📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A orfandade do Maracanã

- Advertisement -

Já tinha escrito nesta casa sobre o maior e mais mítico estádio do Brasil. Num tempo em que, de facto, o Maracanã era o maior orgulho do Brasil. Um templo do futebol mundial. O ex-Libris da cidade (a par do Cristo Redentor, no Corcovado, obviamente). Agora está ao abandono. Mendigos, que não têm culpa nenhuma da situação, diga-se, roubam o que acham à volta do recinto: fio de cobre, objetos variados e agora até desapareceram duas estátuas também de cobre: uma delas que representa o busto do jornalista Mário Filho, que, de resto, dá o nome oficial ao Estádio. Foram ainda roubadas televisões e mangueiras.

Na vida, tudo está interligado. O governo do PT foi substituído, mas ficou provado que a corrupção não é só do PT. Aliás, até é mais dos outros partidos que o criticavam ferozmente e, até, de maneira desleal – falando com conhecimento de causa, mais uma vez, até porque o meu voto no Brasil é obrigatório – a destituição da presidente Dilma Rousseff é das maiores vergonhas da América Latina nos últimos largos anos.

Agora, foi a diretora do SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) a mandar os formados académicos fugir do Brasil, devido à situação caótica do país. Como vêem, o Partido dos Trabalhadores saiu do poder, mas nem por isso os problemas melhoraram ou foram solucionados.

Vi esta semana uma entrevista curtinha de Pedro Cardoso – um famoso ator brasileiro, que agora vive no nosso país. Desconhecia tal facto e fiquei surpreendido comigo mesmo, porque adoro o seu trabalho. Ele falou nas diferenças entre os dois países e disse algumas verdades, apesar de ele ser um privilegiado no meio disto. Ele disse que no Brasil é o salve-se quem puder. As pessoas querem ficar ricas para fugir ao trânsito, aos assaltos, à escola pública, enfim. Em Portugal, de uma maneira geral, algumas coisas públicas ainda funcionam, como a educação e a saúde. Veremos por quanto tempo. Porque acho que até isso vai ter um fim, infelizmente.

As bancadas têm agora a companhia de um enorme matagal Fonte: esportes.terra.com.br
As bancadas têm agora a companhia de um enorme matagal
Fonte: esportes.terra.com.br

Quando falo que o futebol brasileiro tem de mudar, é nestes aspetos: é saber tratar bem do património. Da cultura. A questão é que os governos, mas não só eles, como toda a sociedade civil no Brasil, como em Portugal, quer ser sempre melhor, não pelo esforço, mas pela trapaça. E a questão social, económica, e, sobretudo, cultural do país influencia e muito o desempenho desportivo de uma nação.

O Maracanã está órfão. O futebol no Brasil também parece estar, bem como o país em si. Estou a ser pessimista, mas só sendo assim é que podemos ver as coisas como elas são.

Não basta ter os melhores jogadores do mundo – porque o Brasil tem-nos de sobra –, é preciso ter mais: respeito pelo próximo e união. E isso, o Brasil parece ter cada vez menos.

Foto de Capa: O Globo

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.