📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

brasileirao

– É campeão!

Foi este o grito que a torcida apaixonada do Cruzeiro pôde entoar ontem. Depois de vencer na Baía o Vitória local, a Raposa conseguiu, deste modo, o seu tricampeonato da história. A festa do clube mineiro já se arrastava há semanas, mas só ontem a catarse foi levada ao clímax e todos puderam extravasar aquilo que já estava (quase) garantido.

Mais, o Cruzeiro Esporte Clube pode mesmo bater o recorde de pontos que ele próprio detém desde o último título, de 2003. Foi a partir deste ano que o Brasileirão começou com o sistema de pontuação corrida, de ida e volta. E parece que os cruzeirenses se dão bem com viagens. No ano em que o seu eterno rival de sempre – o Atlético Mineiro – foi campeão do continente, ostentando a coroa de louros de vencedor da Libertadores da América, os seus adversários celestes ofuscaram-no um pouco, com esta vitória, brilhante tal como as estrelas luminosas que batem no seu peito.

Os campeões nacionais / Fonte: jairsampaiocaico.blogspot.com
Os campeões nacionais / Fonte: jairsampaiocaico.blogspot.com

É sempre difícil fazer comparações entre equipas de diferentes décadas e gerações. O Cruzeiro de 1966 tinha Tostão. O de 2003 tinha Sorin, Alex ou Luisão – o capitão do Benfica, que, aliás, assistiu à partida derradeira ontem, em Lisboa, ao lado de um monstro da música brasileira e Cruzeiro enamorado, Milton Nascimento. Mas esta equipe, mais do que isso, possui um grande conjunto, muito bem orientado por Marcelo de Oliveira: Fábio na baliza, Dagoberto a número 10, Everton Ribeiro e Borges na frente. Foram imparáveis. E a Raposa nem sequer tinha sido campeã estadual em Maio, perdendo para o Galo. Agora tudo estará atento à luta pelo acesso à Taça dos Libertadores no grupo da frente. Cruzeiro e Atlético já estão. Resta esperar pelo vencedor da Copa do Brasil, entre Flamengo e Atlético Paranaense, e pelos três restantes atrás dos celestes na tabela de classificação. A luta para evitar o rebaixamento de divisão também estará ao rubro.

A festa da torcida dos novos campeões, em pleno Mineirão / Fonte: copadomundo.uol.com.br
A festa da torcida dos novos campeões, em pleno Mineirão / Fonte: copadomundo.uol.com.br

Cruzeiro é o Rei do Brasil. Pode-se orgulhar, mais do que isso, de ter o nome de uma constelação que ilumina os céus dourados desse grande país. E é o único clube a ter o seu nome, ainda que indiretamente, ligado ao hino do Brasil: “Se em teu formoso céu, risonho e límpido, / A imagem do Cruzeiro resplandece.” É isso o Cruzeiro: um campeão cinco estrelas, de um conjunto estelar de cinco elementos chamado Cruzeiro do Sul. É verdade que este espetáculo estelar só pode ser visto do Hemisfério Sul.

Porém, hoje todos conseguirão observá-lo de onde quer que estejam. Os corpos celestes brilham no peito de cada cruzeirense e iluminam os campos e montanhas alegres das Minas Gerais, espalhando-se por toda a nação. Sonho onírico. Impossível, mas, enfim, realizável.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.