- Advertisement -

brasileirao

Este poderia ser o nome de um clube de futebol de intelectuais, gente das artes ou outros produtores culturais. Alguém de extrema inteligência e que fosse o pináculo da criação. Dificilmente um clube poderia ter este nome. A não ser que houvesse um bairro chamado Bom Senso, ou houvesse uma cidade com este índice onomástico.

Nada disso. Foram os próprios jogadores do Campeonato Brasileiro que se uniram e deram a cara por esta causa. Medidas concretas? Lutar por um futebol de Vera Cruz mais justo e mais solidário. Aspetos contra? Desde logo, o número excessivo de jogos que as equipas se veem obrigadas a fazer, o curto período de transição do campeonato nacional para os estaduais (começam agora nos finais de janeiro) e vice-versa, a exaustão de jogos a que os jogadores estão submetidos, salários em atraso e ainda o preço dos bilhetes para os adeptos. Assim, foi possível observar em alguns jogos do Brasileirão 2013 cenas caricatas. Por exemplo, os jogos começavam e havia cinco ou dez minutos de inatividade pura. Inércia total. Jogadores a trocar simplesmente a bola amigavelmente entre si, como numa rabia. Isto para provar que eles são os titãs mais importantes do espetáculo.

Vénia. Aplausos. Completamente de acordo. É deste tipo de movimento que a sociedade precisa. Encontrar formas de associativismo. Se se associa, algo está mal. Mas, ao associar-se, algo poderá melhorar. É absurdo o número de partidas disputadas por um “bom” clube brasileiro. Coloco bom entre aspas não por desdém a outros, menos tradicionais. Mas caracterizo um bom clube como estando na Série A, disputando a Copa do Brasil e ainda jogar a Libertadores. Ora, os encontros do campeonato são ao sábado ou domingo e à terça ou quarta-feira. Ou seja, duas vezes por semana. Quem diria que no Brasil o futebol é lento? É um ritmo alucinante. Com Copa do Brasil a meio da semana e mais Libertadores, quando é que os atletas descansam? E treinam?

Este exemplo, simples, poderá ser copiado por outros quadros da sociedade. A união faz a força, já diz o lugar-comum. Mas é bonito ver jogadores de clubes que, desculpem, mas é verdade, se odeiam abraçados. Para grandes males, grandes remédios. A greve ainda não foi uma dessas curas. Porém, se a CBF persistir no erro de ignorar as chamadas de atenção, só um poderoso antídoto poderá parar um mal tão severo.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea continua a surpreender e tem 150 milhões de euros reservados para destaque da Premier League

O Chelsea quer fechar a contratação de Morgan Rogers. Avançado do Aston Villa está a ser um dos grandes destaques desta Premier League.

Maioria dos jogadores do Manchester United ficou desiludida e insatisfeita com a saída de Ruben Amorim

Os jogadores do Manchester United não ficaram satisfeitos com a saída de Ruben Amorim. Treinador era apreciado pela maioria do grupo de trabalho.

O «I Believe» de Luís Pinto e de Guimarães | Sporting 1-2 Vitória SC

O Vitória SC venceu o Sporting por 2-1 e qualificou-se pela primeira vez para a final da Taça da Liga. Grande reviravolta nos descontos.

Antigo jogador do Manchester United arrasa possível sucessor de Ruben Amorim: «Se vier devolvo os meus bilhetes de época»

Nicky Butt não quer ver Enzo Maresca no Manchester United. Antigo jogador não esquece passado do técnico no Manchester City.

PUB

Mais Artigos Populares

Roni confirmado como reforço do AVS SAD

O AVS SAD confirmou a contratação de Roni como reforço da equipa. O médio canarinho de 26 anos deixou o Mirassol, do Brasil.

Estrasburgo oficializa Gary O’Neil como sucessor de Liam Rosenior

O Estrasburgo confirmou Gary O’Neil como treinador principal. O treinador inglês de 42 anos foi o escolhido para suceder a Liam Rosenior, que rumou ao Chelsea.

Fenerbahçe chega a acordo para a contratação de estrela por 30 milhões de euros

O Fenerbahçe fechou a contratação de Mattéo Guendouzi. Médio vai deixar a Lazio e rumar ao futebol turco.