Reportagem BnR – Outra mentalidade, outro espetáculo: um(a) Fortuna no Futebol

- Advertisement -

A BOMBA DE OXIGÉNIO QUE SE CHAMA «ADEPTOS»

São 15h e o dia, ou neste caso a tarde, começou em Altstadt, ou seja, o centro da cidade da parte mais antiga de Düsseldorf, mais precisamente em Bolkerstrasse. Confesso que foi deveras complicado pronunciar o nome da rua, que é considerada «o bar mais longo do Mundo». É uma rua que tem 300 metros e onde coabitam 50 restaurantes, bares e pubs e é aqui que os adeptos do Fortuna em dias de jogos se reúnem antes dos mesmos.

A Bolkerstrasse é a rua onde os adeptos do Fortuna Dusseldorf encontram-se nos pré-jogos em casa
Fonte: João Barbosa/Bola na Rede

Já instalados na Bolkerstrasse (tens permissão para saltar o nome), foi tempo de observar um fenómeno que é praticamente impossível em Portugal – exceção única na Final da Taça de Portugal, no Jamor. Adeptos de ambas as equipas (Fortuna Düsseldorf 1895 e Borussia VfL Mönchengladbach) coabitavam em bares onde reinava a boa disposição e a amizade entre «rivais». Este era o habitat natural presenciado.

Um fenómeno da natureza futebolística que para um observador português é complicado de compreender. Digo isto porquê? É certo que existe as tradicionais roulottes perto dos estádios portugueses onde os adeptos podem conviver antes dos jogos, mas vamos pôr isto num caso prático. Imaginam adeptos do SL Benfica e do Sporting CP (às centenas) juntos sem qualquer problema? Já presenciei uns quantos momentos destes e os adeptos adversários recebem típicas “bocas” que já não roçam a “rivalidade”, mas sim a estupidez.

Os habitantes de Düsseldorf estão de mãos dadas com o clube da cidade e para onde a equipa vai… eles vão atrás
Fonte: João Barbosa/Bola na Rede

Na televisão de um dos bares, ia dando o RB Leipzig com o SV Werder Bremen, rival direto do Fortuna na batalha contra a descida. O jogo deu-me oportunidade de falar com Basti, adepto do Fortuna Düsseldorf, que contou que as aspirações do clube não podem ser grandes numa Liga como esta, onde existem os chamados «clubes-empresas». Basti desabafou também que tem pena que um clube tão histórico como o Werder Bremen esteja numa posição tão instável na Liga (17.º lugar) e haja clubes cheios de investidores a «minar» históricos do Futebol alemão.

Die Grün-Weißen (os verdes e brancos) acabaram mesmo por perder por 3-0 contra Die roten Bullen (os touros vermelhos) e mantinham-se assim em zona de despromoção. Uma luta que, à priori, já sabemos que vai a três entre SC Paderborn 07, SV Werder Bremen e Fortuna Düsseldorf 1985, que até agora ainda se mantém intensa.

Há dois anos, o Fortuna Düsseldorf venceu dramaticamente a 2. Bundesliga e a festa em Nuremberga e, depois, em Düsseldorf explica bem a paixão destes adeptos

Retirando o momento «BBC Vida Selvagem – Edição Futebol», nota-se a quilómetros de distância que os habitantes de Düsseldorf sentem todos os momentos, sofrem com as derrotas e os períodos menos bons e respiram aquilo que é essência do clube da cidade. Para além disso, os adeptos são a verdadeira bomba de oxigénio do clube e acredito que estes sejam a verdadeira fonte de inspiração para os jogadores em campo. Digamos que para uma equipa que está em sério risco de despromoção o ambiente que se vivia na cidade era de pura festa ao verem o seu clube na 1. Bundesliga, mais uma vez.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Rui Borges e a vitória do Sporting: «Vai ser cada vez mais difícil ganhar, as equipas jogam bem e querem os pontos»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting contra o Famalicão

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 em casa. Eis os 5 destaques do jogo da 22º jornada.

Os 82 são os novos 90+ e Sporting voltou a ter de esperar pelos últimos minutos para vencer o Famalicão e não deixar o...

O Sporting venceu o Famalicão em Alvalade. Triunfo pela margem mínima alcançado já para lá dos 80 minutos.

Daniel Bragança vai à área num canto e faz o 1-0 para o Sporting já para lá dos 80 minutos

O Sporting recebe o Famalicão em Alvalade. Primeiro golo surgiu já depois dos 80 minutos por Daniel Bragança.