- Advertisement -

brasileirao

É complicado voltar depois de uma longa ausência. Há coisas que não se explicam. Falta de rotina não explicará tudo, com certeza. Mas a dor da recordação é do mais amargo que se pode ter. Sobretudo para quem tem de falar sobre o futebol brasileiro. Como diz o sábio ditado popular: “Hei, amigo, alguém tem de o fazer!”. E aqui estou eu. A começar uma nova etapa.

Quem deveria, igualmente, iniciar do zero era a Seleção Brasileira de futebol. É preciso uma reflexão profunda. Os treinadores brasileiros, outrora os mais atualizados e avançados, estão agora totalmente ultrapassados. O campeonato brasileiro está a entrar num marasmo. Os estádios estão às moscas (salvo raras exceções) e quando se pensava que este ia ser o ano da revolução no escrete, eis que a CBF, numa atitude infantil incrível, veio apostar no erro de voltar a contratar Dunga. Nada contra o antigo capitão e campeão do mundo, mas penso que a prestação de 2010 está bem fresca e patente na memória de todos nós.

Sem querer também entrar no campo já mais do que pisado Europa versus América do Sul, que, diga-se, leva a discussões tão disparatadas, esta seria a altura ideal para, pela primeira vez na história, o Brasil ter nos seus quadros um selecionador estrangeiro. Não viria mal ao mundo por isso. A equipa é jovem e de certeza que novos jogadores irão ser revelados nos próximos quatro anos. O fechamento do Brasil em torno de si próprio, tal como o os portugueses, um dia, também se fecharam no mare clausum, não está a resultar. A humilhante derrota para a Alemanha foi o culminar de uma série de erros crassos durante o Mundial, mas principalmente antes dele. E – aqui para nós – perder dois Mundiais em casa é duro.

Vamos ver o que o futuro reserva para a seleção com mais títulos de Campeã do mundo. O Brasil precisa urgentemente de seguir a marcha do progresso ao nível do treino e ao nível tático… ou então a insígnia de maior campeão do universo desaparecerá rapidamente; inexorável e sem deixar rasto.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede após dérbi de futebol feminino: «Mérito total da capacidade de leitura de jogo delas»

Com o hexacampeonato já assegurado, o Benfica derrotou o Sporting por 3-1, no Estádio da Luz. Em conferência de imprensa, Ivan Baptista respondeu uma questão do Bola na Rede.

Micael Sequeira reponde ao Bola na Rede: «As jogadoras deram tudo e sinto-me orgulhoso»

O Sporting perdeu frente ao Benfica por 3-1 em jogo a contar para a 17ª. jornada do campeonato nacional de futebol feminino. Após o jogo Micael Sequeira prestou declarações ao Bola na Rede.

Iván Fresneda volta a ser colocado na rota do Arsenal que já definiu cenário para avançar pelo defesa do Sporting

O Arsenal tem Iván Fresneda muito bem referenciado. Lateral do Sporting é alvo em caso de saída de Ben White no mercado.

Quem é Isac Lidberg, o goleador sueco que o Benfica quer para o ataque?

O Benfica está de olho em Isac Lidberg para o ataque. O avançado sueco representa o Darmstadt e tem interessados.

PUB

Mais Artigos Populares

Estreia de Michael Jackson no Burnley é o Thriller com final feliz para o Leeds United na Premier League

O Leeds United venceu o Burnley por 3-1 na Premier League. Manutenção perto de ser realidade para a equipa de Daniel Farke.

Mallorca vence Girona com mais um golo de Samu Costa e afasta-se dos lugares de descida da La Liga

O Mallorca está mais longe da zona de perigo da La Liga. Vitória sobre o Girona carimbada com golo de Samu Costa.

Lecce vence lanterna vermelha Pisa e respira melhor na luta pela manutenção na Serie A

O Lecce venceu o Pisa por 2-1 na Serie A. Triunfo permite ao clube forasteiro aumentar a margem para a zona de despromoção da prova.