- Advertisement -

brasileirao

É complicado voltar depois de uma longa ausência. Há coisas que não se explicam. Falta de rotina não explicará tudo, com certeza. Mas a dor da recordação é do mais amargo que se pode ter. Sobretudo para quem tem de falar sobre o futebol brasileiro. Como diz o sábio ditado popular: “Hei, amigo, alguém tem de o fazer!”. E aqui estou eu. A começar uma nova etapa.

Quem deveria, igualmente, iniciar do zero era a Seleção Brasileira de futebol. É preciso uma reflexão profunda. Os treinadores brasileiros, outrora os mais atualizados e avançados, estão agora totalmente ultrapassados. O campeonato brasileiro está a entrar num marasmo. Os estádios estão às moscas (salvo raras exceções) e quando se pensava que este ia ser o ano da revolução no escrete, eis que a CBF, numa atitude infantil incrível, veio apostar no erro de voltar a contratar Dunga. Nada contra o antigo capitão e campeão do mundo, mas penso que a prestação de 2010 está bem fresca e patente na memória de todos nós.

Sem querer também entrar no campo já mais do que pisado Europa versus América do Sul, que, diga-se, leva a discussões tão disparatadas, esta seria a altura ideal para, pela primeira vez na história, o Brasil ter nos seus quadros um selecionador estrangeiro. Não viria mal ao mundo por isso. A equipa é jovem e de certeza que novos jogadores irão ser revelados nos próximos quatro anos. O fechamento do Brasil em torno de si próprio, tal como o os portugueses, um dia, também se fecharam no mare clausum, não está a resultar. A humilhante derrota para a Alemanha foi o culminar de uma série de erros crassos durante o Mundial, mas principalmente antes dele. E – aqui para nós – perder dois Mundiais em casa é duro.

Vamos ver o que o futuro reserva para a seleção com mais títulos de Campeã do mundo. O Brasil precisa urgentemente de seguir a marcha do progresso ao nível do treino e ao nível tático… ou então a insígnia de maior campeão do universo desaparecerá rapidamente; inexorável e sem deixar rasto.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chumbo nos testes físicos: 3 árbitros da Primeira Liga não passaram provas

João Gonçalves, Cláudio Pereira e José Bessa chumbaram os exames físicos e não marcaram presença na quarta jornada da Primeira Liga.

Massimiliano Allegri deixa reparo para Alisson Santos: «Precisa de lidar melhor com certas bolas»

Massimiliano Allegri deixou uma pequena crítica para Alisson Santos, após a derrota do Nápoles. O treinador italiano admitiu erros da sua equipa no jogo frente ao Inter.

Yann Karamoh assina pela Sampdoria

O Sampdoria anunciou a contratação de Yann Karamoh. O extremo de 28 anos assinou um contrato válido até 2027.

FC Porto: estrutura teve dúvidas em contratar Santiago Giménez e já se conhece a razão

O FC Porto contou com algumas dúvidas em contratar Santiago Giménez, devido a questões físicas. O avançado está a 100%.

PUB

Mais Artigos Populares

Jamie Carragher: «Viktor Gyokeres nunca tirará o lugar a Kai Havertz»

Jamie Carragher afirmou que Viktor Gyokeres não tem capacidades para roubar o posto de titular a Kai Havertz. O avançado já marcou ao Coventry e ao Chelsea nesta época.

Sporting x Galatasaray: Onde ver a estreia dos leões na nova edição da Champions League?

Alvalade recebe o encontro da 1.ª jornada da fase de liga da Champions League, entre o Sporting e o Galatasaray. Jogo será transmitido na Sport TV.

Cristiano Ronaldo e Messi podem vir a jogar juntos

Carlos Tevez planeia pôr os dois astros a jogar na mesma equipa no seu jogo de homenagem em dezembro na La Bombonera.