- Advertisement -

brasileirao

É complicado voltar depois de uma longa ausência. Há coisas que não se explicam. Falta de rotina não explicará tudo, com certeza. Mas a dor da recordação é do mais amargo que se pode ter. Sobretudo para quem tem de falar sobre o futebol brasileiro. Como diz o sábio ditado popular: “Hei, amigo, alguém tem de o fazer!”. E aqui estou eu. A começar uma nova etapa.

Quem deveria, igualmente, iniciar do zero era a Seleção Brasileira de futebol. É preciso uma reflexão profunda. Os treinadores brasileiros, outrora os mais atualizados e avançados, estão agora totalmente ultrapassados. O campeonato brasileiro está a entrar num marasmo. Os estádios estão às moscas (salvo raras exceções) e quando se pensava que este ia ser o ano da revolução no escrete, eis que a CBF, numa atitude infantil incrível, veio apostar no erro de voltar a contratar Dunga. Nada contra o antigo capitão e campeão do mundo, mas penso que a prestação de 2010 está bem fresca e patente na memória de todos nós.

Sem querer também entrar no campo já mais do que pisado Europa versus América do Sul, que, diga-se, leva a discussões tão disparatadas, esta seria a altura ideal para, pela primeira vez na história, o Brasil ter nos seus quadros um selecionador estrangeiro. Não viria mal ao mundo por isso. A equipa é jovem e de certeza que novos jogadores irão ser revelados nos próximos quatro anos. O fechamento do Brasil em torno de si próprio, tal como o os portugueses, um dia, também se fecharam no mare clausum, não está a resultar. A humilhante derrota para a Alemanha foi o culminar de uma série de erros crassos durante o Mundial, mas principalmente antes dele. E – aqui para nós – perder dois Mundiais em casa é duro.

Vamos ver o que o futuro reserva para a seleção com mais títulos de Campeã do mundo. O Brasil precisa urgentemente de seguir a marcha do progresso ao nível do treino e ao nível tático… ou então a insígnia de maior campeão do universo desaparecerá rapidamente; inexorável e sem deixar rasto.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

CSKA Sofia de Bruno Jordão e FC Sheriff de Miguel Mota garantem passagem à 2.ª eliminatória: Eis os resultados do dia na Europa League

Na segunda mão da 1.ª pré-eliminatória da Europa League, o CSKA Sofia eliminou o Derry City com um triunfo por 2-1 e o FC Sheriff superou o Aluminij por 1-0.

Al Yarmouk de João Mota termina estágio sem derrotas

João Mota fechou o estágio com o Al Yarmouk no Cairo sem derrotas. A equipa orientada pelo português não foi além de um 0-0 com o La Viena.

Sporting: esteve a um passo de sair de Alvalade mas encontra-se bem colocado para manter-se de leão ao peito

Ricardo Mangas esteve perto de sair do Sporting para o Panathinaikos, mas tem deixado uma boa imagem na pré-temporada.

AC Milan: Jorge Mendes propõe português a Ruben Amorim

Jorge Mendes propôs ao AC Milan o nome de Tiago Santos, lateral direito que representa o Lille e que pode trocar de clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vive ‘saga’ para garantir ponta de lança: os nomes apontados aos encarnados

O Benfica está no mercado em busca de um novo ponta de lança e já alguns nomes foram apontados neste mercado.

Sporting: Rui Borges recebeu 2 ‘reforços’ esta quinta-feira

Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar juntaram-se esta quinta-feira aos restante grupo do Sporting que está a estagiar no Algarve.

Novo reforço à vista na Luz: Jhon Durán volta à mira do Benfica após ter sido apontado ao FC Porto

O Benfica pretende fechar a contratação de um avançado durante a próxima semana e Jhon Durán volta a ser uma forte probabilidade.