Chapecoense: Um ano depois, sorrimos por ver-te erguida

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

A “Culpa do sobrevivente” é um síndrome traumático associado aos que sobreviveram a grandes tragédias.

Hélio Neto, Alan Ruschel e Jackson Follmann poderiam-no ter sentido, por terem sido os únicos sobreviventes do plantel da Chapecoense que sobreviveu à queda do voo 2399 da companhia La Mia. Mas não sentiram. Ou se o sentiram, ganharam forças para se reerguer.

Follmann, apesar de já não ter parte de uma perna, quer ir aos Jogos Paralímpicos. Neto e Ruschel, depois de ultrapassarem, respetivamente um coma de 14 dias e uma semana sem andar, ganharam forças e re-integraram o plantel da Chapecoense.

Ganharam uma coragem hérculea (vinda de um sítio que vai além da vida, dirão alguns) e voltaram a vestir a camisola com que muitos dos seus companheiros de equipa (e amigos) perderam a vida. E em vez de se focarem na lamúria, centraram-se na missão de orgulhar aqueles que partiram.

E não, não iriam deixar que a ida deles tivesse sido em vão. Iam fazer de tudo para que aquele emblema deixasse de ser recordado pelo desastre e passasse a ser visto como um exemplo de superação perante a tragédia.

Conseguiram-no. Terão passado a mensagem a todos os novos jogadores. Do ‘goleiro’ suplente Artur Moraes ao goleador Wellington Paulista. E eles interiorizaram-na. Fizeram da missão dos sobreviventes a sua, e orgulharam uma camisola que deixou de ficar marcada de negro pelo luto e voltou a ser verde, da esperança.

Contra todas as previsões, a Chapecoense garantiu a manutenção do Brasileirão de forma confortável e deve garantir o acesso à Copa Sul-Americana na próxima jornada. A tal que os seus colegas queriam disputar mas não conseguiram. A tal que os seus colegas conquistaram sem jogar. A tal que eles querem conquistar no campo… pelos seus colegas.

Hoje o mundo do futebol já não associa a Chape a fumos negros na “camisola”. Pelo contrário. Faz-nos sorrir, por sabê-la reerguida.

Foto de capa: Chapecoense

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid tentou Morten Hjulmand e vai mesmo receber médio neste mercado

O Atlético Madrid está muito perto de confirmar a contratação de Rodrigo Mendoza. O jogador é um dos craques do Elche.

Casa Pia despede-se de Yassin Oukili e dá as boas-vindas a Rodrigo Moura

O Casa Pia anunciou a contratação do guardião Rodrigo Moura e despediu-se de Yassin Oukili, que já foi oficializado no Fortuna Sittard.

Sporting: há novidades importantes relacionadas com Matheus Reis

Matheus Reis vai deixar o Sporting para rumar ao CSKA Moscovo ainda neste mercado, mas a mudança pode demorar alguns dias.

Jogador do Manchester United foi apontado ao FC Porto e tem o seu futuro definido

Tyrell Malacia vai prosseguir no Manchester United até ao final da temporada. O lateral foi associado recentemente ao FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Leonardo Buta e Gustavo Mancha reforçam a defesa do Rio Ave por empréstimo

O Rio Ave anunciou a contratação de dois jovens reforços para o setor defensivo. Leonardo Buta e Gustavo Mancha chegam por empréstimo até ao final da época.

Benfica: avançado vai sair nas últimas horas de mercado e destino está definido

José Melro prepara-se para sair do Benfica nas próximas horas. O ponta de lança vai assinar contrato com o Marítimo.

Fenerbahçe regressa às vitórias depois de série negativa com a ajuda de Nélson Semedo

O Fenerbahçe voltou a vencer depois de três desaires. Vitória sobre o Kocaelispor na 20.ª jornada da Liga Turca.