – leva a que o melhor marcador da equipa seja o capitão Paul Verhaegh, lateral-direito e internacional holandês.

Em suma, fazer muito com pouco. O excelente início de época não passa despercebido e o Dortmund, que tem feito um campeonato desastroso, já está a pensar em Weinzierl para suceder a Jürgen Klopp. Um exemplo a seguir de uma equipa que soube crescer de forma sustentada.  

Foto de Capa: Facebook do Augsburgo

 

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nasceu com a bola nos pés mas rapidamente percebeu que fora de campo o proveito poderia ser maior. Desde cedo que se deixou fascinar pela força, beleza e capacidade de renovação que o futebol pode ter.                                                                                                                                                 O Alexandre não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.