Agora quem dá a bola é Jorge Sampaoli

O Santos FC anunciou a contratação do renomado treinador argentino Jorge Sampaoli. O experiente técnico de 58 anos chega ao “peixe” com estatuto de treinador de primeira linha. Também não podia ser de outra forma, pois o currículo do técnico é invejável.

Sampaoli destacou-se quando comandou o Club Universidad de Chile, sendo tricampeão nacional. Considerado o melhor técnico do país, foi convidado a treinar a seleção nacional chilena. A expetativa dos adeptos e da imprensa chilena sobre o trabalho do treinador era grande. O Chile sempre foi um rival tradicional para Argentina e Brasil no continente sul-americano, mas nunca conseguiu estar em pé de igualdade com os dois gigantes. Porém, Sampaoli chegou à seleção e soube trabalhar brilhantemente com o “material” que tinha à sua disposição. Soube entender as limitações da equipa e fez um plano de jogo extraordinário para a seleção. O resultado esteve à vista em 2015 com o inédito título da Copa América.

O mundo abriu os olhos para Sampaoli e uma proposta europeia chegou ao treinador, que prontamente aceitou. O seu destino era o Sevilla FC. Nos blanquirrojos, ficou por apenas uma temporada e levou o clube ao quarto lugar da La Liga, atrás apenas dos favoritos FC Barcelona, Real Madrid CF e Atlético de Madrid. O Sevilla de Sampaoli gostava de jogar com intensidade e pressionava o adversário ainda no seu terreno defensivo.

Jorge Sampaoli levou a seleção chilena à glória ao conquistar o inédito título da Copa América de 2015.
Foto: conmebol.com

Entretanto, uma proposta da seleção argentina fê-lo deixar o clube espanhol. A possibilidade de treinar o seu país num Mundial foi considerada irrecusável pelo treinador. Mas o tempo era curto. A Argentina estava muito mal nas Eliminatórias, corria o risco de ficar de fora do Mundial e Sampaoli tinha pouco tempo para colocar em prática o seu modelo de jogo. A classificação argentina para o Mundial aconteceu apenas na última jornada e as atuações da seleção preocupavam. Sampaoli não conseguia fazer com que a Argentina tivesse um padrão de jogo aceitável e a pesada derrota ante a Espanha, por 6-1, num amigável de preparação para o Mundial, anunciava o fracasso que a participação na competição se poderia tornar.

Os três meses que tinha até à prova não foram suficientes para “arrumar a casa” e a Argentina caiu nos oitavos de final. Pior do que ser eliminada foi o futebol demonstrado pela seleção. A seleção parecia um amontoado de jogadores em campo, totalmente desorganizada e sem padrão de jogo. Claro que a culpa pela fraca prestação caiu sobre Sampaoli. Realmente, o treinador não fez um bom trabalho e os onzes e as substituições foram alvos de críticas.

Esta retrospetiva dos últimos trabalhos de Jorge Sampaoli mostra-nos que a sua carreira tem mais pontos positivos do que negativos. Evidentemente, não podemos ignorar o seu trabalho na seleção argentina, mas desde que comandou o Universidad de Chile que as suas equipas mostram um futebol bastante interessante. Espera-se que o treinador tenha sucesso no Santos. No entanto, vai precisar de se habituar ao famigerado calendário e entender que, em pausas internacionais, o futebol continua. Vai ter que estar preparado para o campeonato estadual – vencê-lo não será nenhuma grande conquista, mas perdê-lo será quase uma tragédia. O Santos também arrisca em contratá-lo. Afinal, o treinador assinou por dois anos e o seu salário gira em torno de um milhão de reais (pouco mais de 225 mil euros). É muito pesado para um clube que está numa situação financeira delicada.

O plantel também precisa de ser fortalecido. Após a saída de “Gabigol”, a equipa perdeu muito do seu poderio ofensivo. Manter Bruno Henrique e reforçar o setor será imprescindível. Se Sampaoli conseguir fazer funcionar a equipa santista em campo, pode fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil, e até lutar pelo título. O ano de 2019 precisa ser de recomeço na vila mais famosa do mundo. Reestruturar o clube e o plantel para que num futuro próximo os frutos sejam colhidos.

Foto de capa: Santos FC

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

Bruno Lage despedido do Benfica

Bruno Lage já não é treinador do Benfica. O técnico deixou o clube encarnado por mútuo acordo, após a derrota frente ao Qarabag.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage entrega chaves do futuro a Rui Costa: «Quando o presidente sentir que não tem o apoio dos adeptos, sou o responsável»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.