CSA, a grande sensação do futebol brasileiro

O futebol sempre nos reserva algumas boas surpresas. Nesta temporada, o futebol brasileiro foi agraciado com a coroação e confirmação do tradicional CSA (Centro Sportivo Alagoano) na elite do futebol nacional. Há apenas três anos o clube não se encontrava em nenhuma divisão nacional. O ostracismo imperava neste carismático clube de Maceió. Para piorar, os torcedores do Azulão do Mutange viam o seu grande rival, CRB, disputar as edições do Campeonato Brasileiro da Série B. Porém, a partir de 2016 tudo começou a mudar. A equipa começava a escrever a página mais bonita de sua história. Veja a cronologia do clube nos últimos anos:

 

2016 – Vice-campeão da Série D

2017 – Campeão da Série C

2018 – Vice-campeão da Série B

2019 – Participante da Série A

 

O presidente do Azulão, Rafael Tenório, está no clube desde 2015 e admitiu que no início do seu mandato tirava dinheiro do próprio bolso para honrar os compromissos. Mas, atualmente, não faz mais essa prática e garante que o CSA é sustentável. No comando técnico da equipa, temos o jovem e promissor treinador Marcelo Cabo. Cabo já tinha realizado um feito incrível ao ser campeão da Série B com o Atlético-GO, em 2016. Mas no CSA o desafio era ainda maior, pois o clube tinha a ambição de ser promovido à Série A e assim voltar a disputar a maior competição nacional após 31 anos. Toda a formação do elenco foi aprovada pelo treinador.

Mosaico feito pela torcida do CSA com três personalidades brasileiras, adeptas do clube                      Fonte: CSA

Apesar da conquista da Série C na temporada passada, a atual temporada foi a que teve maior destaque. Jamais um clube do futebol nacional conseguiu ascender em tão pouco tempo do ostracismo total (nove meses sem disputar uma partida) à elite nacional. A campanha na Série B virou os holofotes para o CSA. Alguns jogadores importantes ganharam visibilidade e foram negociados ainda no decorrer da competição, como no caso do médio Edinho que foi para o Ceará. Outros atletas aguardam propostas. Manter a base desta temporada e reforçar pontualmente o plantel será o grande desafio da direção. A torcida do Azulão também teve destaque na campanha de subida. O CSA teve a segunda maior média de público e a segunda maior receita da Série B, ficando atrás apenas do campeão Fortaleza.

O ano de 2019 será para a metade azul de Maceió como viver um sonho. O orçamento da equipa será bem inferior a vários outros concorrentes que disputarão o Brasileirão. Mas com critério nas contratações a equipa pode conseguir a manutenção e se estruturar melhor para que em 2020 alcance novos voos. Histórias como a do CSA encantam todos amantes do futebol. Impossível não desejar o sucesso de uma equipa que saiu do limbo para alcançar o paraíso. Agora é esperar para vermos até onde o Azulão da Mutange poderá chegar no Campeonato Brasileiro.

Foto de capa: CSA

Revisto por: Jorge Neves

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro arrasa Sá Pinto por 7-1: eis os resultados do dia na Champions Legue Asiática 2

No duelo entre treinadores portugueses, Luís Castro levou a melhor e viu o seu Al Wasl golear o Esteghlal de Ricardo Sá Pinto por 7-1, com Pedro Malheiro a deixar a sua marca no marcador.

Bayern Munique entra na corrida e quer desviar defesa ao Liverpool

O Bayern Munique está interessado na contratação de Marc Guéhi, central do Crystal Palace, com o internacional inglês a surgir como alvo de vários clubes para o próximo verão.

Portugal carimba passagem aos oitavos de final do Mundial de Voleibol

A seleção portuguesa garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de voleibol após vencer a Colômbia e beneficiar do triunfo dos Estados Unidos sobre Cuba.

O primeiro onze de José Mourinho no Benfica … em 2000

José Mourinho fez a sua primeira aparição no banco do Benfica a 23 de setembro de 2000, no Estádio do Bessa, num jogo decidido logo aos dois minutos por Duda, num golo de calcanhar.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto ao ataque contra a Liga Portugal e o Arouca: «Mais um triste episódio que envergonha o futebol português»

O FC Porto já reagiu ao adiamento do encontro contra o Arouca da sétima jornada da Primeira Liga. Dragões revoltados com a decisão da Liga Portugal.

Benfica vai ter opção para estender contrato de José Mourinho para lá de 2027: eis os novos detalhes

José Mourinho vai assinar um contrato válido até 2027 com o Benfica. Águias ficarão com opção para estender por mais uma temporada.

Swansea marca 2 golos no desconto e elimina Nottingham Forest 100% derrotado desde a saída de Nuno Espírito Santo da Taça da Liga Inglesa

O Swansea conseguiu uma reviravolta épica na Taça da Liga Inglesa. Nottingham Forest de Ange Postecoglou eliminado da competição nos descontos.