📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A orfandade do Maracanã

- Advertisement -

Já tinha escrito nesta casa sobre o maior e mais mítico estádio do Brasil. Num tempo em que, de facto, o Maracanã era o maior orgulho do Brasil. Um templo do futebol mundial. O ex-Libris da cidade (a par do Cristo Redentor, no Corcovado, obviamente). Agora está ao abandono. Mendigos, que não têm culpa nenhuma da situação, diga-se, roubam o que acham à volta do recinto: fio de cobre, objetos variados e agora até desapareceram duas estátuas também de cobre: uma delas que representa o busto do jornalista Mário Filho, que, de resto, dá o nome oficial ao Estádio. Foram ainda roubadas televisões e mangueiras.

Na vida, tudo está interligado. O governo do PT foi substituído, mas ficou provado que a corrupção não é só do PT. Aliás, até é mais dos outros partidos que o criticavam ferozmente e, até, de maneira desleal – falando com conhecimento de causa, mais uma vez, até porque o meu voto no Brasil é obrigatório – a destituição da presidente Dilma Rousseff é das maiores vergonhas da América Latina nos últimos largos anos.

Agora, foi a diretora do SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) a mandar os formados académicos fugir do Brasil, devido à situação caótica do país. Como vêem, o Partido dos Trabalhadores saiu do poder, mas nem por isso os problemas melhoraram ou foram solucionados.

Vi esta semana uma entrevista curtinha de Pedro Cardoso – um famoso ator brasileiro, que agora vive no nosso país. Desconhecia tal facto e fiquei surpreendido comigo mesmo, porque adoro o seu trabalho. Ele falou nas diferenças entre os dois países e disse algumas verdades, apesar de ele ser um privilegiado no meio disto. Ele disse que no Brasil é o salve-se quem puder. As pessoas querem ficar ricas para fugir ao trânsito, aos assaltos, à escola pública, enfim. Em Portugal, de uma maneira geral, algumas coisas públicas ainda funcionam, como a educação e a saúde. Veremos por quanto tempo. Porque acho que até isso vai ter um fim, infelizmente.

As bancadas têm agora a companhia de um enorme matagal Fonte: esportes.terra.com.br
As bancadas têm agora a companhia de um enorme matagal
Fonte: esportes.terra.com.br

Quando falo que o futebol brasileiro tem de mudar, é nestes aspetos: é saber tratar bem do património. Da cultura. A questão é que os governos, mas não só eles, como toda a sociedade civil no Brasil, como em Portugal, quer ser sempre melhor, não pelo esforço, mas pela trapaça. E a questão social, económica, e, sobretudo, cultural do país influencia e muito o desempenho desportivo de uma nação.

O Maracanã está órfão. O futebol no Brasil também parece estar, bem como o país em si. Estou a ser pessimista, mas só sendo assim é que podemos ver as coisas como elas são.

Não basta ter os melhores jogadores do mundo – porque o Brasil tem-nos de sobra –, é preciso ter mais: respeito pelo próximo e união. E isso, o Brasil parece ter cada vez menos.

Foto de Capa: O Globo

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.